Como fica o calendário escolar na Copa do Mundo?
Muitos pais e responsáveis se perguntam se haverá modificação ou não no calendário escolar, afinal, vai ter aula na Copa do Mundo? Confira!
Atualizado em 15/01/2024
De quatro em quatro anos, a Copa do Mundo é sediada e faz com que várias nações acompanhem de perto todos os jogos. O ano do evento traz várias movimentações aos países com seleções participantes, especialmente aqui no Brasil.
Não apenas na carga horária trabalhista, mas também escolar, muitas dúvidas surgem relacionadas à realização de atividades durante as partidas. Seja apenas para os jogos do Brasil, ou de outros times, é sempre válido conferir se o período comercial sofrerá alguma alteração.
Em 2022, a Copa do Mundo começou em 20 de novembro, mas a estreia da seleção brasileira foi apenas no dia 24, às 16h. Até lá, as instituições de ensino podem se organizar e passar as informações aos colaboradores, alunos e seus responsáveis, para que os envolvidos com a escola se planejem para o evento.
Leia: Volta às aulas 2024: veja as datas de início do ano letivo em cada estado
+ Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa
Vai ter aula na Copa do Mundo?
A resposta mais simples é: depende da escola ou faculdade ter aula ou não. Enquanto os institutos municipais/estaduais devem seguir as instruções públicas, as escolas particulares decidem por si só. Assim, a decisão de ter aulas ou modificar os horários é unicamente do colégio.
Por exemplo, no estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação informou que cada escola terá seu calendário letivo analisado e avaliado previamente, na qual será levado em consideração se a instituição já possui calendário de reposição de dias letivos. No entanto, será possível que haja a suspensão parcial ou total das aulas nos turnos correspondentes ao período dos jogos.
Já em São Paulo, as escolas particulares se organizaram para dispensar os alunos nos horários dos jogos ou, então, fizeram eventos para que os alunos assistam aos jogos. Nestes períodos, é claro, não haverá aula.
No caso das escolas públicas da rede municipal de São Paulo, foi decretado que o expediente das unidades da pasta poderá ser suspenso duas horas antes de cada jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, para que os profissionais e alunos consigam ir para casa assistirem aos jogos.
Confira: Carnaval na escola: o que fazer, objetivos e importância
+ Autismo infantil: como escolher uma escola para uma criança autista
Como saber se a escola do meu filho vai ter aula na Copa do Mundo?
Sendo assim, é importante que os pais verifiquem diretamente com a diretoria escolar como será o funcionamento durante a Copa do Mundo. Vale ressaltar que, como os jogos já estão próximos, é esperado o posicionamento das instituições de ensino sobre o tema. Aos responsáveis, é indicado desde já que cobrem por esse planejamento.
Na primeira fase, as competições da seleção brasileira serão apenas no período da tarde. Entretanto, nada garante que esse será um padrão até a etapa que o time se manter. Os jogos da Copa ocorrerão na seguinte sequência de horas: 7h, 10h, 13h e 16h.
Tradicionalmente, nas datas em que o Brasil não for jogar, são considerados dias letivos com aulas normais; quando o país for competir, é comum que os colégios interrompam as atividades apenas no período correspondente à partida.
Leia mais: 15 brincadeiras com água para fazer com as crianças
+ Olimpíadas escolares: saiba quais os benefícios, para que servem e como fazer
A influência da Copa na rotina escolar
Sabemos que é inevitável deixar de falar sobre a Copa do Mundo na escola, até porque esse é um acontecimento que pode contribuir para o ensino dos estudantes e trazer debates atuais para o meio.
Assim como as folgas trabalhistas não são previstas pela legislação, as pausas no calendário escolar também não são pré-determinadas por nenhuma Lei, já que os dias do evento são considerados úteis no Brasil.
Entretanto, alinhar as expectativas de funcionamento com a escola ajuda a decidir a alternativa mais sábia e produtiva nessa época.
Há alguns instituições que para que não haja prejuízo ao ensino, faz um planejamento horário dos jogos. Um exemplo é que elas realizam um levantamento de opiniões, por meio de uma pesquisa, para saber qual a posição das famílias e colaboradores sobre o calendário pedagógico.
Veja também:
+ Dicas para aproveitar a Copa do Mundo com as crianças
+ 10 ideias de jogos para fazer com as crianças
Além disso, alguns colégio tornam opcional aos responsáveis de buscarem ou não as crianças/jovens também é outra opção. Assim, é comum as escolas pode permitirem que os alunos saiam mais cedo para assistir à competição, desde que estejam acompanhados de uma pessoa autorizada.
Outra ação popular é a própria instituição de ensino fazer a transmissão dos jogos, independentemente do horário, para que o tempo de aulas antes e depois da partida não seja comprometido.
Um ponto que as escolas podem definir, caso algum dia de aula seja perdido, é se haverá ou não reposição de atividades. Se a diretoria optar pela ideia, o calendário escolar tradicional também deve ser revisado, para que a mudança não comprometa a linha de aprendizagem dos estudantes.
Saiba mais: 10 experimentos científicos para fazer com as crianças
+ Sala de aula invertida: como funciona e quais benefícios?