
Setembro Amarelo 2025: veja frases e mensagens para enviar
Isabella Baliana | 01/09/25Veja frases e mensagens para compartilhar no Setembro Amarelo e entenda o simbolismo da cor amarela na prevenção ao suicídio.
A Carteira Nacional Docente identifica professores, oferece benefícios como descontos e cartão de crédito, e formaliza o reconhecimento profissional no país.
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria a Carteira Nacional Docente (CND), um documento destinado a professores da educação pública e privada em todo o território nacional.
O texto agora segue para sanção presidencial, ainda sem data definida.
Os principais pontos do projeto são:
Saiba mais sobre a Carteira Nacional Docente (CND) na matéria abaixo.
Veja também:
++ Câmara aprova licença remunerada para professor da rede pública cursar pós-graduação
+++ Calendário Prova Nacional Docente 2025: cronograma completo do Enem dos Professores
A CND tem como objetivo identificar professores e facilitar o acesso a direitos e benefícios relacionados à profissão.
Segundo o projeto, a carteira permitirá o reconhecimento formal do profissional e o acesso a prerrogativas, como descontos e serviços específicos.
O documento conterá informações pessoais e profissionais, incluindo:
Os dados dos professores serão fornecidos por estados, Distrito Federal e municípios à União, garantindo a manutenção e atualização da base nacional de docentes.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O ministro Camilo Santana afirmou que a carteira vai apresentar uma série de benefícios aos professores. Entre eles:
Outras vantagens devem ser anunciadas, após a sanção presidencial, no mês de outubro.
Ainda não há informações oficiais sobre o passo a passo para emissão da CND.
O projeto prevê que o documento será fornecido aos professores cadastrados nas redes pública e privada de educação, com emissão do Ministério da Educação (MEC), mas detalhes sobre procedimento, prazos e requisitos ainda serão divulgados pelo MEC.
Não há definição sobre valor de emissão. Até o momento, não foi informado se a CND será gratuita ou se terá algum custo para os professores.
O documento é exclusivo para professores da educação pública e privada. A criação da carteira visa centralizar dados e facilitar o acesso a benefícios específicos da categoria, além de formalizar a identificação profissional em todo o país.
Leia também:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis.