logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

Declaração de trabalho para escola: saiba como fazer

por Luiz Fernando Miranda em 13/05/23 3,9 mil visualizações

Se você é estudante ou tem filhos em idade escolar, existem chances de já ter precisado precisado apresentar uma declaração de trabalho para a escola.

Esse documento é utilizado para comprovar a atividade profissional dos pais ou responsáveis do aluno, podendo ser exigido em diversas situações, como durante a matrícula, como componente de um processo de transferência de escola ou a solicitação de um desconto na mensalidade.

Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Por mais simples que possa parecer, a redação deste documento pode ser um desafio para muitas pessoas por causa de suas particularidades. Para te ajudar a entender a importância desse documento e a elaborá-lo de maneira correta e assertiva, preparamos um guia com algumas dicas e sugestões. Confira!


Quais são as informações necessárias em uma Declaração de Trabalho?

A declaração de trabalho deve fornecer à escola todas as informações necessárias sobre a atividade profissional do responsável pelo aluno e deve ser atualizada sempre que houver mudanças de jornada ou outros aspectos profissionais.

Antes de começar a redigir a declaração, é importante ter em mente que algumas informações são obrigatórias e serão essenciais para sua validade. São elas:

  • Nome completo do responsável pela atividade profissional;

  • Nome completo do aluno;

  • Grau de parentesco entre o responsável e o aluno;

  • Atividade profissional exercida pelo responsável;

  • Empresa onde o responsável trabalha;

  • Endereço completo da empresa.

Veja mais: Qual é a melhor escola? Saiba fazer a escolha certa!

Além dessas informações obrigatórias, é possível incluir outras que possam ajudar a esclarecer a situação do aluno. Por exemplo, se o responsável trabalha em regime de CLT ou como autônomo e seu horário de trabalho.

Qual a estrutura de uma Declaração de Trabalho para escola?

A estrutura da declaração de trabalho para escola é simples e deve seguir a seguinte ordem:

  1. Cabeçalho: com as informações obrigatórias (nome do responsável, nome do aluno, grau de parentesco, atividade profissional e empresa onde trabalha).

  2. Corpo: com informações adicionais que possam ajudar a esclarecer a situação do aluno.

  3. Assinatura: do responsável pela declaração.

Passo a passo para redigir uma Declaração de Trabalho

Agora que você já sabe quais informações devem constar na declaração e qual a estrutura que ela deve seguir, veja como elaborar o documento em poucos passos:

  1. Abra um editor de texto de sua preferência e crie um novo documento.

  2. No cabeçalho, insira as informações obrigatórias na seguinte ordem:

  3. Nome completo do responsável pela atividade profissional;
  4. Grau de parentesco entre o responsável e o aluno;
  5. Nome completo do aluno;
  6. Atividade profissional exercida pelo responsável;
  7. Empresa onde o responsável trabalha;
  8. Endereço completo da empresa.
  9. No corpo da declaração, adicione informações adicionais que possam ajudar a esclarecer a situação do aluno. Por exemplo, se o responsável trabalha como autônomo e sua jornada semanal de trabalho.

  10. Por fim, faça a assinatura do responsável pela declaração.

Leia mais:
6 dicas de adaptação escolar nas primeiras semanas de aula

Modelo de Declaração de Trabalho para escola

Para facilitar ainda mais o processo, preparamos um modelo de declaração de trabalho para escola. Basta seguir as instruções acima e preencher as informações de acordo com o seu caso. Lembre-se que este é apenas um modelo e que é recomendado verificar na instituição de ensino que receberá a declaração sobre quais são as informações essenciais para o seu caso. 

DECLARAÇÃO DE TRABALHO PARA ESCOLA

Eu, [nome completo do responsável pela atividade profissional], [grau de parentesco] do aluno [nome completo do aluno], venho por meio desta declarar que exerço a atividade de [atividade profissional] na empresa [nome da empresa], localizada na [endereço completo da empresa].

Atenciosamente,
[nome completo e assinatura do responsável pela declaração]

Qual a importância da declaração?

Lembre-se de que a declaração de trabalho para escola é um documento importante e deve ser preenchido com cuidado e atenção. As informações nela expressadas podem fazer total diferença para que você atinja seu objetivo, por isso, não menospreze ou oculte informações requeridas pela escola. 

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, não hesite em procurar a escola ou a secretaria de educação do seu município para sanar as questões específicas do seu caso.

Esperamos que este guia tenha sido útil para você e te ajude. Boa sorte na elaboração da sua declaração de trabalho para a escola!

Veja mais: Saiba como escolher uma escola para o seu filho
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54