
Como tirar a Carteira Nacional de Docente? Veja passo a passo
Juliana Gottardi | 03/09/25O benefício, que visa valorizar a profissão, está previsto para começar em 15 de outubro
O benefício, que visa valorizar a profissão, está previsto para começar em 15 de outubro
A partir de outubro, os professores de todo o Brasil terão acesso a um novo benefício exclusivo: a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). O documento garante descontos em diversos serviços culturais e de lazer, além de oferecer condições especiais para o setor financeiro e de turismo.
Leia mais: Carteira Nacional Docente: o que é, como tirar e quanto custa
+ Dia do Professor: 5 filmes para refletir sobre a profissão
A Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) é um documento oficial criado pelo Ministério da Educação (MEC) que será emitido para professores da rede pública e privada de ensino, abrangendo todos os níveis da educação básica e superior. O objetivo é valorizar a profissão e proporcionar benefícios aos profissionais da educação.
O documento será válido em todo o território nacional, oferecendo uma série de descontos e vantagens exclusivas para os docentes, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado nas salas de aula do país.
Se você é professor, prepare-se para aproveitar uma série de benefícios ao obter a sua carteira. As vantagens incluem:
A solicitação da Carteira Nacional de Docente será simples e poderá ser feita online, através do portal Mais Professores para o Brasil. Para isso, os professores deverão:
A Carteira Nacional de Docente será disponibilizada a todos os professores de escolas públicas e privadas, sejam de nível federal, estadual ou municipal. Para garantir que a emissão seja feita corretamente, os estados e municípios devem manter suas informações atualizadas, o que facilitará a obtenção do documento.
A previsão é que a carteira comece a ser entregue aos professores a partir de 15 de outubro de 2025, em uma data simbólica: o Dia do Professor.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados em regime de urgência, aguardando apenas a sanção presidencial.
A criação da CNDB faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação que busca valorizar a profissão docente e promover a qualificação dos educadores.
A ação integra políticas públicas focadas em dar maior reconhecimento à categoria, ao mesmo tempo em que fortalece as condições de trabalho e as condições de vida dos professores no país.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.