Glória Maria: motivos que a tornaram um ícone do jornalismo brasileiro
Relembre os momentos marcantes da trajetória profissional de Glória Maria no jornalismo e entenda porque ela foi um grande ícone na TV brasileira
Nesta quinta-feira (2), a jornalista Glória Maria faleceu, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Glória foi diagnosticada com câncer no pulmão e desde 2019 lutava contra a doença. Após tratamentos para combater novas metástases no cérebro, infelizmente ela não resistiu.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Pensa em fazer Jornalismo? Faça o teste e veja se você tem perfil
Jornalista há 52 anos, apresentadora do Fantástico e repórter renomada do Globo Repórter, Glória Maria deixa um dos maiores legados no jornalismo do Brasil. A profissional estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e começou a sua carreira em 1970, ao se tornar radioescuta da Globo do Rio.
Na televisão brasileira, Glória se destacou por uma grande carreira de sucesso: realizou inúmeras reportagens por mais de 100 países, entrevistou as maiores celebridades da música e do cinema e fez história realizando a cobertura de eventos internacionais e até mesmo guerras.
+ Tudo sobre a profissão de apresentador de programa televisivo
Glória Maria: um ícone do jornalismo brasileiro
Relembre um pouco da carreira de Glória Maria abaixo e entenda porque ela se consagrou como um dos maiores ícones do jornalismo brasileiro!
– A primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional;
– Primeira repórter negra a entrar ao vivo na televisão;
– Visitou mais de 100 países fazendo reportagem;
– Entrevistou Leonardo DiCaprio, Madona, Michael Jackson, Fred Mercury e Mick Jagger;
– Cobriu a guerra das Malvinas, em 1982;
– Fez a cobertura das Olimpíadas de Atlanta, em 1996 e a cobertura da Copa do Mundo na França, em 1998;
– Saltou do maior bungee jump do mundo, em Macau, na China;
– Virou meme fumando cachimbo na Jamaica e andando de montanha russa.
Teste vocacional gratuito
Se você está cogitando cursar Jornalismo mas ainda se sente inseguro com essa decisão, um teste vocacional pode te ajudar. A Quero Bolsa oferece um teste vocacional para jornalismo gratuito. Basta clicar no botão abaixo e ver se você tem o perfil para fazer essa graduação.
Teste vocacional para Jornalismo
Tem vontade de fazer Jornalismo?
Você já pensou em cursar Jornalismo? A boa notícia é que é possível conseguir uma bolsa de estudos de até 80% pela Quero Bolsa. Diferentemente dos programas governamentais, não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.
Acesse o botão abaixo para conferir as ofertas disponíveis e não perca a oportunidade!
Bolsas de estudo para Jornalismo
Selecione o curso, o turno e a faculdade de preferência e confira as opções disponíveis. São mais de 1.000 instituições parceiras, incluindo as seguintes: