Como fazer tinta caseira? Veja 5 receitas e brincadeiras
Tá sem ideias de brincadeiras para fazer com a criançada? Veja como fazer tinta caseira neste artigo e como utilizá-la para entreter os pequenos.
Saber como fazer tinta caseira pode animar o dia de qualquer criança que esteja entediada. Na maioria das vezes, é possível criar o material a partir de ingredientes encontrados em casa.
Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto
E não pense que é difícil! Existem várias receitas que, além de serem fáceis e baratas, também possibilitam a diversidade de cores e texturas. Confira abaixo os principais exemplos de tintas caseiras.
Receita de tinta à base de amido de milho
-
1 (uma) xícara de amido de milho;
-
½ xícara de água fervendo;
-
1 (uma) xícara de água fria;
-
Corante alimentício das cores que desejar.
Misture o amido de milho com ambas as xícaras que contém água. Dessa forma, o material ganhará uma consistência diferente, mas que deverá ser mexida até que todo o amido seja dissolvido. O resultado é uma tinta que pode ser comestível.
Receita de tinta à base de farinha
-
1 (uma) xícara de farinha de trigo;
-
1 (uma) xícara de sal;
-
1 (uma) xícara e meia de água;
-
1 (uma) colher de chá de óleo de cozinha;
-
Corante alimentício das cores que desejar.
Junte a farinha, sal, água e óleo para misturar. Vale lembrar que o óleo serve apenas para dar um efeito de brilho na tinta, então pode ser descartado caso você queira. Adicione gotas de corante e misture novamente.
Como fazer tinta de frutas?
Assim como as outras sugestões citadas no texto, as tintas à base de frutas também são comestíveis e não tóxicas. Para escolher a cor que você quer, basta pegar um fruto correspondente à coloração.
-
Use a fruta de sua preferência (abacate, amora, pitaya, etc);
-
½ copo de água;
-
Bicarbonato de sódio.
Corte o fruto e coloque os pedaços em uma panela para que cozinhe por 15 minutos. Misture com água e bicarbonato de sódio. Ao perceber a mudança na cor da água, desligue o fogo e coe a mistura. Caso queira, adicione poucas gotas (no máximo três) de óleo para dar brilho.
Como fazer tinta com gelatina?
-
A cor da tinta será de acordo com o sabor da gelatina. Fique à vontade para escolher pela sua preferência;
-
Água fervendo.
Não há muitos segredos para fazer a tinta de gelatina. Enquanto que para a receita precisamos de água fria, neste caso, apenas a água quente basta. Misture o pó com o líquido fervendo e pronto!
Como fazer tinta de beterraba para educação infantil?
Aprender a como fazer tinta caseira também é válido para a sala de aula! As professoras e professores podem aproveitar essa ideia para aplicar atividades aos alunos, como por exemplo para ajudá-los a reconhecer cores e estimular a coordenação motora fina. Saiba como fazer a tinta de beterraba:
-
Beterraba (a quantidade varia de acordo com o tanto que você precisará para os exercícios);
-
Água (conforme a medida acima);
-
Liquidificador e coador.
Corte a beterraba e bata os pedacinhos no liquidificador. Depois, coe o líquido e guarde em um potinho. Caso queira utilizar o mesmo material depois, é só guardá-lo na geladeira e fechar bem.
5 brincadeiras para fazer com tinta guache
1) Pintura facial
A tinta guache à base de água é a opção ideal para fazer maquiagens, já que os riscos de dar uma reação alérgica são pequenos. Desenhe borboletas, flores, corações, bolas ou imite a face de um animal no rosto dos pequenos.
Veja também:
+ Aprenda a como fazer massinha de modelar em casa
2) Pinturas com as mãos e pés
Tudo que foge do padrão chama a atenção das crianças. Então, ao invés de usar os pincéis tradicionais, deixe com que a turminha brinque de pintar com as mãos, pés e dedos de ambas as partes.
3) Borrifador de tinta
Esvazie o borrifador de água e coloque tinta guache dentro. O ideal é que a atividade seja feita em telas, pois são mais resistentes à tinta do que folhas de papel.
4) Carimbos
Deixe as crianças escolherem um formato ou desenho que melhor represente elas e faça com que criem uma assinatura a partir dos carimbos coloridos.
5) Pintura em objetos
Além das telas, os pequenos podem demonstrar as aptidões artísticas em bexigas, isopor e até mesmo em muros que estejam disponibilizados para isso.