Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Dia do Fico: quando Dom Pedro I recusou ordem do rei

No dia 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I afrontou a decisão de Dom João VI de trazer seu filho de volta a Portugal. Conheça o Dia do Fico

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.

Essa é a ilustre frase proferida por Dom Pedro I na data que ficou conhecida como Dia do Fico, quando ele recusou a ordem da Corte Portuguesa de deixar o Brasil e voltar a Portugal. Isso ocorreu em 9 de janeiro de 1822. A data se tornou um marco para a sequência da História do Brasil.

Retrato de Dom Pedro I feito pelo pintor Simplício  de Sá, exposto no Museu Imperial de Petrópolis – RJ (Domínio Público)

Contexto

Depois de chegar ao Brasil em 1807 para escapar de invasões de Napoleão Bonaparte, a coroa portuguesa transformou o país, até então uma colônia, em um Reino Unido. Mas, ao longo dos anos, a Europa passou por turbulências e mudanças políticas.

Em Portugal, membros da elite começaram a se mexer, devido a uma crise econômica e política que ficou marcada pela Revolução Liberal do PortoEsse movimento pressionava o rei, exigia a recolonização do Brasil e uma constituição que acabasse com o absolutismo português. Com isso, o rei Dom João VI se viu forçado a voltar à Europa.

Isso ocorreu em 26 de abril de 1821. Desde então, Dom Pedro I ficou no Brasil como regente do país. Mas sua permanência desagradou a coroa, que pretendia transformar novamente o Brasil em colônia. Foi aí que a corte enviou um decreto que exigia a volta do príncipe-regente à Portugal.

Mas políticos e parte da população brasileira também ficaram descontentes com a determinação. Responderam com um abaixo-assinado que contou com mais de oito mil nomes pedindo a continuidade de Dom Pedro I no país.

Foi então que, no dia 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro decretou sua permanência. A resposta do regente e a frase citada no começo desse texto ficaram marcadas na história do Brasil.

Desdobramentos

Este fato fortaleceu os brasileiros que buscavam emancipar o país da coroa portuguesa. Por isso, o Dia do Fico é considerado um marco para o processo de Independência do Brasil.

Outros fatos se sucederam na relação entre a corte e o Brasil regido por Dom Pedro I. Até que, no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil.

Que tal começar a fazer uma faculdade e ainda conseguir um super desconto na mensalidade do seu curso?

Quero uma bolsa de estudo 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações