Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Das propostas de novos cursos pela Capes, 2% são para mestrado a distância

Saiba mais detalhes sobre os cursos de mestrado a distância.

Após lançar o edital para a criação de cursos de pós-graduação a distância, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ter recebido 17 propostas para mestrado a distância. O número corresponde a 2% do total de 652 propostas de programas de mestrado e doutorado enviados por instituições brasileiras.


De acordo com o órgão, foram aceitas propostas enviadas até o dia 9 de agosto. Das que foram recebidas, duas foram na área de Ciências da Vida, nove em Humanas, uma proposta na Exatas e cinco propostas na área Multidisciplinar.

A modalidade foi instituída pelo Decreto nº 9.057 de 2017 e normatizada pela Resolução nº 7 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). Desde então, a CAPES aprofundou os estudos sobre educação a distância (EaD) e publicou a Portaria nº 90 de 2019 que regulamenta o tema.

Leia também:
Existe doutorado EaD?
O que considerar na hora de escolher uma pós-graduação EaD?

Segundo a instituição, a iniciativa visa facilitar a interiorização da pós-graduação no Brasil, diminuindo a necessidade de deslocamento e permanência dos estudantes nos grandes centros.

Os mestrados a distância deverão fazer de forma presencial estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais, avaliações presenciais, pesquisas de campo e atividades de laboratórios. 

Em 2019 foram aceitas apenas propostas para a criação de cursos de mestrado a distância. Propostas de doutorado EaD serão aceitas apenas após o primeiro ciclo de avaliação dos mestrados. É previsto que em 2020 comecem a ser oferecidos tanto os cursos de mestrado, quanto de doutorado, na modalidade EaD. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações