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Ensino Básico

Autismo infantil: como escolher uma escola para uma criança autista

por Yuri Marques em 06/09/23


A temática da educação para crianças autistas vem crescendo no debate institucional e educacional. Dessa forma, esse destaque para o autismo infantil reflete um avanço significativo na conscientização e na compreensão das necessidades desses alunos na sociedade contemporânea.

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No programa "Fantástico" do último domingo, dia 3 de setembro, foram apresentados dois casos de educadores que adotaram comportamentos agressivos em relação a alunos com a deficiência em escolas localizadas em São Paulo. 

Em um desses incidentes, os pais de um jovem de 12 anos, diagnosticado com autismo, fizeram uma descoberta perturbadora. Eles descobriram que o filho estava sendo alvo de humilhações dentro da sala de aula em uma instituição de ensino particular. Para evidenciar as ofensas, os pais colocaram um gravador na mochila do filho, com o intuito de registrar o áudio das situações constrangedoras.

Os responsáveis relataram que o filho vinha demonstrando uma resistência significativa em relação à frequência escolar, porém, não havia revelado a razão desse comportamento. A decisão de gravar as interações surgiu após a recepção de um relatório emitido pela diretora da escola, que alegava que o menino simplesmente "tinha preguiça de fazer suas tarefas".

Mas então como identificar e escolher uma escola apta para atender uma criança autista? Continue a leitura e conheça algumas dicas que preparamos.

A educação para crianças autistas: aspectos importantes


  • Inclusão e Diversidade: A sociedade está cada vez mais comprometida em promover a inclusão de todos os indivíduos, independentemente de suas diferenças. A educação para crianças autistas faz parte desse movimento em direção à diversidade e igualdade de oportunidades.

Veja também:
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e a inclusão escolar
  • Compreensão Aprimorada: O conhecimento sobre o autismo tem crescido, e, consequentemente, a compreensão das características e necessidades das crianças autistas têm evoluído. Isso, por sua vez, tem levado a uma abordagem mais centrada na pessoa, adaptada às necessidades individuais de cada criança.

  • Legislação e Políticas Públicas: Muitos países têm implementado leis e políticas que incentivam a inclusão e o suporte adequado para crianças autistas no sistema educacional Com isso, as instituições educacionais precisam se adaptar a essas normas.

  • Resultados Positivos: Estudos têm demonstrado que a educação inclusiva beneficia não apenas crianças autistas, mas também seus colegas sem autismo. Isso tem incentivado a busca por abordagens educacionais que promovam o aprendizado conjunto e a aceitação mútua.

  • Conscientização e Ativismo: Pais, cuidadores e defensores de crianças autistas têm desempenhado um papel fundamental na promoção da conscientização sobre o autismo e na defesa de uma educação inclusiva e de qualidade para essas crianças.

  • Desenvolvimento de Recursos e Estratégias: O campo da educação para crianças autistas têm se beneficiado de avanços na pesquisa e no desenvolvimento de recursos, ferramentas e estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades desses alunos.

  • Colaboração Interdisciplinar: Profissionais de diferentes áreas, como educação especial, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, estão trabalhando em conjunto para oferecer suporte integral às crianças autistas em ambientes educacionais.


No geral, o crescente debate sobre a educação para crianças autistas reflete uma mudança cultural em direção à inclusão e à valorização das diferenças individuais, reconhecendo que todas as crianças têm o direito à educação de qualidade e ao desenvolvimento de seu potencial máximo. Esse é um progresso importante que deve continuar a ser priorizado em todos os níveis da sociedade e da educação.

Como identificar e escolher uma escola para uma criança autista

Escolher uma escola adequada para uma criança autista é um processo importante que requer atenção e consideração cuidadosas. Aqui estão algumas etapas e considerações para ajudar os pais ou responsáveis a identificar e escolher a escola certa para uma criança autista:

1. Avalie as Necessidades Individuais da Criança:

Primeiro, é fundamental entender as necessidades específicas do seu filho. Isso inclui suas habilidades, dificuldades, interesses e preferências.

2. Pesquise Escolas Especializadas em Educação Inclusiva:

Procure escolas que tenham experiência em educação inclusiva, especialmente em relação a crianças autistas. Os colégios que valorizam a diversidade e promovem a inclusão costumam ser mais adequados.

3. Verifique a Qualificação dos Professores:

Certifique-se de que os professores e a equipe de apoio tenham formação em educação especial e experiência em trabalhar com crianças autistas. Na visita a escola você pode, por exemplo, questionar se há algum profissional com especialização.

4. Visite as Escolas Pessoalmente:

Agende visitas às escolas que você está considerando. Isso permitirá que você conheça as instalações, observe as salas de aula e avalie o ambiente. 

5. Faça Perguntas:

Não hesite em fazer muitas perguntas aos administradores, professores e funcionários da escola. Questione-os sobre suas políticas de inclusão, abordagem pedagógica e recursos disponíveis para crianças autistas.

6. Obtenha Referências:

Peça referências de outros pais de crianças autistas que frequentam a escola.  Uma forma de fazer isso é vendo avaliação na internet das escolas, o site Melhor Escola, por exemplo, oferece uma sessão para os pais verem o comentário de outras famílias sobre os colégios.

7. Considere a Localização e Acessibilidade:

Avalie se a escola está localizada convenientemente em relação à sua casa e se é acessível para a criança.

8. Observe a Comunicação e Comunidade Escolar:

Avalie como a escola se comunica com os pais e como promove uma comunidade escolar inclusiva.

10. Considere a Abordagem Pedagógica: 

Verifique se a abordagem pedagógica da escola está alinhada com as necessidades da criança autista. Algumas crianças podem se beneficiar de abordagens comportamentais, enquanto outras podem prosperar em ambientes mais inclusivos.

Lembre-se de que a escolha da escola para uma criança autista é um processo individualizado. Cada criança é única, e o ambiente educacional deve ser adaptado às suas necessidades específicas. 

É importante envolver profissionais de saúde, terapeutas e educadores no processo de tomada de decisão. Além disso, esteja aberto a reavaliar a escolha da escola à medida que a criança cresce e suas necessidades mudam. O apoio dos pais e a colaboração com a escola são essenciais para o sucesso da criança autista na educação.

Sobre o autor
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Yuri Marques

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