Como é a segunda fase da Unesp?
Conheça o vestibular da Unesp, saiba como a prova é organizada e confira os detalhes da 2º fase do vestibular 2024 da Unesp
Atualizado em 19/02/2024
O vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é organizado pela Fundação Vunesp. O processo seletivo é realizado em duas fases, sendo que a 1º fase contém 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, e a 2º fase, 36 questões discursivas de conhecimentos específicos e uma redação em gênero dissertativo.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O vestibular 2024 da Unesp oferta 6.596 vagas na ampla concorrência para 136 cursos de graduação, em 24 cidades do estado de São Paulo. Segundo a Vunesp, o processo seletivo deste ano teve mais de 67 mil inscritos.
Leia mais: Unesp 2023: veja a nota de corte de cada curso nos vestibulares anteriores
+ Unesp 2024: resultado da 1ª fase está disponível; veja como acessar
Como é a 2º fase da Unesp?
Se você tem dúvidas sobre como funciona a segunda fase da Unesp, aqui vão as informações mais importantes sobre o vestibular desta universidade.
A 1º fase do vestibular da Unesp é classificatória e eliminatória, isto é, ela desclassifica os candidatos que não atingirem a nota de corte e classifica os aprovados para a 2º fase. Segundo o Manual do candidato, “o número total de candidatos selecionados para a segunda fase será igual a até 7 vezes o número de vagas oferecidas“.
Conforme o Manual do Candidato, a prova da 2º fase da Unesp 2024 teve 5 horas de duração e foi aplicada em dois dias, domingo (10/12) e segunda-feira (11/12). Nessa etapa, os candidatos escreveram uma redação e responderam a 36 questões de conhecimentos específicos, sendo 24 dos seguintes eixos:
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: elementos de Biologia, Química e Fisica;
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Além disso, os candidatos responderam 12 questões do seguinte eixo
Linguagens e sua Tecnologias: elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte;
Ainda de acordo com o Manual do Candidato do vestibular da Unesp:
Na prova da segunda fase serão atribuídos no máximo 28 pontos à Redação, na escala de 0 a 28, e de 0 a 72 pontos às questões, devendo todas ter o mesmo valor.
A nota da segunda fase, na escala de 0 a 100, será constituída pela soma das pontuações obtidas nas questões de Conhecimentos Específicos e na Redação;
Será desclassificado o candidato que não comparecer a uma das provas, ou obtiver nota inferior a 20 na prova de Conhecimentos Gerais (primeira fase), ou obtiver nota igual a zero nas questões da prova de Conhecimentos Específicos (segunda fase), ou zero na Redação;
Veja mais: Saiba quais são as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp
+ Unesp 2024: veja quais são os cursos mais disputados do vestibular
O que cai na segunda fase da Unesp?
Segundo o coordenador estratégico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante (Campinas – SP), Anderson Bigon, “a UNESP exige do candidato boa interpretação de textos, charges, imagens, além da análise de informações provenientes de gráficos e tabelas”.
Além disso, o formato de prova, com 36 questões e uma redação, realizada em dois dias, faz com que a prova não contenha enunciados longos. Ainda assim, uma leitura atenta é importante, ressalta o coordenador.
“Apesar da necessária atenção na interpretação, a prova não costuma apresentar textos e enunciados longos. Nas questões da área de Ciências da Natureza e Matemática, cabe ressaltar a necessidade do aluno se atentar às unidades”, analisa Anderson.
Quando foi a 2º fase da Unesp 2024?
A prova da 2º fase da Unesp foi realizada no domingo, 10 de dezembro e na segunda-feira, 11 de dezembro. O exame foi aplicado 31 cidades do estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato.
Como usar a nota do Enem no vestibular da Unesp?
Apesar da universidade não utilizar o Enem como forma de ingresso, é possível utilizar a nota final como um complemento da primeira fase. Para utilizar esse recurso, é preciso indicar na ficha de inscrição se realizará esse exame.
De acordo com o Manual do Candidato da Unesp, o candidato que prestou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023, o desempenho da parte objetiva desse exame poderá ser aproveitado na nota da Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da Unesp.
Conheça a Unesp
Fundada em 1976, a Unesp é uma das quatro universidades públicas do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
+ Conheça as cidades onde ficam os 24 campi da Unesp e saiba mais sobre cada um
Atualmente, a Unesp possui 34 faculdades distribuídas em 24 cidades do estado. Além disso, a instituição conta com 1.900 laboratórios, 34 bibliotecas, 5 fazendas de pesquisa e 3 hospitais veterinários, além de cursinhos pré-vestibulares.
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos?
Além da Unesp, outras instituições de ensino superior são bem avaliadas pelo MEC e onde é possível conseguir uma bolsa de estudos durante todo o curso!
Com a Quero Bolsa você pode entrar na faculdade com bolsas de estudo de até 80%. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Basta clicar no botão abaixo para ver as ofertas disponíveis para o curso que deseja:
Veja algumas das faculdades parceiras bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):