Sala de aula invertida: como funciona e quais benefícios?
Está procurando escolas com metodologias alternativas? A sala de aula invertida é uma forma de ensino que está sendo muito utilizada.
Sala de aula invertida é uma metodologia de ensino muito usada pelos professores atualmente para engajar os alunos no conteúdo das disciplinas. Basicamente, ela funciona da seguinte maneira: o professor disponibiliza materiais para o aluno estudar em casa.
Leia também:
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% no ensino básico
Após isso, nas aulas, realiza atividades diferenciadas para promover a troca de conhecimento entre a turma. Isso permite que o estudante ganhe mais liberdade para expressar opiniões, dúvidas ou experiências.
Quais são as vantagens da sala de aula invertida?
A sala de aula invertida se diferencia do modelo tradicional de ensino porque coloca o aluno como protagonista do aprendizado. Em outras palavras, o estudante deixa de lado a postura de ouvinte e assume um papel mais ativo dentro da sala de aula. O resultado são crianças e adolescentes mais motivados a cada dia.
O professor, por sua vez, oferece espaço para trocas construtivas entre os alunos e deixa de ser visto como o ponto central do conhecimento. Outra vantagem da sala de aula invertida é a otimização do tempo, já que o conteúdo é disponibilizado previamente para os alunos estudarem em casa.
Com isso, o ambiente escolar fica disponível para a realização de atividades, dinâmicas em grupo, esclarecimento de dúvidas e diálogos mais produtivos sobre diferentes assuntos.
Com o passar do tempo, é possível notar benefícios importantes para o desenvolvimento estudantil, entre eles:
-
Mais autonomia entre os alunos;
-
Melhora nas habilidades socioemocionais das crianças;
-
Melhora no rendimento escolar;
-
Abertura para debates edificantes entre a turma;
-
Possibilidade de o professor acompanhar mais atentamente as dificuldades individuais;
-
Menos memorização e mais aprendizado nas aulas;
-
Alunos com menos vergonha de tirar dúvidas;
-
Mais interação entre os colegas.
Sala de aula invertida no ensino híbrido
O conceito de sala de aula invertida foi bastante utilizado durante a pandemia, em que as escolas tiveram que se adaptar ao ensino híbrido. Sem dúvidas, o uso das novas tecnologias auxilia o trabalho dos professores. Assim, têm-se acesso a recursos capazes de tornar as aulas online muito mais interessantes.
Leia também:
+ Metodologia de ensino: qual é a ideal para meu filho?
+ O que é o novo ensino médio?
Quais atividades são realizadas na sala de aula invertida?No caso dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a sala de aula invertida traz bastante resultados porque estimula a autonomia e o pensamento crítico dos jovens em relação a temas importantes.
Já para as crianças da Educação Infantil, a sala de aula invertida também pode ser utilizada de forma criativa com atividades que envolvam a família e o ambiente onde os alunos vivem.
É possível, por exemplo, sugerir que as crianças façam pesquisas e tragam suas experiências para a escola. Outra dica é organizar passeios fora do espaço escolar para promover novas descobertas sobre fatos históricos, fenômenos da natureza, dicas culturais etc.
O professor pode, ainda, usar vídeos do YouTube, filmes, textos, artigos, sites com jogos interativos, apresentações e outros itens para aprofundar o conhecimento dos estudantes.
A organização de feiras expositivas e projetos também é uma excelente maneira para engajar os estudantes. Assim, o importante é tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, de maneira que eles consigam assimilar os conteúdos e transmitir o que aprenderam.
Como ajudar seu filho a ter bons resultados com a sala de aula invertida?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens e como funciona a sala de aula invertida, é importante incentivar seu filho a participar das atividades sugeridas pelo professor.
Para isso, separamos algumas dicas importantes:
-
Crie um espaço adequado em casa para seu filho estudar e ler o material das aulas com calma.
-
Incentive seu filho a participar dos projetos escolares.
-
Auxilie seu filho na elaboração de pesquisas e trabalhos.
-
Se o seu filho for tímido, ajude-o a ensaiar para as apresentações presenciais.
-
Converse com os professores para saber como anda o rendimento da criança.
-
Crie o hábito de conversar com seu filho sobre temas atuais ou sobre os assuntos que ele aprende na escola.