
Como vai funcionar a Universidade Federal Indígena – Unind?
João Marcondes | 04/09/25O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília.
O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília.
O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília (DF).
Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A proposta foi discutida pela primeira vez em 28 de agosto de 2025, durante reunião do grupo de trabalho (GT) responsável pela elaboração do projeto.
A instituição será a 70ª universidade federal do país e pretende integrar conhecimentos tradicionais e científicos em sua estrutura acadêmica.
Veja também:
+ Participação indígena no Enem 2025 cresce e bate recorde, segundo Inep
++ Senado aprova reserva de 30% das vagas em concursos públicos para negros, indígenas e quilombolas
+++ Unicamp terá cotas para pretos, pardos e indígenas na pós-graduação; entenda
A Unind terá sua sede em Brasília. A definição foi aprovada por unanimidade durante a primeira reunião do GT.
A criação de campi em outras regiões será debatida posteriormente, após a aprovação da lei que formalizará a universidade.
O grupo de trabalho estabeleceu um cronograma de reuniões, com encontros já marcados para setembro, quando devem ser finalizados o projeto de lei e a exposição de motivos a serem enviados ao Congresso Nacional.
Após a criação legal da universidade, está prevista a formação de um comitê para apoiar a implantação da instituição e a definição das políticas acadêmicas.
O encontro inicial contou com 43 participantes, incluindo representantes indígenas e órgãos do governo federal.
O GT é coordenado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) e conta com a participação de outras estruturas do MEC, como:
Também integram o processo:
A proposta da Unind resulta de um processo de escuta nacional. Em 2024, o MEC, em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, a Funai e universidades, realizou 20 seminários regionais em diferentes estados e regiões do Brasil.
Esses encontros reuniram povos indígenas, entidades indigenistas e especialistas para discutir princípios como autonomia, pluralidade epistêmica, valorização das línguas indígenas, fortalecimento das mulheres indígenas e combate ao racismo epistêmico.
A Unind pretende atuar em rede, articulando saberes tradicionais e científicos. O objetivo é formar profissionais indígenas e contribuir para o fortalecimento das comunidades e da sociedade brasileira.
A proposta enfatiza a criação de um espaço de ensino superior que respeite a diversidade cultural e linguística dos povos originários.
As informações foram veicualdas primeriamente pelo MEC e pela Funai.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.