
Dia da Pizza: 8 profissões para quem quer atuar nesse mercado
Juliana Gottardi | 10/07/25Celebrado em 10 de julho, a data homenageia um dos pratos mais amados do mundo
Se você gosta de criar ilustrações, tem interesse por artes visuais ou sonha em trabalhar com desenho, investir em uma formação pode ser o primeiro passo para transformar esse talento em profissão.
A seguir, confira 5 cursos que ensinam a desenhar, com foco em diferentes áreas e objetivos profissionais.
O curso de Design Gráfico ensina os fundamentos do desenho aplicado à comunicação visual.
O objetivo é capacitar o aluno a criar peças gráficas para publicidade, redes sociais, embalagens e outros materiais de divulgação.
Durante a formação, o aluno aprende a desenhar elementos gráficos, criar logotipos, desenvolver identidade visual e manipular imagens.
Além das técnicas manuais, também são abordados softwares como Adobe Illustrator e Photoshop.
Quem conclui o curso pode atuar em agências de publicidade, estúdios de design, editoras, produtoras de conteúdo digital e até abrir um negócio próprio na área de comunicação visual.
O curso de Artes Visuais ensina sobre as diferentes formas de expressão artística visual. A proposta é desenvolver a criatividade e o domínio técnico em áreas como desenho artístico, pintura, escultura e gravura.
Ao longo da graduação, os alunos estudam história da arte, teoria das cores, anatomia artística e técnicas de composição. Também há aulas práticas voltadas à criação de obras autorais.
O profissional formado pode trabalhar como artista plástico, ilustrador, professor de artes ou atuar em instituições culturais, galerias de arte e projetos educativos.
O curso de Arquitetura e Urbanismo ensina técnicas de desenho técnico e projetual. O objetivo é capacitar o aluno a representar graficamente edifícios, espaços urbanos e projetos de interiores.
Durante a graduação, os alunos aprendem a fazer croquis, perspectivas e plantas baixas. Também estudam softwares de modelagem 2D e 3D, como AutoCAD e SketchUp.
O arquiteto pode atuar em escritórios de arquitetura, urbanismo, design de interiores, órgãos públicos e construtoras, desenvolvendo projetos que exigem habilidades de representação gráfica.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O curso de Design de Animação é ideal para quem deseja aprender a desenhar personagens, cenários e movimentos para produções audiovisuais.
A formação aborda desde o desenho tradicional até técnicas digitais utilizadas em filmes, jogos e séries animadas.
Os alunos também aprendem conceitos de storytelling visual, técnicas de ilustração, anatomia de personagens e princípios da animação em 2D e 3D. Além disso, há disciplinas focadas em softwares como Toon Boom e After Effects.
Após formado, o profissional pode trabalhar em estúdios de animação, produtoras de vídeo, empresas de games e agências de publicidade que produzem conteúdo multimídia.
O Técnico em Design de Interiores é uma opção mais curta em relação aos demais cursos, por se tratar de uma formação técnica.
O objetivo é capacitar o aluno a representar projetos de ambientação e decoração de espaços residenciais e comerciais.
O curso ensina a fazer esboços, plantas humanizadas, perspectivas de ambientes e representações de mobiliário. Além disso, o aluno aprende a utilizar softwares como AutoCAD e SketchUp para desenvolver projetos técnicos.
Ao concluir o percurso, o profissional está pronto para atuar em lojas de móveis planejados, escritórios de arquitetura e decoração, ou trabalhar como autônomo, criando projetos personalizados para clientes.
Se você deseja começar a sua carreira com o pé direito, investir em um desses cursos pode transformar o seu talento em profissão.
E isso é possível com 90% de desconto no site da Quero Bolsa, que oferece condições especiais para cursos presenciais e EaD nas áreas de Artes, Design, Arquitetura e muitas outras.
Para garantir a sua bolsa, basta acessar a plataforma, escolher o curso de interesse e se inscrever.
Aproveite a oportunidade e invista na sua carreira criativa clicando no botão abaixo:
São mais de 1.000 instituições parceiras, como: