Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Conheça a Ufop: como entrar, programas de assistência e moradia

A Guia da Faculdade Leidelaine Perucci apresenta a Universidade Federal de Ouro Preto, Ufop, e explica como funcionam o processo de seleção e os programas de assistência da instituição.

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas de Minas Gerais.

A universidade foi a primeira da América Latina a oferecer o bacharelado em Farmácia e também é muito conhecida pela tradicional Escola de Minas, responsável por 10 cursos de Engenharia – e, a partir de 2018, também pelo novo curso de Engenharia Urbana.

Foto: Íris Jesus / Ufop
Conheça a Ufop: como entrar, programas de assistência e moradia - Revista Quero
Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

Com cinco escolas, cinco institutos e um centro de educação aberta e à distância, a Ufop tem 38 cursos presenciais, distribuídos em três campi em Minas Gerais – Ouro Preto (sede), Mariana e João Monlevade –, e quatro cursos Ead, com polos em cidades mineiras, do Espírito Santo e de São Paulo.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Como ingressar?

Atualmente, o Sisu é a única forma de seleção para estudar na Ufop. Assim, é necessário que o interessado realize a prova do Enem para tentar uma vaga na instituição. Apenas o ingresso nos em Artes Cênicas e Música exige a participação em uma segunda etapa, com prova específica.

A aprovação do candidato depende da nota de corte do curso pretendido, bem como da quantidade de inscrições por vaga.

A Ufop conta com cotas para estudantes de baixa renda, negros e ex-alunos de escolas públicas. Estas opções podem ser escolhidas na inscrição do Sisu.

Foto: Thiago Barcelos / Ufop
Conheça a Ufop: como entrar, programas de assistência e moradia - Revista Quero
Moradias estudantis da Ufop na cidade de Mariana

Programas de assistência e moradia

Os alunos de baixa renda podem participar do Programa de Assistência Estudantil, no qual podem ser comtemplados com benefício de 25, 50, 75 ou 100% em:

  • Bolsa permanência (até R$ 400,00);
  • Auxílio alimentação, para uso do restaurante universitário;
  • Auxílio moradia, para morar em unidades estudantis gerenciadas pela própria universidade.

Também existe a opção das repúblicas. Nas federais, a casa é da universidade e não é cobrado aluguel. Já nas particulares, os custos da residência são pagos pelos alunos. Os endereços e contatos podem ser consultados aqui.

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações