Sexta-Feira Santa: entenda se é feriado, significado e costumes
Descubra tudo sobre a Sexta-feira Santa: se é feriado, qual o seu significado e costumes, incluindo se pode comer carne neste dia
Atualizado em 25/03/2024
A Sexta-Feira Santa é um feriado nacional no Brasil e também uma data religiosa, comemorada sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Em 2024, a Sexta-Feira Santa vai ser no dia 29 de março, a Páscoa, no dia 31 de março.
A Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta-Feira da Paixão, faz parte da Semana Santa, celebração que ocorre na semana que antecede o domingo de Páscoa. Nesta semana, várias atividades religiosas são realizadas, como missas, vigílias, cultos e celebrações.
Assim, com a chegada desse feriado, muitas pessoas se perguntam sobre a Sexta-feira Santa: Qual o seu significado? Quais são os costumes associados a essa data? Neste texto, vamos explorar essas questões para que você possa compreender melhor a Sexta-feira Santa e como ela é celebrada.
Veja: Quarta-feira de cinzas é feriado?
+ Qual o significado do chocolate na Páscoa? Entenda!
Leia também: Dia do Estudante é feriado?
+ Feriados 2024: Veja as datas e pontos facultativos para organizar o ano
Pode trabalhar na Sexta-Feira Santa?
A Sexta-Feira Santa é um feriado nacional e em 2024, será celebrada no dia 29 de março. Assim, surgem algumas dúvidas no mercado em relação à data: afinal, pode trabalhar na Sexta-Feira Santa? Entenda a seguir!
Recentemente, houve uma discussão sobre uma nova portaria do Ministério do Trabalho, que exigiria um acordo prévio coletivo para a abertura de comércios em feriados. Esta medida gerou debate entre entidades comerciais e o governo, resultando na suspensão da medida e na reafirmação de que o trabalho em feriados deve ser regulado, especialmente para setores considerados essenciais.
Isso significa que, para tais estabelecimentos, pode haver regras específicas que permitem o funcionamento em feriados, desde que respeitadas as condições de negociação coletiva.
Desta forma, trabalhar na Sexta-Feira Santa é permitido no Brasil sob condições específicas, que geralmente envolvem acordos coletivos entre empregadores e empregados, especialmente para atividades consideradas essenciais, como farmácias, supermercados, postos de gasolina e hotéis.
Agora, em outros ramos de trabalhos não essenciais, como é o caso de trabalhos em escritórios, empresas e até mesmo fábricas, o trabalho aos feriados é proibido, conforme o artigo 70 da CLT. Assim, se o funcionário trabalha em feriado nacional, ele tem direito a pagamento em dobro pelo dia ou a folga compensatória, ou seja, tirar a folga do feriado em outro dia.
Qual o significado da Sexta-Feira Santa?
A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus. De acordo com a narrativa bíblica, Jesus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos.
Segundo a Bíblia, a morte de Jesus aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados e salvação da humanidade. Por isso, a Sexta-Feira Santa é vista como um momento de reflexão, arrependimento e renovação da fé cristã e muitos fieis não trabalham neste dia.
Para muitos, é uma oportunidade para pensar sobre os ensinamentos de Jesus e seu exemplo de amor, compaixão e sacrifício em favor do próximo.
A Sexta-Feira Santa antecede o domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Jesus Cristo. Conforme a narrativa bíblica, Jesus foi crucificado e morto, mas no terceiro dia ressuscitou, vencendo a morte.
Veja: Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril; entenda por quê
+ Profissões que mais emendam feriado; veja quais são
O que se deve fazer na Sexta-Feira Santa?
Há diversas práticas realizadas na Sexta-Feira Santa, principalmente para aqueles que possuem uma fé cristã, as mais conhecidas são missas, vigílias de oração, teatros e o ato de não comer carne, principalmente a vermelha.
Na igreja católica, normalmente são realizadas missas, procissões e uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas e é marcada pela liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão da eucaristia.
Já nas igrejas evangélicas, tradicionalmente acontecem cultos e a Santa Ceia, em recordação à última ceia que Jesus fez com seus discípulos antes de morrer. Muitas igrejas também realizam peças teatrais sobre a crucificação de Jesus, conhecidas como Paixão de Cristo.
Confira: Carnaval é feriado?
+ 9 de julho: entenda por que a data é feriado
Pode comer carne na Sexta-Feira Santa?
Para os católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne, em que se recomenda o consumo de alimentos mais simples e leves como forma de penitência. Além disso, a carne é proibida para simbolizar o sofrimento e a morte de Jesus e como forma de honrar seu sacrifício.
É por isso que, em muitos países, as pessoas preparam pratos especiais para a data da Sexta-Feira Santa, como peixes e frutos do mar, principalmente o bacalhau, que substituem a carne nas refeições.
No entanto, vale lembrar que essas restrições são específicas da tradição católica e não se aplicam a outras religiões ou grupos de pessoas que não seguem essa crença. Assim, comer carne ou não na Sexta-Feira Santa é uma decisão individual baseada na fé de cada um.
Saiba mais: Dia de Finados: entenda a história e veja porque é feriado
+ 15 de novembro: veja o que se comemora nesse feriado
+ 8 de março: entenda porque é comemorado o Dia Internacional das Mulheres