Se você é estudante ou tem filhos em idade escolar, existem chances de já ter precisado precisado apresentar uma declaração de trabalho para a escola.
Esse documento é utilizado para comprovar a atividade profissional dos pais ou responsáveis do aluno, podendo ser exigido em diversas situações, como durante a matrícula, como componente de um processo de transferência de escola ou a solicitação de um desconto na mensalidade.
Encontre bolsas de estudo para o ensino básico
Por mais simples que possa parecer, a redação deste documento pode ser um desafio para muitas pessoas por causa de suas particularidades. Para te ajudar a entender a importância desse documento e a elaborá-lo de maneira correta e assertiva, preparamos um guia com algumas dicas e sugestões. Confira!

Quais são as informações necessárias em uma Declaração de Trabalho?
A declaração de trabalho deve fornecer à escola todas as informações necessárias sobre a atividade profissional do responsável pelo aluno e deve ser atualizada sempre que houver mudanças de jornada ou outros aspectos profissionais.
Antes de começar a redigir a declaração, é importante ter em mente que algumas informações são obrigatórias e serão essenciais para sua validade. São elas:
-
Nome completo do responsável pela atividade profissional;
-
Nome completo do aluno;
-
Grau de parentesco entre o responsável e o aluno;
-
Atividade profissional exercida pelo responsável;
-
Empresa onde o responsável trabalha;
-
Endereço completo da empresa.
Veja mais: Qual é a melhor escola? Saiba fazer a escolha certa!
Além dessas informações obrigatórias, é possível incluir outras que possam ajudar a esclarecer a situação do aluno. Por exemplo, se o responsável trabalha em regime de CLT ou como autônomo e seu horário de trabalho.
Qual a estrutura de uma Declaração de Trabalho para escola?
A estrutura da declaração de trabalho para escola é simples e deve seguir a seguinte ordem:
-
Cabeçalho: com as informações obrigatórias (nome do responsável, nome do aluno, grau de parentesco, atividade profissional e empresa onde trabalha).
-
Corpo: com informações adicionais que possam ajudar a esclarecer a situação do aluno.
-
Assinatura: do responsável pela declaração.