Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Tem como contestar a nota da redação do Enem 2025?

Confira se é possível contestar a nota da redação e das provas do Enem e entenda como funciona a correção feita pelo Inep.

Em resumo:

  • Não é possível contestar a nota da redação do Enem 2025: o Inep não aceita recursos nem revisões, nem para a redação nem para as provas objetivas.
  • O espelho da redação tem função apenas pedagógica: ele detalha a pontuação nas cinco competências e ajuda a entender os erros e acertos.
  • O espelho será divulgado em março de 2026: cerca de 60 dias após o resultado, e poderá ser consultado na Página do Participante.

Entenda mais abaixo!

Ao acessar o resultado do Enem 2025, divulgado nesta sexta-feira (16), muitos participantes se depararam com uma nota de redação menor que o esperado. Mas, afinal, é possível contestar a nota da redação do Enem?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Nas redes sociais, muitos estudantes comentaram que, mesmo tendo feito uma redação melhor, as notas foram mais baixas do que em edições anteriores. Alguns, inclusive, atribuíram a nota baixa a possíveis erros de correção do Inep, órgão responsável pelo exame.

Confira a seguir se tem como contestar a nota da redação do Enem e entenda mais sobre o assunto!

Tem como contestar a nota da redação do Enem 2025?

Veja: 5 dicas para usar a nota do Enem no Sisu 2026

+ Resultado do Enem 2025: veja os melhores memes

É possível contestar a nota da redação do Enem 2025?

Não, o Inep não permite contestação nem pedido de revisão da nota da redação e essa regra vale também para as provas objetivas.

A correção do Enem já prevê mecanismos de segurança para reduzir falhas: a redação é avaliada por dois corretores independentes e, caso haja grande divergência entre as notas, um terceiro avaliador entra no processo. A nota final resulta da média das avaliações válidas.

Após a divulgação do resultado, o participante tem acesso ao espelho da redação, que detalha a pontuação em cada uma das cinco competências.

Esse documento tem finalidade pedagógica: ajuda a entender onde houve perda de pontos e como melhorar em edições futuras, mas não serve para alterar o resultado.

Comentários de especialistas sobre a redação do Enem 2025

Em relação às reclamações de nota baixa pelos estudantes, a professora de redação do Curso Anglo, Daniela Toffoli, comenta que, ao comparar as edições de 2023 e 2024, o que se percebe é uma diminuição de notas 1000 (de 60 para apenas 12) e aumento da média geral da redação, que subiu de 645 (em 2023) para 660 (em 2024).

Esses dados mostram que, provavelmente, há mais rigor avaliativo que se manteve neste ano de 2025, e não necessariamente um erro generalizado. Isso porque os critérios do Enem não mudaram drasticamente, já que continuam avaliando as mesmas cinco competências”, afirma.

Além disso, segundo a professora, outros fatores que também podem ter contribuído para esse cenário são

Ainda de acordo com a professora, a percepção de notas mais baixas na redação do Enem também pode estar ligada a mudanças graduais nos critérios de avaliação.

Segundo ela, “os corretores estão acostumados a padrões que mudam sutilmente com o tempo”, o que faz com que hoje seja exigido um nível cada vez mais consistente de organização textual e profundidade argumentativa.

Além disso, ela reforça que as redes sociais amplificam casos extremos (quem ficou surpreso com nota baixa), dando impressão de que a correção está “errada” quando, em muitos casos, ela está dentro dos critérios técnicos exigidos.

Já para a analista de conteúdo pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, Heloisa Guimarães, ainda não é possível afirmar com precisão se a correção da redação do Enem foi mais rigorosa, já que o espelho das redações só será divulgado em março. No entanto, com base nas diretrizes da cartilha do participante publicada pelo Inep em 2025, é possível levantar algumas hipóteses.

Uma das principais mudanças envolve os chamados “repertórios de bolso”, definidos pela própria cartilha como “referências prontas, memorizadas e frequentemente utilizadas pelos(as) participantes, de forma genérica e pouco aprofundada”.

Segundo Heloisa, esse tipo de repertório pode deixar de ser considerado produtivo quando avaliado como forçado ou pouco relacionado ao tema, o que pode resultar em queda de até 40 a 80 pontos na Competência II, responsável por avaliar a pertinência das referências utilizadas.

Além disso, ela aponta que parte das notas mais baixas pode estar relacionada ao tema da prova, que exigia não apenas a discussão dos desafios do envelhecimento da população, mas também propostas de preparação da sociedade para esse cenário.

Nesse contexto, os estudantes que limitaram a dissertação a abordar apenas os obstáculos e preconceitos enfrentados pelas pessoas mais velhas na sociedade atual correm o risco de ter recebido notas mais baixas também nas Competências III e V. Isso pode ter ocorrido devido ao tangenciamento, distorção da abordagem temática, proposta temática fora do tema ou, ainda, argumentação frágil”, explica.

Como entrar em contato com o Inep?

Caso você teve algum outro problema com a sua nota da redação e precise falar diretamente com o Inep, é possível entrar em contato pelos seguintes meios:

Saiba mais: 400 pontos no Enem dá para qual curso?

+ Sisu 2026: como vai funcionar a escolha das notas?

Quando sai o espelho da redação do Enem 2025?

O espelho da redação do Enem 2025 deve ser divulgado em março de 2026, cerca de 60 dias após a liberação das notas, que ocorreu em 16 de janeiro de 2026.

No entanto, o Inep ainda não informou em qual dia o espelho da redação do Enem 2025 estará disponível.

Com o espelho da redação, é possível ver a versão digitalizada da sua folha de redação do Enem. No entanto, vale lembrar que ele tem apenas finalidade pedagógica: o documento explica a correção por competências, mas não permite recurso.

Confira: 640 na redação do Enem é uma boa nota?

+ Quando é o Enem em 2026?

+ Quando sai a correção da redação do Enem 2025?

Onde consultar o espelho da redação do Enem 2025

O processo de visualização do espelho da redação do Enem é o mesmo para ver o resultado, confira:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Faça login com CPF e senha da conta Gov.br;
  • No menu lateral ou painel principal, procure pela seção de “Resultados” e depois “2025”;
  • Procure pela opção de “Espelho da Redação” ou “Cartão-Resposta” dentro do seu boletim de desempenho;

Simulador de nota de corte do Enem gratuito

O site da Quero Bolsa oferece um simulador de notas de corte que pode ser muito útil para quem deseja entender suas chances de ingresso em universidades utilizando a nota do Enem.

A melhor parte nisso tudo é que essa simulação é totalmente gratuita! Confira:

Além do Enem, como entrar na faculdade?

Se você percebeu que a concorrência foi muito grande e não deu para ser aprovado em algum programa do governo ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.

Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar utilizar a nota do Enem ou comprovar renda.

Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações