O amor está no ar mais uma vez, afinal, junho também é mês de celebrar o Dia dos Namorados. Isso porque, diferente de outros países que costumam comemorar a data em 14 de fevereiro, no Brasil a tradição remete ao dia 12 de junho. Mas você sabe por quê?
Existem alguns motivos que mudaram a data desse dia para quatro meses depois. Tradicionalmente, o Brasil costuma abraçar muitos feriados e datas comemorativas de outros países, mas não foi o caso com o tradicional Valentine’s Day. Entenda a seguir!
Foi a partir de 1948 que o Brasil passou a comemorar o Dia dos Namorados no mês de junho, cujo motivo principal foi totalmente comercial. Isso quer dizer que a data foi implementada no país para movimentar o comércio e proporcionar mais vendas.
Tudo começou com o publicitárioJoão Dória, pai do ex-governador de São Paulo, que foi encarregado de melhorar as vendas durante o meio do ano para uma rede de lojas de departamento, a Clipper.
A ideia partiu da necessidade de manter o comércio aquecido depois de datas como Carnaval e Dia das Mães, afinal o novo pico de vendas aconteceria novamente só em agosto com a comemoração do Dia dos Pais. Assim, a idealização do publicitário foi jogar o dia dos namorados para o mês de junho com a campanha “Não é só com beijos que se prova o amor”.
Propaganda de 1948 sobre o dia dos namorados
Com o sucesso da campanha, a ideia se espalhou por todo país e, um ano depois, o dia 12 de junho passou a ser considerado como a data oficial do Dia dos Namorados no Brasil. Além disso, motivos religiosos também impulsionaram essa popularização da data no país.
Por que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12?
Esse dia foi escolhido devido às influências religiosas muito presentes no país. Segundo o catolicismo, no dia 13 de junho acontece a comemoração de Santo Antônio, o casamenteiro.
Por isso também é que a comemoração do Dia dos Namorados foi proposta no dia 12, por ser a véspera da celebração de uma figura religiosa marcante para o amor e o casamento, gerando um bom significado que caísse no gosto popular dos brasileiros.
Além do apelo religioso em torno do casamento, o Dia dos Namorados também ganha força com a celebração de São João, trazendo romance e diversão para todo o mês de junho com casamentos, quadrilhas e encenações românticas nas famosas festas juninas.
Diretamente relacionado ao dia dos namorados, o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day, como é conhecido ao redor do mundo, é tradicionalmente celebrado no dia 14 de fevereiro e foi criado muito antes do dia dos namorados brasileiro.
Há indícios de que a data é comemorada desde o século V graças ao padre São Valentim, que, durante o império romano, ia contra as imposições do imperador Claudio II que proibia os homens de se casarem pois acreditava que solteiros apresentavam um melhor rendimento militar.
Desfile de comemoração de São Valentim na Europa
Diante disso tudo, São Valentim passou a organizar casamentos em segredo, pois acreditava no matrimônio como propósito divino. No entanto, ele foi descoberto e preso. Durante sua prisão, acabou se apaixonando pela filha do carcereiro, a qual enviou uma carta assinada “do seu Valentim”. O que explica a tradição de enviar cartas de amor durante o Valentine’s Day.
Séculos depois, Valentim foi considerado padroeiro dos namorados e a celebração desse dia passou a acontecer após a Igreja Católica transformar em festa uma antiga tradição pagã que comemorava a fertilidade e o início da primavera, chamada Lupercália.