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Método Montessori: o que ninguém te disse

Entenda como funciona o método Montessori, suas principais características e como é o dia a dia da criança na escola.

A linha pedagógica da escola é um dos principais fatores que as famílias procuram saber antes de tomar uma decisão de onde matricular os seus filhos. Existem diversas metodologias, mas hoje falaremos sobre o método Montessori.

Crianças brincando sentadas em mesas brincando. A liberdade é uma das principais características do método Montessori.
Foto: Abbamouse/Flickr

Ao longo do texto você verá como funciona a metodologia montessoriana, as suas principais características, além de escolas Montessori com bolsas de estudo ao redor do Brasil. Leia a seguir!

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Metodologia Montessoriana: o que é e como surgiu

Criado por volta de 1907, o método Montessori é uma perspectiva educacional desenvolvida pela médica italiana Maria Montessori. Inicialmente, a pedagogia foi implementada com alunos portadores de distúrbios de aprendizagem e comportamento, e, com o passar dos anos, a metodologia se expandiu para todos os estudantes.
Montessori desenvolveu esse método por acreditar que a falta de estímulos era uma das grandes responsáveis pelo atraso no desenvolvimento de crianças que possuíam algum tipo de transtorno.

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Baseado na observação, o método montessoriano tem, como principal objetivo, auxiliar e incentivar a criança a adquirir autonomia, entendendo que ela é capaz de aprender sozinha.

Quais são as principais características do Método Montessori?

Oficialmente, a psicóloga nunca estabeleceu um conjunto de princípios da sua abordagem pedagógica, entretanto, diversos documentos mostram as descobertas e ideias que Maria Montessori e seus colaboradores desenvolveram ao longo dos anos através de suas observações.

Por considerar a criança um ser humano completo, que precisa ser devidamente orientado a fim de atingir o seu amadurecimento social, intelectual e emocional, a metodologia montessoriana foca na liberdade da natureza do indivíduo, e tem como base seis pilares, são eles:

  1. Autoeducação
    Ao observar estudantes interagindo no ambiente da sala de aula, Montessori chegou a conclusão que toda criança é capaz de aprender sozinha habilidades básicas como: andar, falar, pegar, comer e reconhecer as pessoas.

    Para a psicóloga, a criança se desenvolve através da interação com outras pessoas e ao lidar com suas próprias dificuldades, superando-as em seu próprio tempo. Mas, para que isso aconteça, ela precisa ter a chance de experimentar, tentar e testar sem ser interrompida por professores ou familiares. 

  2. Educação como ciência
    Esse pilar é um dos norteadores da metodologia montessoriana e tem como foco, a observação da criança, analisando o seu processo de aprendizado. Neste contexto, o professor assume um papel observador, compreendendo as atitudes do aluno, a forma como se relaciona com os pares e como brinca. 
  3.  

    Educação cósmica
    De acordo com a psicóloga, a educação cósmica é a melhor forma de ajudar a criança a compreender o mundo. Seguindo esse raciocínio, o educador deve apresentar o conhecimento de maneira organizada – “cosmos” significa ordem – estimulando a imaginação do aluno e mostrando que tudo no universo tem a sua função, inclusive a criança, que deve entender o seu papel e como ela pode contribuir para melhorar o ambiente em que está inserida.

  4. Ambiente preparado
    A liberdade é um dos princípios essenciais do método Montessori. Sendo assim, os ambientes frequentados pela criança (escola e casa) devem ser preparados para que ela possa explorar, expressar e desenvolver a sua autonomia.

    Isso significa que as prateleiras, cadeiras, estantes e brinquedos devem ficar na altura dos pequenos, para que eles possam ter livre acesso às coisas e realizar tarefas básicas sozinhos como: ir ao banheiro, brincar, beber água, comer e dormir, sem precisar do auxílio de um adulto. Para facilitar, os responsáveis podem colocar banquetas.

    Além de posicionar os objetos ao alcance das crianças, o espaço é minimalista, contendo apenas o necessário para a realização das atividades. 

  5. Criança equilibrada
    Quando a criança tem acesso a um ambiente preparado e dispõe da ajuda de um adulto, também preparado, ela é capaz de expressar características que são inatas à ela, desenvolvendo-se e alcançando o equilíbrio interior.Com isso, a criança se torna mais concentrada, independente, generosa e alegre. O equilíbrio é a base de todo o pensamento montessoriano e a partir dele o processo educacional é desenvolvido.
  6. Adulto preparado
    Para que os outros princípios funcionem de maneira efetiva, é necessário que o adulto – tanto o professor quanto os familiares – participem do processo de desenvolvimento da criança seguindo as estratégias educacionais montessorianas.

O adulto preparado é aquele que observa e confia na criança, transmitindo ao mesmo tempo a segurança de que ela pode fazer as coisas sozinhas mas que, caso necessite de ajuda, ela estará ali.

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O dia a dia na escola montessoriana

A rotina em uma escola Montessori é baseada na liberdade, estimulando a autonomia e autodisciplina dos alunos através de atividades sensoriais e concretas, a começar pelas salas de aula.
No espaço educacional, as cadeiras, mesas, estantes e cadeiras se encontram ao alcance do aluno. Os brinquedos, em sua maioria de madeira, são dispostos de maneira organizada, assim como os materiais escolares.

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Outro ponto diferencial, é a divisão das turmas. Ao contrário dos colégios tradicionais, as escolas montessorianas agrupam crianças em uma faixa etária maior, seguindo a sequência:

  • 2,5 – 3 anos de idade a 6 anos;
  • 6 a 9 anos de idade;
  • 9 a 12 anos de idade;

Os recém nascidos (até 3 anos de idade) e os adolescentes de 12 a 18 anos podem ser reunidos de diversas maneiras, dependendo da escola. 

Essa divisão possibilita que crianças de diferentes idades trabalhem em conjunto sem a interferência do professor, que apenas observa e orienta os alunos, caso seja necessário. Ao final do dia, as crianças guardam os materiais que foram utilizados em seus respectivos lugares, e retornam para suas casas.

Benefícios da educação baseada no método Montessori

Por ter uma filosofia focada na liberdade e na autonomia da criança, a educação Montessori é geralmente associada à educação integral, visando a formação da criança em todos os aspectos: físico, emocional, intelectual, social e cultural. 

Dentre as habilidades desenvolvidas na escola montessoriana, estão:

  • Maior facilidade em aprender sozinho;

  • Desenvolvimento de habilidades de iniciativa e persistência;

  • Senso de ordem;

  • Capacidade de trabalhar de realizar bem tarefas individuais e em grupo; 

  • Coordenação motora mais refinada;

  • Maior capacidade de ouvir o outro e colocar-se no lugar do outro. 

Escolas Montessori ao redor do Brasil

Apesar de existir há mais de um século, o método Montessori ainda é um tanto recente no Brasil. Nesse artigo você pode conferir uma lista de escolas montessorianas que são filiadas à Organização Montessori do Brasil (OMG).

Geralmente, os colégios que utilizam metodologias de ensino “alternativas” são conhecidos pelas altas mensalidades escolares. No entanto, no Quero Bolsa você encontra diversas instituições que adotam a metodologia Montessori em seu projeto pedagógico e que, ainda por cima, oferecem bolsas de estudo.

Confira abaixo algumas escolas Montessori ao redor do Brasil que possuem bolsas de estudo:

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