Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Dicas para quem foi reprovado em uma entrevista de emprego

por Maria Fernanda Alves em 04/06/19 790 visualizações

Quando participamos de um processo seletivo para um trabalho que queremos e/ou precisamos muito, depositamos muitas expectativas. Somos capazes de imaginar esse trabalho em nossa rotina e nas diversas mudanças positivas que ele traria, não é mesmo?

Mas, infelizmente, nem sempre nossas expectativas são correspondidas e recebemos o temido NÃO. É normal chorar, sentir tristeza e vivenciar a frustração, mas é preciso tomar cuidado para que esse episódio não te prejudique, afinal, a fila precisa andar.

reprovado entrevista de emprego

Hoje vamos falar um pouco sobre algumas atitudes positivas que podem ser tomadas diante de uma reprovação em uma entrevista de emprego.

Minimize os impactos na sua autoestima

Receber um não em uma entrevista de emprego pode gerar muitos sentimentos, inclusive o de inferioridade e/ou incapacidade, o que pode ser bem problemático para nossa autoestima.

Primeiramente é preciso que você saiba que para definir um candidato aprovado e um reprovado a história vai muito além do "competente versus incompetente", portanto, ser reprovado em um processo seletivo não significa que você é um profissional ruim.

Quando lemos um anúncio de uma vaga de emprego, na grande maioria dos casos, só temos acesso aos requisitos técnicos (formação, tempo de experiência, mas existem muitas questões que o contratante leva em consideração na hora da seleção.

Pode ser, por exemplo, que a empresa dê preferência para um candidato que tenha o mesmo perfil de gestão de tempo que a equipe, ou que já tenha trabalhado em determinada empresa, que domine alguma ferramenta que a empresa ainda quer implementar, etc. Seria possível citar dezenas de variáveis que podem levar uma empresa a escolher um candidato e não outro que não envolvem as capacidades técnicas.

Lidar com seus erros de forma saudável

Caso você acredite que tenha cometido algum erro que possa ter contribuído para a sua reprovação, pare para pensar um pouco nele. Um bom exercício é anotar os pontos que acredita que você poderia ter ido melhor durante o processo seletivo.

Na sequência, encontre caminhos que você pode percorrer para melhorar tais pontos para que em uma próxima entrevista de emprego você tenha um desempenho melhor nessas questões.

Mas não fique se martirizando por erros cometidos, ok? É importante focar nos erros de forma construtiva, não destrutiva. Ficar remoendo os erros não vai trazer progresso algum na sua vida profissional.

Veja também: 

O que mais chama atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego?
Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego
Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
RH: Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Reforçar suas qualidades

Como já abordado no primeiro tópico, é normal ficarmos com a autoestima abalada após um episódio de reprovação, mas você não pode esquecer do profissional que é e não pode perder a confiança para partir para a próxima tentativa.

Assim como você fez o levantamento dos pontos negativos, faça um levantamento das suas qualidades profissionais, tanto técnicas quanto comportamentais. Busque em sua memória pequenos ou grandes sucessos que vivenciou, reconhecimentos, elogios, etc. 

Uma informação que precisa ficar clara para você e que é muito importante para a sua saúde-mental: você pode não ter o perfil de uma vaga, mas existem várias outras que você seria o candidato ideal, continue caminhando para encontrá-las, não deixe que as respostas negativas te paralisem. 

Boa sorte!

Ah, deixe um comentário nos dizendo se gostou do texto :)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54