Quais são as principais características da escola construtivista?
Dentre as principais características do construtivismo, estão:
Relação professor-aluno mais horizontal
Essa é uma das principais características na metodologia de ensino construtivista. Nela, o papel do professor vai além de transmitir informações, tendo, como principal função, mediar e orientar a criança no processo de construção do conhecimento, respeitando a sua bagagem de conhecimento e fases de desenvolvimento. Essa dinâmica torna a relação entre educador e aluno mais horizontal.
O erro é visto como oportunidade
No construtivismo, o erro não é visto como algo negativo, e sim como algo natural no processo de aprendizado e desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. Ao errar, a criança aprende a questionar problemas, revisar estratégias e encontrar soluções para atingir novos resultados. Sendo assim, o aprendizado acontece através da prática.
Salas em círculo
Geralmente, as carteiras são organizadas em formato de círculo, possibilitando uma maior interação entre os alunos. Além disso, as salas de aula possuem uma quantidade menor de estudantes, permitindo que o professor acompanhe de perto o desenvolvimento de cada um.
Avaliação contínua do conhecimento
Apesar de algumas escolas construtivistas realizarem provas, o desenvolvimento do estudante é avaliado de forma contínua por meio das atividades propostas em sala de aula e da observação do professor. Visto que o educador acompanha o aprendizado do aluno frequentemente, a aplicação de testes não se faz necessária, como acontece na metodologia tradicional de ensino.
A metodologia de ensino construtivista tem, como principal objetivo, incentivar o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento lógico e da autonomia do indivíduo.
Segundo Piaget, o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas sim na “interação entre sujeito-objeto”, sendo assim, a aprendizagem deve ocorrer em todos os ambientes que a criança frequenta, sendo intermediado e incentivado por educadores e familiares.
Saiba mais: Como desenvolver a autonomia infantil nas crianças?
+ Saiba o significado de autodidata, como ser um e as vantagens
Qual a diferença do ensino tradicional para o construtivista?
No ensino tradicional, o aluno é considerado como um receptor passivo de informações, enquanto o ensino construtivista se concentra na autoavaliação do aluno e no seu desenvolvimento de habilidades de autoaprendizagem.
No ensino construtivista, o professor é um facilitador que enfatiza a exploração e a reflexão, ao invés de apenas fornecer informações. O ensino construtivista também leva em conta a individualidade e as experiências pessoais dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e relevante para eles.