O assassinato de Líbero Badaró foi mais um dos fatores que vieram a complicar a situação de Dom Pedro I no Brasil.
Badaró era um jornalista que costumava tecer muitas críticas ao poder autoritário de Dom Pedro I em suas colunas. Sendo assim, surgem os rumores de que foi Dom Pedro I quem teria mandado matar o jornalista.
Dom Pedro I resolveu, então, fazer uma viagem pelo país, a fim de melhorar sua imagem com a população. Entretanto, enfrentou o desprezo das pessoas, que comumente lançavam vaias em sua direção.
Ao chegar no Rio de Janeiro, o Partido Português realizou uma festa para animar os ânimos do monarca. Essa noite ficou conhecida como Noite das Garrafadas, por conta da violenta briga entre o Partido Português e o Partido Brasileiro.
Na intenção de melhorar sua imagem com o Partido Brasileiro, Dom Pedro chegou a criar um Ministério só para eles. Entretanto, como forte oposição política, os membros do Partido se colocavam contra todas as decisões de Dom Pedro, o que o levou a dissolver por completo o Ministério que havia criado.
Após todas essas tentativas frustradas de retomar sua popularidade, em 07 de abril de 1831, Dom Pedro I abdica ao trono. É seu filho, Dom Pedro II, que assume como seu sucessor.
Entretanto, na ocasião, Dom Pedro II não podia assumir ao trono por ter apenas cinco anos de idade. Inaugurou-se, assim, o Período Regencial, momento em que formou-se uma Regência que governou o país até a maioridade do rei.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝