Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

O que é o Tangram e quais os seus principais benefícios?

O tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças com formas geométricas distintas. Veja para que serve e qual sua origem

Atualizado em 14 de abril de 2023

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o Tangram. Outras nem tanto. Ele é um antigo jogo chinês, como um quebra-cabeça, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (sendo elas 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

o que é tangram

Leia mais: Os 10 melhores jogos de tabuleiro para crianças
5 melhores jogos de perguntas e respostas

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre a sua criação, em que um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.

De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos, sobretudo no Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos. 

O que é o Tangram?

O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo. É importante ressaltar que uma das suas características principais é poder ser jogado por pessoas de diversas faixas etárias, desde crianças até adultos. Vamos entender algumas curiosidades:

  • O Tangram é formado por 7 peças;

  • As peças são distribuídas em 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo;

  • Com essas peças, chamadas de “tans”, é possível criar diversas formas e figuras!

Leia também: 15 atividades de matemática para aplicar na educação infantil

Para que serve o Tangram?

O tangram é usado como um jogo educativo para desenvolver habilidades cognitivas, espaciais e matemáticas, além de estimular a criatividade e a imaginação. Ele pode ser utilizado para desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio espacial em todas as faixas-etárias. 

Além disso, o tangram também costuma ser utilizado como ferramenta pedagógica em algumas escolas para ensinar diversas disciplinas, como: geometria, matemática e resolução de problemas.

O que é o Tangram na matemática?

Na matemática, o Tangram é uma ferramenta geométrica que pode ser usada para ensinar conceitos matemáticos como simetria, frações, áreas, perímetros e congruência. As peças geométricas que compõem o Tangram são figuras planas e podem ser usadas para criar outras figuras planas, como quadrados, retângulos, triângulos, trapézios e paralelogramos.

Saiba também: 4 dicas de brincadeiras para festa do pijama infantil

Quem criou o Tangram?

Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960-1279 d.C.). Na época, ele era visto como um dos mais famosos testes utilizados para estudos sobre a inteligência humana. 

Ainda falando sobre a história do Tangram, existem várias lendas acerca do surgimento desse jogo. E dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O Mensageiro e o Imperador” e “O Discípulo e o Mestre”. 

Na verdade, ninguém sabe ao certo qual das duas é a verdadeira. Ou mesmo se existe ainda outra história por trás da brincadeira do Tangram. Entretanto, mesmo que não saibamos ao certo qual delas é a real, essas duas histórias contribuem para deixar a tarefa de montar o seu quebra-cabeça ainda mais divertida e prazerosa, cheia de aventuras e de emoção. Vamos conferir cada uma delas!

O Mensageiro e o Imperador

Há cerca de 4.000 anos atrás, um mensageiro incumbido de levar um espelho quadrado (ou uma placa de jade) ao imperador Tan quebrou o objeto quando o deixou cair no chão. Com isso, o espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado perfeito. 

Contudo, enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado. Segundo conta a lenda, cada forma que ele conseguiu criar representa uma virtude chinesa. Sendo uma delas a paciência! 

Finalmente, o mensageiro conseguiu recriar o espelho quadrado e enviou o objeto ao imperador. Mas, antes, mostrou a seus amigos as formas que ele acabara de criar. Impressionados, cada um deles desejou criar o seu próprio Tangram. E o incidente acabou se tornando uma grande inspiração para todos eles.

Leia também: História para criança dormir: veja 28 dicas

O Discípulo e o Mestre

A segunda lenda sobre o jogo é a respeito de um jovem chinês que despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e aconteceu um diálogo:

– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta! O discípulo indagou questionando sobre como conseguiria mostrar toda a viagem através de um simples espelho.

No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças. Então, o mestre disse:

– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem! 

E então, existe alguma delas que você tenha gostado mais? Enquanto isso, vamos entender um pouco mais sobre os benefícios do Tangram.

Confira: Jogos de alfabetização: é possível aprender brincando?

Quais os benefícios do Tangram?

Os benefícios do Tangram são muitos: enquanto as crianças se divertem montando figuras, treinam diversas habilidades. Com uma visão de espaços, a criatividade, as formas geométricas, o raciocínio lógico e a imaginação, o jogo possibilita a análise e o desenvolvimento cognitivo da criança. Tudo isso, enquanto aprimoram suas competências em resolver problemas. 

Nesse sentido, a prática do Tangram leva quem está brincando a desenvolver inúmeras aptidões, que vão além da resolução do quebra-cabeças em si. E influenciam positivamente outras áreas da vida social, emocional e cognitiva dos jogadores.

O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. Ele ainda pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.

Leia mais: Como fazer tinta caseira? Veja 5 receitas e brincadeiras


Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações