Cidade Invisível: criaturas do folclore brasileiro que estão na 2ª temporada
Com novas lendas do folclore brasileiro, Cidade Invisível retorna com mais mistérios; conheça as personagens que integram a segunda temporada da série
Atualizado em 25/04/2023
Com crime ambiental, investigação policial e seres místicos, Cidade Invisível está de volta para sua 2ª temporada, que estreou em março de 2023. Produzido pela Netflix, o sucesso global marca a representação do folclore brasileiro, que é cheio de grandes figuras, como o Saci-Pererê, a Cuca e o Boitatá.
Composta por cinco episódios, a trama mantém a conexão entre sociedade e natureza, visível e invisível. Dessa vez, a história se desenrola na região Norte, mais precisamente em um santuário natural indígena, localizado no Pará, que sofre as consequências do garimpo ilegal.
A nova temporada marca o retorno de personagens já conhecidos, como Eric (Marco Pigossi) e a Cuca (Alessandra Negrini), mas também traz novos personagens e criaturas do folclore nacional.
Leia também: Todo Dia a Mesma Noite e outros 6 livros que viraram série
+ 5 personagens do folclore brasileiro que você provavelmente não conhecia
Criaturas do folclore que aparecem na 2ª temporada de Cidade Invisível
Seguindo a fórmula de sucesso, a série mistura realidade com ficção ao integrar vários seres místicos que convivem em sociedade, sobrevivendo e defendendo seus próprios interesses.
Se na primeira temporada tínhamos figuras icônicas, como o Saci-Pererê, a Iara e o Curupira, agora novos seres são apresentados e alguns já conhecidos retornam.
Conheça a seguir todas as criaturas do folclore brasileiro que estão na segunda temporada de Cidade Invisível:
Leia também: Ginny e Georgia: veja 4 questões que a série aborda
+ Emily em Paris: 7 coisas que a série não te conta sobre a carreira em marketing
Matinta Pereira
Matinta Pereira é uma bruxa que alterna sua forma, podendo aparecer como uma velha ou um pássaro, o “Rasga Mortalha”. Sua lenda é muito comum na região amazônica e provavelmente surgiu de contos indígenas.
Matinta é descrita como uma velha feiticeira que vive nas matas, e tem a habilidade de se transformar em diversas formas, como um pássaro negro, uma coruja ou até mesmo uma borboleta. Acredita-se que seu nome seja originário da expressão “matinta”, que significa “ave noturna” em tupi-guarani.
A bruxa costuma assombrar casas na forma de ave, e ao ser atendida pelos moradores, Matinta pode realizar desejos em troca de favores ou presentes. Caso a pessoa não retribua o favor, a bruxa lança maldições, incluindo até mesmo a morte. Para evitar seu mau-olhado, os moradores da região costumam pendurar ramos de arruda ou de alecrim em suas casas, ou ainda fazer uma defumação com ervas para afastá-la.
Apesar de ser temida, a Matinta Pereira é também reverenciada por muitos como uma entidade sobrenatural poderosa, que pode ajudar a curar doenças e aconselhar em situações difíceis. Sua figura folclórica representa, portanto, uma mistura de medo, respeito e fascinação pelo desconhecido.
Confira: 11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
+ 6 séries para quem estuda Psicologia
+ 7 séries para quem estuda Administração
Lobisomem
Presente no mundo todo, a lenda do Lobisomem também aparece na nova temporada de Cidade Invisível. A versão pode mudar dependendo do país, mas a criatura é conhecida por se transformar em uma espécie de lobo misturado com homem nas noites de lua cheia.
Logo nos primeiros episódios, podemos ver a existência do Lobisomem brasileiro, que é retratado por em menino adolescente que havia sido amaldiçoado e por isso se transforma na criatura de tempos em tempos.
Confira: 19 filmes e séries para estudar para o Enem
+ Estude vendo Netflix: 75 séries e filmes para estudar História
Cuca
Boiuna
A lenda conta que Boiuna é uma serpente gigante que habita as florestas da região Norte do Brasil. A cobra pode se transformar em algumas formas, e na série é retratada como uma mulher poderosa e extremamente persuasiva.
Seus poderes estão no olhar, que são capazes de hipnotizar e atrair qualquer pessoa. Diz a lenda que a criatura costuma atrair suas vítimas para o rio e lagos, onde habita quando está na sua forma original.
Leia mais: 11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
+ 7 filmes e documentários para quem quer estudar Moda
+ 15 filmes para quem quer estudar Educação Física
Zaori
Considerada uma lenda comum no sul do país, os Zaoris não são criaturas únicas mas sim homens que, por nascerem na sexta-feira santa, possuem uma visão especial que permite enxergar as riquezas da terra, como ouro e pedras preciosas.
Na série, o personagem que retrata essa lenda folclórica é mantido aprisionado pelos garimpeiros, que usam do seu poder pra facilitar a extração de minérios e pedras preciosas e lucrar no mercado clandestino.
Veja mais: Sexta-feira 13: 4 filmes de terror que todo estudante deveria assistir
+ Dia das crianças: 7 filmes infantis para citar na redação do Enem
+ 6 filmes indicados ao Oscar para te ajudar no Enem e outros vestibulares
Mula Sem Cabeça
Conhecida em praticamente todo o Brasil, a Mula sem Cabeça também aparece na segunda temporada de Cidade Invisível. A lenda possui algumas versões dependendo da região, mas as mais aceitas são as de que mulheres que se relacionam com padres são amaldiçoadas e se tornam Mulas sem Cabeça.
No seriado, a representação é bem fiel, com direito a excelentes efeitos especiais, porém existe uma adaptação no que diz respeito à origem da criatura e suas motivações.
Veja também: 7 filmes de super-heróis que podem te ajudar com os estudos
+ 15 filmes para entender o porquê do Dia da Consciência Negra
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.