logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Sala de aula invertida: como funciona e quais benefícios?

por Yuri Marques em 11/02/22


Sala de aula invertida é uma metodologia de ensino muito usada pelos professores atualmente para engajar os alunos no conteúdo das disciplinas. Basicamente, ela funciona da seguinte maneira: o professor disponibiliza materiais para o aluno estudar em casa. 

Leia também:
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% no ensino básico

Após isso, nas aulas, realiza atividades diferenciadas para promover a troca de conhecimento entre a turma. Isso permite que o estudante ganhe mais liberdade para expressar opiniões, dúvidas ou experiências. 

Quais são as vantagens da sala de aula invertida?

A sala de aula invertida se diferencia do modelo tradicional de ensino porque coloca o aluno como protagonista do aprendizado. Em outras palavras, o estudante deixa de lado a postura de ouvinte e assume um papel mais ativo dentro da sala de aula. O resultado são crianças e adolescentes mais motivados a cada dia.

 O professor, por sua vez, oferece espaço para trocas construtivas entre os alunos e deixa de ser visto como o ponto central do conhecimento. Outra vantagem da sala de aula invertida é a otimização do tempo, já que o conteúdo é disponibilizado previamente para os alunos estudarem em casa. 

Com isso, o ambiente escolar fica disponível para a realização de atividades, dinâmicas em grupo, esclarecimento de dúvidas e diálogos mais produtivos sobre diferentes assuntos. 

Com o passar do tempo, é possível notar benefícios importantes para o desenvolvimento estudantil, entre eles:

  • Mais autonomia entre os alunos;

  • Melhora nas habilidades socioemocionais das crianças;

  • Melhora no rendimento escolar;

  • Abertura para debates edificantes entre a turma;

  • Possibilidade de o professor acompanhar mais atentamente as dificuldades individuais;

  • Menos memorização e mais aprendizado nas aulas;

  • Alunos com menos vergonha de tirar dúvidas;

  • Mais interação entre os colegas.

Sala de aula invertida no ensino híbrido

O conceito de sala de aula invertida foi bastante utilizado durante a pandemia, em que as escolas tiveram que se adaptar ao ensino híbrido. Sem dúvidas, o uso das novas tecnologias auxilia o trabalho dos professores. Assim, têm-se acesso a recursos capazes de tornar as aulas online muito mais interessantes. 

Leia também:
+ Metodologia de ensino: qual é a ideal para meu filho?
+ O que é o novo ensino médio?

Quais atividades são realizadas na sala de aula invertida?No caso dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a sala de aula invertida traz bastante resultados porque estimula a autonomia e o pensamento crítico dos jovens em relação a temas importantes. 

Já para as crianças da Educação Infantil, a sala de aula invertida também pode ser utilizada de forma criativa com atividades que envolvam a família e o ambiente onde os alunos vivem. 

É possível, por exemplo, sugerir que as crianças façam pesquisas e tragam suas experiências para a escola. Outra dica é organizar passeios fora do espaço escolar para promover novas descobertas sobre fatos históricos, fenômenos da natureza, dicas culturais etc. 

O professor pode, ainda, usar vídeos do YouTube, filmes, textos, artigos, sites com jogos interativos, apresentações e outros itens para aprofundar o conhecimento dos estudantes. 

A organização de feiras expositivas e projetos também é uma excelente maneira para engajar os estudantes. Assim, o importante é tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, de maneira que eles consigam assimilar os conteúdos e transmitir o que aprenderam.

Como ajudar seu filho a ter bons resultados com a sala de aula invertida?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens e como funciona a sala de aula invertida, é importante incentivar seu filho a participar das atividades sugeridas pelo professor. 

Para isso, separamos algumas dicas importantes: 

  • Crie um espaço adequado em casa para seu filho estudar e ler o material das aulas com calma. 

  • Incentive seu filho a participar dos projetos escolares. 

  • Auxilie seu filho na elaboração de pesquisas e trabalhos.

  • Se o seu filho for tímido, ajude-o a ensaiar para as apresentações presenciais.

  • Converse com os professores para saber como anda o rendimento da criança. 

  • Crie o hábito de conversar com seu filho sobre temas atuais ou sobre os assuntos que ele aprende na escola.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54