Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
História do Brasil

Dom Pedro I

Maria Clara Cavalcanti
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Última atualização: 28/8/2018

Introdução

Dom Pedro I é conhecido principalmente por ter sido o primeiro governante do Império brasileiro. Após proclamar a Independência do Brasil, permaneceu no poder durante todo o Primeiro Reinado. Foi sob o seu governo também que o Brasil teve sua primeira Constituição em 1824.

O monarca nasceu na cidade portuguesa de Queluz em 12 de outubro de 1798. Filho de Dom João VI e de Carlota Joaquina, passou seus primeiros anos no palácio de Queluz, rodeado por governantas e professores que cuidavam de sua educação.

Nesse anos, aprendeu a falar latim, francês e inglês. As fontes da época apontam para o fato de que era muito estimado por Dom João VI.  

Dom Pedro I tornou-se herdeiro após o falecimento de seu irmão mais velho, Dom Antônio de Bragança em 1801.

Dom Pedro Primeiro tocando piano.Dom Pedro Primeiro tocando piano.

Dom Pedro I no Brasil

Em 1807, diante da ameaça de invasão das tropas napoleônicas em Portugal, Dom João VI decidiu migrar para o Brasil com sua família, a nobreza e o aparato estatal do Império lusitano para sua colônia na América Portuguesa.

Inaugurou-se em 1808 o chamado Período Joanino, tempo em que Dom João VI atuou como governante. Foi nesse contexto que Dom Pedro I, aos 9 anos de idade, chegou ao Brasil.

Em 1818, quando possuía 19 anos, casou-se no Rio de Janeiro com a Arquiduquesa Leopoldina, filha do Imperador Francisco I da Áustria. O casal teve ao todo seis filhos: Maria da Glória, Miguel, João Carlos, Januária, Paula, Francisca e Pedro de Alcântara.

Em 1820, Portugal passou por uma forte crise econômica e política. A chamada Revolução do Porto exigiu que o Rei Dom João VI retornasse à Portugal, o que acabou acontecendo em 26 de abril de 1821, deixando Dom Pedro como regente do Brasil.

A Corte de Lisboa, entretanto, não ficou muito contente com a permanência de Dom Pedro I e despachou um decreto que exigia o retorno do governante à Portugal, pretendendo também recolonizar o Brasil.

O decreto provocou grande desagrado popular, e gerou uma mobilização que resultou em um abaixo-assinado com oito mil assinaturas que pediam a permanência do monarca.

No dia 09 de Janeiro de 1822, Dom Pedro anunciou que havia tomado a decisão de permanecer no Brasil. Esse dia se tornou conhecido como Dia do Fico. Foi nessa ocasião que Dom Pedro proferiu a famosa frase “Se é para o bem de todos e para a felicidade geral da nação, digam ao povo que fico”.

Enquanto a Corte Portuguesa pressionava o monarca para sua volta e demonstrava sua vontade de recolonizar o Brasil, Dom Pedro e seus aliados no Brasil tomavam decisões que caminhavam para a emancipação política do país.

Proclamação da Independência por Dom Pedro I

Dom Pedro estava em uma viagem quando recebeu uma carta de Portugal exigindo a anulação da Assembléia Constituinte e seu retorno para Portugal, mais uma vez.

Foi nesse momento, no dia 7 de setembro de 1822, que Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil.

A Independência do Brasil deu início ao período consagrado como Primeiro Reinado, tempo em que Dom Pedro I se tornou o primeiro Imperador do Brasil.

Atuação de Dom Pedro I durante o Primeiro Reinado

Durante o Primeiro Reinado, Dom Pedro I convocou uma Assembléia Constituinte a fim de elaborar a primeira constituição nacional.

Entretanto, como o documento não estava de acordo com suas pretensões, prendeu os deputados da Assembléia e impediu sua continuidade.

Nesse contexto, Dom Pedro I convocou dez membros aliados para a confecção da primeira Constituição do Brasil que foi outorgada pelo próprio rei em 1824.

Nela, o poder de Dom Pedro I foi ampliado com a criação de um quarto poder, o Poder Moderador, que se sobrepunha aos outros três poderes nas tomadas de decisão.

Iniciou-se assim um governo centralizado e autoritário por parte de Dom Pedro I, o que acabou por desagradar grande parte da população.

Em 1826, com a morte de seu pai, Dom João VI, o monarca voltou à Portugal na intenção de assumir as duas coroas, a do Brasil que já lhe pertencia, e a de Portugal.

Uma vez que possuir duas coroas era proibido tanto pela Constituição de Portugal quanto pela Constituição brasileira, Dom Pedro I abdicou ao poder em Portugal e deixou sua filha, Maria da Gloria, como herdeira ao trono.

É nesse contexto que, em Portugal, Dom Miguel, irmão de Dom Pedro I, promove um golpe na tentativa de assumir o poder. Essa situação fez com que Dom Pedro I se dedicasse mais aos problemas externos do que com as questões do Brasil, deixando o Partido Brasileiro e o restante da população extremamente insatisfeitos.

A perda do território da Cisplatina, as fortes repressões aos movimentos sociais e a falência de órgãos importantes, como o Banco do Brasil, só vieram aumentar a impopularidade no monarca.

Em 07 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou ao trono brasileiro. É seu filho, Dom Pedro II, que assume como seu sucessor.

Entretanto, na ocasião, Dom Pedro II tinha apenas 5 anos, obrigando o Brasil a ser governado por regentes até sua maioridade, no chamado Período Regencial.

Dom Pedro I faleceu de tuberculose na mesma cidade em nasceu em 1834, aos 36 anos de idade.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2013)

MOREAUX, F.R. Proclamação da Independência. Disponível em: www.tvbrasil.org.br. Acesso em 14 jun. 2010.MOREAUX, F.R. Proclamação da Independência. Disponível em: www.tvbrasil.org.br. Acesso em 14 jun. 2010. 

FERREZ, M. D. Pedro II. SCHWARCZ, L.M. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia das Letras, 1998.FERREZ, M. D. Pedro II. SCHWARCZ, L.M. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

As imagens, que retratam D. Pedro I e D. Pedro II, procuram transmitir determinadas representações políticas acerca dos dois monarcas e seus contextos de atuação. A ideia que cada imagem evoca é, respectivamente:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

HISTÓRIA DO BRASIL
Período Regencial do Brasil
Período Regencial do Brasil
HISTÓRIA DO BRASIL
Primeiro Reinado do Brasil
Primeiro Reinado do Brasil
HISTÓRIA DO BRASIL
Segundo Reinado do Brasil
Segundo Reinado do Brasil