Metodologia de ensino: qual é a ideal para meu filho?
A metodologia de ensino é a abordagem usada pela escola para ensinar. No Brasil, existem diversos tipos, leia o blog para saber qual a ideal para seu filho.
A metodologia de ensino consiste em diferentes técnicas e abordagens utilizadas pelas escolas para transmitir conhecimento aos alunos.
Na hora de matricular uma criança em um colégio novo, é importante que os pais conversem com a equipe pedagógica para entender os recursos usados pelos professores em sala de aula.
Isso porque as metodologias de ensino podem variar de acordo com o perfil da escola, indo desde ferramentas mais tradicionais até opções cada vez mais inovadoras.
Por que é importante conhecer as metodologias de ensino?
O mundo passou por importantes mudanças nas últimas décadas, fazendo com que os alunos tivessem cada vez mais acesso à tecnologia e a conteúdos diversificados. Nesse contexto, é extremamente necessário que a educação acompanhe essas mudanças na sociedade.
Em outras palavras, as escolas devem adotar metodologias de ensino que ajudem os jovens a se desenvolverem em diferentes aspectos. O objetivo central é garantir um aprendizado eficaz aos estudantes, permitindo que eles estejam preparados para os desafios da vida pessoal e profissional.
Quais são as principais metodologias de ensino no Brasil?
Confira abaixo as características das principais metodologias de ensino usadas nas escolas brasileiras. Certamente, esse artigo vai tirar as dúvidas de pais e responsáveis sobre o melhor tipo de instituição.
Metodologia de ensino tradicional
A metodologia de ensino tradicional é uma das mais praticadas nas escolas públicas e particulares do Brasil. Ela é baseada na ideia de que o professor é detentor do conhecimento e os alunos receptores do conteúdo.
Em outras palavras, esse método tem o educador como protagonista em sala de aula. Ele é responsável por preparar o material e ajudar os alunos a entenderem o que está sendo ensinado.
Na metodologia de ensino tradicional, as escolas costumam:
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Aplicar avaliações para medir o nível de aprendizado dos alunos.
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Oferecer atividades de recuperação para alunos com notas abaixo da média.
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Incentivar notas altas para garantir um bom rendimento.
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Preparar os alunos para boas posições em provas de vestibular.
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Transmitir conhecimento com base na assimilação e memorização dos temas.
Embora seja um modelo bastante consolidado na educação brasileira, muitos educadores reconhecem a necessidade de reformulação dos métodos tradicionais. Em virtude disso, existe atualmente uma vertente da metodologia de ensino tradicional chamada de sociointeracionista.
Nessa vertente, além das ferramentas já citadas acima, as escolas também oferecem recursos para estimular os alunos em questões ligadas à proatividade, pensamento crítico, criatividade, cidadania, autonomia e colaboração.
Metodologia de ensino construtivista
O modelo construtivista surgiu a partir do trabalho do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele acreditava que o conhecimento era fruto da interação entre as partes inseridas em determinado contexto.
Sendo assim, a metodologia construtivista estimula o protagonismo do aluno e oferece recursos para ele se desenvolver de forma mais expressiva, sem a obrigação de avaliações ou testes para medir o conhecimento adquirido.
Nesse contexto, o professor funciona como um mediador e abre espaço para a criança construir o aprendizado com base em suas experiências.
As características das escolas construtivistas incluem:
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Salas de aula com turmas reduzidas.
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Não há aplicação de testes e provas para verificar o aprendizado dos alunos.
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Acompanhamento mais próximo da evolução de cada alunos.
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Mais abertura a debates e diálogos.
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Respeito ao ritmo de aprendizado de cada estudante.
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Estímulo ao raciocínio lógico em sala de aula.
Metodologia de ensino Montessori
As escolas adeptas do modelo Montessori atuam por meio da observação do desenvolvimento dos alunos. O educador deve monitorar o aprendizado das crianças, buscando formas para identificar suas principais dificuldades ou pontos fortes.
Nessa metodologia, é possível observar o estímulo à autonomia dos estudantes e a afetividade em sala de aula. Além disso, as atividades buscam estimular a autoconfiança nos alunos.
Geralmente, as escolas com a metodologia Montessori oferecem:
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Ambientes de fácil acesso para a criança.
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Liberdade no processo de aprendizado dos alunos.
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Estímulo no desenvolvimento das crianças.
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Uso de materiais didáticos específicos.
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Educação inclusiva.
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