Dia da mentira no Brasil
No Brasil, a comemoração da data chegou em 1828, quando o noticiário impresso mineiro “A Mentira” colocou na capa de sua primeira edição a morte de Dom Pedro I, de acordo com a Agência Brasil. A publicação ocorreu justamente em 1º de abril.
Veja mais: Dia do Jornalista: 10 vezes que o profissional virou meme
+ Sexta-Feira Santa: entenda se é feriado, significado e costumes
Dia da mentira em outros países
O Dia da Mentira é conhecido por diferentes nomes em outros países. Na França, por exemplo, a data é chamada de “Poisson d’avril” (Peixe de abril), e é comum as pessoas pregarem peças colocando desenhos de peixes nas costas dos amigos.
Nos Estados Unidos, o Dia da Mentira é conhecido como “April Fools’ Day” (Dia dos Tolos de Abril) e é uma data bastante popular. O dia é marcado pela troca de brincadeiras e pegadinhas entre amigos, familiares e colegas de trabalho. As pegadinhas variam desde anúncios falsos de emprego até presentes enganosos e notícias falsas divulgadas na mídia.
Um dos casos mais famosos foi em 1985, quando o jornal The New York Times publicou uma notícia falsa sobre uma cidade italiana que estava vendendo a Torre de Pisa para a empresa de fast-food McDonald’s.
Na Espanha e na América Latina, a data se assemelha ao “Dia dos Santos Inocentes”, que é comemorado em 28 de dezembro. Nesse dia, as pessoas também gostam de pregar peças, mas a brincadeira costuma durar apenas até o meio-dia.
Já na Itália, o Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril, assim como no Brasil, mas a tradição local inclui a preparação de pratos de comida falsa para enganar os amigos e familiares.