Dia do Jornalista: 10 vezes que o profissional virou meme
Quem nunca deu uma gargalhada com um vídeo de um jornalista passando vergonha que atire a primeira pedra. Veja os memes mais engraçados da profissão
É quase impossível estar nas redes sociais e nunca ter visto um vídeo de algum jornalista cometendo uma gafe ou passando por algum perrengue. De tempos em tempos, surgem novos casos e também histórias mais antigas voltam a ganhar destaque na internet.
Mas nem só de incidentes vive o jornalista. O trabalho desse profissional é informar a sociedade sobre os acontecimentos ao redor do mundo, desempenhando um papel fundamental na construção da democracia e na garantia do direito à informação.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para celebrar a importância da profissão existe o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró. Também foi nesse dia, no ano de 1808, que a ABI foi fundada.
O Dia do Jornalista serve para reconhecer a contribuição dos profissionais na manutenção da democracia e para refletir sobre os desafios enfrentados pelo ofício em um contexto de mudanças tecnológicas e políticas.
A fim de comemorar o Dia do Jornalista, a Revista Quero separou 10 momentos em que o jornalista virou meme. Afinal, a melhor forma de encarar os deslizes e micos no expediente é o bom humor. Confira e se prepare para dar boas risadas.
Leia mais: Glória Maria: motivos que a tornaram um ícone do jornalismo brasileiro
+ Dia do Jornalista: conheça 6 atuações desse profissional
10 vezes que o jornalista virou meme
O trabalho do jornalista, muitas vezes, acontece ao vivo. Isso significa que não há possibilidade de corrigir erros antes da transmissão. São nesses momentos que o profissional fica sujeito a erros e deslizes.
Com a popularização das redes sociais, é comum que vídeos de momentos engraçados ou constrangedores viralizem rapidamente, transformando o jornalista em um meme. Veja abaixo casos em que isso aconteceu:
1. Glória Maria na Jamaica
Quem não lembra da Glória Maria na Jamaica? A cena da jornalista na montanha russa é comentada até hoje. A reportagem em questão foi feita para o “Globo Repórter”, no ano de 2016.
Veja mais: Conheça as 50 melhores faculdades de Jornalismo, segundo o MEC
2. Mulher joga balde de água em repórter
Um caso bastante conhecido é o da repórter Larissa de Oliveira, que estava gravando para a Record, quando foi surpreendida com um balde de água gelado.
Confira: Teste Vocacional para Jornalismo: descubra se tem perfil para o curso
3. “Senhora, senhora”
Outro meme que arranca boas risadas é este, conhecido pela famosa frase: “Se a senhora não tem problema, por que está correndo?”. A história é a seguinte: a mulher do vídeo é uma servidora que batia o ponto e ia embora. Após uma investigação, a repórter Renata Costa, da TV Anhanguera, questiona a senhora.
Leia agora: 10 pós-graduações mais procuradas no Jornalismo
4. “Que deselegante”
A famosa frase “Que deselegante” foi dita pela jornalista Sandra Annenberg. Na época, ela era apresentadora do Jornal Hoje, ao lado do Evaristo Costa. Apesar de ter arrancado muitas risadas, o momento em si não foi engraçado.
Isso porque a frase foi uma reação da jornalista Sandra quando a repórter Monalisa Perrone foi interrompida em uma passagem ao vivo num hospital. Três homens invadiram a gravação e empurraram a repórter Monalisa. Assim, Sandra se revolta e comenta: “Que deselegante”.
Veja também: Como é o TCC em Jornalismo?
5. Apresentadores do Balanço Geral se “assustando” com carro no telão
Se tem um vídeo que viralizou, é esse. Nele, Celso Zucatelli e Bruno Peruka, então apresentadores do Balanço Geral, parecem se assustar quando um carro passa no telão atrás deles. Mas o que muita gente não sabe, é que a cena foi combinada previamente.
Confira: 4 filmes que todo jornalista deve assistir
6. Galo detido pela polícia
O trabalho do jornalista, muitas vezes, exige uma postura séria. Mas nem sempre os profissionais conseguem manter a pose. Foi o que aconteceu quando o repórter Eduardo Leandro tentou anunciar que um galo tinha sido detido pela polícia por perturbação do sossego. O jornalista simplesmente não conseguia parar de rir. Veja:
Saiba também: 5 curiosidades sobre pós-graduação
7. Mulher presa no portão
Lidar com imprevistos é outra tarefa que o jornalista precisa aprender. Neste caso, por exemplo, uma senhora ao fundo da reportagem fica presa no portão de sua casa, quando vai olhar a movimentação da rua. A mulher do portão começa a gritar por ajuda, o que faz a entrevistada perder o foco.
O repórter que passou por isso foi o Bruno Fontes, que estava gravando para o telejornal local da Globo no Recife. O acontecimento é de abril de 2019 e, até hoje, é lembrado nas redes sociais.
Leia também: Todo Dia a Mesma Noite e outros 6 livros que viraram série
8. “Boa noite, Batman”
“Boa noite, Batman” é o que a entrevistada do programa Cidade Alerta, da Record, diz para o jornalista Luiz Bacci. A mulher confunde o sobrenome do apresentador. Confira a seguir:
Veja mais: Emily em Paris: 7 coisas que a série não te conta sobre a carreira em marketing
9. “Seis e ônibus”
Da série: jornalistas são seres humanos e vivem errando, Carlos Tramontina apresenta a frase “seis e ônibus”. Em fevereiro de 2019, o profissional mistura o horário com a notícia que daria em seguida e dá origem a mais um meme da profissão.
Confira: Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
10. Jornalista que deixa o tablet cair
Outro momento icônico em que um jornalista virou meme: quando a apresentadora Cristina Ranzolim, do “Jornal do Almoço”, da RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, derruba seu tablet no chão ao vivo. Na correria do momento ela se confunde e erra o nome do equipamento, dizendo: “Opa, deixei cair o meu comput…o meu tablet”.
Como virar jornalista?
O primeiro passo é ingressar numa faculdade. Na Quero Bolsa você encontre bolsas de estudo de até 80% para o curso, veja:
São mais de 1.000 instituições parceiras, como:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.