
Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD?
Juliana Gottardi | 24/04/25Entenda como funciona a graduação e se vale a pena para você
A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas de Minas Gerais.
A universidade foi a primeira da América Latina a oferecer o bacharelado em Farmácia e também é muito conhecida pela tradicional Escola de Minas, responsável por 10 cursos de Engenharia – e, a partir de 2018, também pelo novo curso de Engenharia Urbana.
Com cinco escolas, cinco institutos e um centro de educação aberta e à distância, a Ufop tem 38 cursos presenciais, distribuídos em três campi em Minas Gerais – Ouro Preto (sede), Mariana e João Monlevade –, e quatro cursos Ead, com polos em cidades mineiras, do Espírito Santo e de São Paulo.
Como ingressar?
Atualmente, o Sisu é a única forma de seleção para estudar na Ufop. Assim, é necessário que o interessado realize a prova do Enem para tentar uma vaga na instituição. Apenas o ingresso nos em Artes Cênicas e Música exige a participação em uma segunda etapa, com prova específica.
A aprovação do candidato depende da nota de corte do curso pretendido, bem como da quantidade de inscrições por vaga.
A Ufop conta com cotas para estudantes de baixa renda, negros e ex-alunos de escolas públicas. Estas opções podem ser escolhidas na inscrição do Sisu.
Os alunos de baixa renda podem participar do Programa de Assistência Estudantil, no qual podem ser comtemplados com benefício de 25, 50, 75 ou 100% em:
Também existe a opção das repúblicas. Nas federais, a casa é da universidade e não é cobrado aluguel. Já nas particulares, os custos da residência são pagos pelos alunos. Os endereços e contatos podem ser consultados aqui.