18 cursos de graduação mais procurados no Brasil, segundo o MEC
Veja quais são os cursos mais procurados no Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior 2018 divulgado nesta quinta-feira (19)
Atualizado em: 17/12/2019
Nesta quinta-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Censo de Educação Superior 2018. A partir desse levantamento, a Revista Quero listou os cursos mais procurados no último ano, ou seja, que registraram maior número de matrículas.
Veja também: Novo ranking avalia quase 12 mil cursos de graduação no Brasil
Dentre os resultados apontados pelo estudo mais recente disponibilizado pelo MEC, é possível destacar que 64% dos matriculados estão concentrados em 18 cursos de graduação.
De modo geral, houve um aumento no número de matrículas do Ensino Superior. Entre 2008 e 2018, registrou-se um crescimento de 56% na porcentagem de matriculados.
Ao analisar o ano de 2018, especificamente, o número de matriculados ultrapassou seis milhões, o que representa um crescimento de 1,9% ao longo do ano. Do total de seis milhões de matrículas, porém, mais de quatro milhões de alunos concentram-se em 18 cursos. .
Veja a seguir quais são os 18 cursos presenciais mais procurados em 2018, segundo o MEC:
- Direito
- Administração
- Engenharia Civil
- Enfermagem
- Pedagogia
- Psicologia
- Contabilidade
- Fisioterapia
- Medicina
- Arquitetura e Urbanismo
- Farmácia
- Educação Física
- Nutrição
- Engenharia de Produção
- Engenharia Mecânica
- Odontologia
- Sistemas de Informação
- Medicina Veterinária
O Censo
O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de recolher dados sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), alunos e professores. Dessa forma, é possível informar ao público sobre a situação e as tendências do Ensino Superior no País.
Veja também:
+Veja os 13 cursos tecnólogos com nota máxima na última avaliação do MEC
+Profissões que mais empregam no Brasil
Está em dúvida sobre qual profissão escolher? Não deixe de fazer o Teste Vocacional online e gratuito do Quero Bolsa.