O “Dia do Engenheiro”, comemorado no Brasil no dia 10 de abril, é uma data especial para celebrar e homenagear os profissionais que dedicam suas vidas à inovação, ao desenvolvimento e ao progresso da sociedade. No Brasil, de acordo com as estimativas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, existem mais de 900 mil profissionais dedicados às diversas formações ligadas à engenharia.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Neste artigo, você conhecerá a importância dessa celebração, por meio de uma abordagem sobre sua história, os diferentes tipos de engenharia e as contribuições dos engenheiros em diversas áreas do conhecimento. Confira!

Origem do Dia do Engenheiro
O Dia do Engenheiro é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. No Brasil, há mais de uma data para lembrar a profissão. A primeira é no dia 10 de abril, data da morte do comandante do 1º Batalhão de Engenharia, o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. Ele morrem em uma explosão durante a Guerra do Paraguai, no dia 10 de abril de 1966.
Outra celebração também ocorre no dia 11 de dezembro, em homenagem à criação da primeira escola de engenharia do país, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada nesta data em 1792.
No mundo, o Dia do Engenheiro também pode ser comemorado no dia 4 de março desde 2020 — após a Unesco declarar a data como Dia Mundial da Engenharia da UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável.
Estas celebrações buscam valorizar os engenheiros e suas realizações em áreas como construção civil, indústria, tecnologia e sustentabilidade.