Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Como ser um concurseiro?

por Patrícia Carvalho em 29/07/21

Quem se interessa por concursos públicos ou é minimamente familiarizado com o tema possivelmente já se deparou com a expressão "concurseiro". Mas há quem nunca tenha se esbarrado com a palavra.

Enquanto para alguns a motivação é saber qual é o significado do termo, para outros, saber como se tornar um concurseiro é a grande questão.

Ao longo deste post, você encontrará esclarecimentos para os dois casos e ainda verá outros detalhes que envolvem os concursos e concurseiros. Confira.

Como ser um concurseiro? - Revista Quero

O que é ser um concurseiro?

O termo concurseiro é classificado pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) como um adjetivo. A palavra é usada para se referir a alguém que se esforça para ser aprovado em concursos públicos, como é o caso dos vestibulandos, que estudam para passar em vestibulares.

Qual a diferença entre concurseiro e concursando?

Diferente de concurseiro, o termo concursando não faz parte da ortografia brasileira, mas caiu em uso popular como um sinônimo de concurseiro. Isto é, os dois termos são usados para se referir a mesma coisa: pessoas que estudam com o objetivo de garantir uma vaga no setor público.

Leia também: 15 sites para estudar de graça para concursos públicos

O que é necessário para ser um concurseiro?

Como o principal objetivo de um concurseiro é ser aprovado em um concurso público, sua principal atividade está relacionada com o preparo para o processo seletivo. 

Portanto, para ser um concurseiro é preciso estar disposto a se esforçar para atingir o objetivo de aprovação, o que demanda muito estudo e conhecimento acerca do processo seletivo.

Como se preparar para um concurso do zero?

Antes de mais nada, é muito importante estar por dentro do funcionamento de um concurso público, pois só assim é possível saber quais são as exigências e ir atrás de formas para atendê-las.

Neste post você encontra mais detalhes sobre como funciona um concurso, mas, de forma geral, os seguintes aspectos devem ser levados em consideração pelo concurseiro:

  • Saiba quais são os seus objetivos: ter em mente o cargo ou área do serviço público que deseja atuar pode servir como base para a busca por eles em concursos no município de residência ou aos arredores. O inverso também pode ser uma boa opção para quem quer se tornar funcionário público e não tem tanta certeza de qual função deseja exercer: procurar por editais abertos ou prestes a abrir na região e ver as vagas disponíveis. Caso o concurseiro esteja disposto a se mudar a trabalho, também vale pesquisar por editais abertos em outras regiões do País, caso eles abram vagas para candidatos de outras localidades.
  • Fique atento à abertura de novos concursos: os concursos não tem uma periodicidade exata para acontecer, porque eles surgem de acordo com a demanda por determinados profissionais. Mas sempre que um concurso público é aberto o edital é oficialmente lançado no Diário Oficial da União (DOU) de cada cidade ou estado e normalmente divulgado por veículos de imprensa ou pelos sites oficiais das prefeituras ou governos
  • Foque no edital: O edital é como se fosse a Bíblia do concurso público e deve ser analisado com atenção, pois as regras para cada processo seletivo podem variar. Além disso, dentro do próprio edital há informações detalhadas sobre as etapas do concurso e os conteúdos que caem na prova, os quais também devem ser observados. Saber quais são os conhecimentos cobrados na avaliação torna mais assertiva a programação e organização dos estudos. A partir disso, cabe ao concurseiro estabelecer uma rotina, escolher um ou mais métodos de estudo, assim como as fontes e até mesmo a distribuição de tempo para cada tema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Qual a forma mais eficaz para estudar para concurso?

A forma mais eficaz para estudar para concurso é aquela que melhor funciona para cada pessoa. Como cada indivíduo tem sua própria maneira de aprender, não existe uma resposta exata.

Para algumas pessoas que conseguem se autodisciplinar o suficiente, estudar sozinho pode ser a melhor opção. Enquanto para outras, optar por um curso preparatório para concursos públicos será o caminho mais proveitoso.

Ainda existe a variação quanto ao formato de estudo. Há quem tenha mais facilidade em absorver novas informações ao escrever, assim como existem pessoas que apenas leem ou assistem a conteúdos.

Leia também: 23 opções de cursos de graduação para quem deseja prestar concurso

O fundamental para o concurseiro, nesta etapa, é justamente identificar o que funciona melhor para seus aprendizados. 

As técnicas e métodos são variados, incluem desde apostilas, até cursos a distância, cursos presenciais, resolução de provas antigas, marca texto, resumos e mapas mentais. 

Você pode obter mais informações sobre as formas de estudo neste artigo sobre 8 técnicas de estudo para concursos e descobrir qual atende ao seu perfil. Se mesmo depois de ler mais sobre elas ainda estiver com dúvidas, coloque as técnicas em prática e tire a prova.

Leia também: Como ter uma pós-graduação pode ajudar no concurso público?

Quanto tempo é necessário estudar para passar em concurso?

Esse é outro exemplo de pergunta que não possui uma resposta padrão. Há inúmeros fatores que podem influenciar na aprovação ou eliminação de um candidato no concurso público e o tempo pode variar de meses a anos. Alguns cursos preparatórios mencionam um período de dois a cinco anos.

Até porque o êxito na prova também está relacionado com o tempo disponível para dedicar aos estudos. Quanto menor ele for, a tendência é que leve mais tempo para que a aprovação aconteça. Mas essa não é a regra, visto que o nível de concorrência também influencia no resultado final. 

Leia também: Concursos públicos, Enem e vestibulares: o que ler primeiro, enunciado ou texto de apoio das questões?

Como estudar online para concursos públicos?

Até poucos anos, se preparar para concursos públicos implicava em se matricular num cursinho preparatório presencial e encarar as salas de aula diariamente. Mas, hoje, se popularizaram os cursos preparatórios online. Nos cursinhos online, os concurseiros podem estudar pagando menos e do conforto de casa. 

Pensando em começar um cursinho online? Na plataforma da Quero Bolsa, você encontra bolsas de até 75% de desconto para cursos preparatórios online. Confira!

Encontrar bolsas de estudos


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Agora que você já sabe o que é um concurseiro, conte para a gente se você pretende se tornar um.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54