Por ser um esporte realizado em grupo, há o aprimoramento das habilidades sociais e trabalho em equipe. Os pequenos também entram em contato com as regras e entendimento das normas do jogo, o que introduz a disciplina para muitos que já brincam de futebol antes mesmo de irem à escola.
Tomar decisões durante a partida é necessário para o desenrolar da atividade, assim como saber lidar com a derrota ou a vitória. O momento final pode exigir mais atenção dos pais, professores e treinadores, já que é comum algumas crianças se sentirem frustradas por perderem ou então rolar desentendimentos com o time vencedor.
Essas são características que moldam diretamente a personalidade dos pequenos. Por conta disso, é importante que as partidas sejam supervisionadas por um responsável, para garantir que o futebol continue sendo uma atividade prazerosa para todos, mesmo quando houver derrotas.
Leia mais: Carnaval na escola: o que fazer, objetivos e importância
+ Transferência escolar: veja como é e quais as diferenças entre a rede pública e particular
O que a Copa do Mundo pode ensinar para os pequenos?
Engana-se quem pensa que a Copa do Mundo é só sobre futebol. Acima de tudo, é um encontro universal entre várias nações, misturando diversas culturas e que tem a atenção de todo o globo. Mesmo quem acompanha pela TV sente essa mistura de costumes e entra em contato com outras realidades, tanto que não é incomum as crianças conhecerem novos países. Além disso, a competição contribui para:
Ensinar sobre perda: como dito acima, o futebol faz com que os torcedores experimentem várias emoções em alguns minutos. É válido ressaltar para as crianças que o resultado do jogo não deve interferir nos sentimentos pessoais dela. Uma técnica que aborda esse ponto é a meditação mindfulness, já que a prática ajuda os indivíduos a reconhecerem melhor o que estão sentindo.
Lidar com dinheiro: antes mesmo das partidas começarem, os pequenos já estão indo atrás das figurinhas para completar o álbum. Segundo a Forbes, essa pode ser uma oportunidade para falar sobre educação financeira com a turminha. Desenvolva estratégias relacionadas aos custos e ao tempo, deixando a criança se envolver nesse processo.
Leia também: Ensinando educação financeira para crianças em 10 passos
+ Dependência Escolar: o que é “DP” na escola e na faculdade?
Reforçar a importância do respeito entre as diferenças: a Copa do Mundo serve para unir os países por um bem maior, que é a competição saudável dentro do futebol. Nenhuma rivalidade deve invalidar o respeito por outros povos, seja atleta ou torcedor. Esta pode ser a oportunidade perfeita para aprofundar temas históricos culturais na escola.
7 atividades para fazer com as crianças na Copa do Mundo
1) Decorações
Se a casa ainda não estiver verde e amarela, a hora para começar a enfeitá-la é agora! E não existem regras, vale de tudo para deixar a residência o mais brasileira possível. Aproveite também esse momento para comprar acessórios que toda a família possa usar durante os jogos, como perucas e óculos temáticos.
2) Confecção de acessórios próprios
Ao invés de comprar os itens prontos, você pode optar por pegar materiais e fazer as perucas, pulseiras e até personalizar as camisetas. Para essas horas, as crianças têm criatividade de monte. No dia dos jogos, faça pinturas faciais nos pequenos ou maquiagens bem coloridas.
3) Bolão das partidas
A família toda pode participar, já que quanto mais gente, mais divertido fica! O bolão pode ser feito antes de todos os jogos ou conforme a Copa do Mundo for acontecendo, para que os participantes acompanhem o desenvolvimento dos times. Uma dica especial é combinar de cada um contribuir para o prêmio final.
4) Cada partida, um lanchinho
Não tem desculpa melhor para reunir a família e assistir aos jogos enquanto come, não é? E para que ninguém da casa fique sobrecarregado, deixe que as crianças ajudem a preparar os pratos. Esse pode ser o momento para inovar e usar corantes alimentícios ou confeitos nas cores da bandeira do Brasil.
5) Comidas típicas de outros países
O Brasil vai jogar contra o Japão? Aproveitem para pedir comida japonesa! O jogo será contra a Itália? Então é dia de macarronada. Além de diversificar os pratos, essa é uma maneira divertida de envolver ainda mais os pequenos nas atividades culinárias.