Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como se tornar um corretor de imóveis?

por Patrícia Carvalho em 27/11/19 440 visualizações

corretor segurando chave de imovel - corretor de imoveis

Embora as carreiras mais tradicionais na área de direito, saúde e educação sejam as mais buscadas pelos brasileiros no último levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC), algumas profissões surgem como alternativa para o público em busca do ingresso no mercado de trabalho, como a de corretor de imóveis.

Entre os grandes atrativos para quem deseja ingressar nessa área estão a formação rápida e o salário, já que o corretor recebe por comissão, ou seja, aproximadamente 6% do valor do imóvel. 

Se você também se interessa pela profissão, fique atento: a Revista Quero reuniu as principais informações sobre as funções, a rotina profissional e o que é preciso para se tornar um corretor de imóveis. Confira!

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis trabalha com a venda, compra, locação ou troca de imóveis residenciais ou comerciais. É ele quem orienta o cliente nos processos de compra e venda, faz contratos que oficializam os negócios e garantem boas condições de pagamento e, ainda, analisa o estado de conservação dos bens, assim como seu valor de mercado.

Para isso, pode atuar em escritórios de advocacia do setor mobiliário, na indústria de construção civil, agências imobiliárias ou como autônomo.

 O que é preciso para se tornar um corretor de imóveis? 

O primeiro passo para exercer essa profissão é fazer um curso técnico ou uma graduação na área. Os cursos de Negócios Imobiliários, Gestão Imobiliária ou Técnico em Transações Imobiliárias, por exemplo, são uma possibilidade de formação para quem deseja se tornar corretor de imóveis.

Após a conclusão do curso, além do certificado os alunos também recebem uma carteirinha de registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), que permite que os profissionais exerçam a profissão. Para mantê-la, é preciso pagar uma taxa ao Creci anualmente.

De acordo com a corretora Denise Oliveira (39), a rotina desse profissional é bem dinâmica. "Um corretor precisa saber atender muito bem um cliente, precisa de ética e profissionalismo. Tem que saber sobre o produto que está sendo oferecido e conhecer o perfil de seu cliente. Cumprir com os horários agendados, muitas vezes tem que ser a hora que o cliente quer e pode, independentemente de ser final de semana ou feriado”, conta.

O curso

Os cursos podem ter duração quatro meses, se for curso técnico a dois anos, se for tecnológico e devem ser cursados em uma instituição credenciada no Ministério da Educação (MEC).

Veja também: 
O que é tecnólogo? Veja dúvidas comuns sobre esse tipo de graduação
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Oferecido nas modalidades presencial ou a distância, a grade curricular inclui disciplinas como economia, administração, direito e orçamentos. Os conteúdos também incluem avaliação de imóveis e políticas urbanas. Normalmente, o estágio é opcional.

Mercado de trabalho

De acordo com dados dos Indicadores Imobiliários Nacionais, feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cibic), as vendas no mercado imobiliário apresentaram uma queda de 4,9% no terceiro semestre de 2019, em relação ao trimestre anterior. Contudo, quando comparado com o mesmo período em 2018, percebe-se um aumento de cerca de 15% nas vendas. 

“Para quem está começando não é fácil, pois hoje o mercado está bem difícil, por causa da economia do nosso país. Corretor não tem salário fixo, é apenas comissão. Então tem que ser um trabalho duro e contínuo, com tempo, e com um trabalho bem feito, os clientes irão nos indicando”, explica Denise.

Veja também: Saiba quais são as habilidades que as empresas passarão a exigir em 2020

Ainda está em dúvida sobre a escolha de sua profissão? Faça o Teste Vocacional online e gratuito do Quero Bolsa. ;)

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54