logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Quais países comemoram o Dia da Mentira? Descubra

por Juliana Gottardi em 31/03/23 3,8 mil visualizações

Atualizado em 13/04/2023

O Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril. Nesta data, é comum as pessoas pregarem peças ou fazerem brincadeiras umas com as outras, contando mentiras ou espalhando notícias falsas.

As brincadeiras podem variar desde algo simples, como colocar um adesivo falso em um amigo, até algo mais elaborado, como criar uma história mentirosa para enganar alguém.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril; entenda por quê

Leia mais: 8 de março: entenda porque é comemorado o Dia Internacional das Mulheres
Cidade Invisível: criaturas do folclore brasileiro que estão na 2ª temporada

Porque 1º de abril é o Dia da Mentira?

Embora a origem exata do Dia da Mentira não seja conhecida, acredita-se que a data tenha surgido na Europa, mais especificamente na França, quando o país era governado pelo rei Carlos IX.

Na época, vigorava o calendário juliano, feito pelo Júlio César. Nele, o Ano Novo era comemorado em 25 de março, com uma semana de festas que terminava em 1º de abril. 

Porém, em 1564, o rei Carlos IX mudou o calendário para o atual, que começava em 1º de janeiro. Algumas pessoas resistiram à novidade e continuaram a celebrar o Ano Novo em 1º de abril, sendo ridicularizadas pelos demais que aceitaram a nova data. Essa zombaria evoluiu para a prática de pregar peças e contar mentiras no dia 1º de abril, tornando-se uma tradição popular.

Vale explicar que a alteração do calendário juliano para o calendário gregoriano, que afetou a celebração do Ano Novo e influenciou a criação do Dia da Mentira, ocorreu em 1582, por iniciativa do Papa Gregório XIII.


Dia da mentira no Brasil

No Brasil, a comemoração da data chegou em 1828, quando o noticiário impresso mineiro “A Mentira” colocou na capa de sua primeira edição a morte de Dom Pedro I, de acordo com a Agência Brasil. A publicação ocorreu justamente em 1º de abril.

Veja mais: Dia do Jornalista: 10 vezes que o profissional virou meme
Sexta-Feira Santa: entenda se é feriado, significado e costumes

Dia da mentira em outros países

O Dia da Mentira é conhecido por diferentes nomes em outros países. Na França, por exemplo, a data é chamada de "Poisson d'avril" (Peixe de abril), e é comum as pessoas pregarem peças colocando desenhos de peixes nas costas dos amigos. 

Nos Estados Unidos, o Dia da Mentira é conhecido como "April Fools' Day" (Dia dos Tolos de Abril) e é uma data bastante popular. O dia é marcado pela troca de brincadeiras e pegadinhas entre amigos, familiares e colegas de trabalho. As pegadinhas variam desde anúncios falsos de emprego até presentes enganosos e notícias falsas divulgadas na mídia.

Um dos casos mais famosos foi em 1985, quando o jornal The New York Times publicou uma notícia falsa sobre uma cidade italiana que estava vendendo a Torre de Pisa para a empresa de fast-food McDonald's. 

Na Espanha e na América Latina, a data se assemelha ao "Dia dos Santos Inocentes", que é comemorado em 28 de dezembro. Nesse dia, as pessoas também gostam de pregar peças, mas a brincadeira costuma durar apenas até o meio-dia. 

na Itália, o Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril, assim como no Brasil, mas a tradição local inclui a preparação de pratos de comida falsa para enganar os amigos e familiares.


Saiba mais: 9 de julho: entenda por que a data é feriado
15 de novembro: veja o que se comemora nesse feriado

Quais países comemoram o Dia da Mentira?

O Dia da Mentira não é comemorado apenas no Brasil. A data também é celebrada em vários outros países do Ocidente. Alguns exemplos são:

  • Itália;

  • França;

  • Brasil;

  • Inglaterra;

  • Estados Unidos.

O que as pessoas fazem no Dia da Mentira?

O Dia da Mentira, celebrado anualmente em 1º de abril, é uma data em que muitas pessoas aproveitam para pregar peças em amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. 

Algumas das atitudes mais comuns nesse dia incluem a criação de notícias falsas, a troca de presentes que não existem, o envio de mensagens enganosas, a divulgação de informações falsas nas redes sociais e a realização de brincadeiras de mau gosto.


Veja também: 15 filmes para entender o porquê do Dia da Consciência Negra
LGBTQIA+: história, significado e importância
2023 terá nove feriados prolongados; veja quais são


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54