Dicas para resolver exercícios de lógica no Enem
Apesar das charadas e confusões, as questões de lógica costumam ser de nível fácil
Atualizado em 27/09/2021
Uma questão da primeira fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) virou piada e viralizou na internet. Isso porque a questão de lógica confundiu muitas pessoas, o que gerou muitos memes.
O exercício era uma simples questão de lógica, onde era preciso encaixar as personagens na ordem seguindo as afirmações dadas no enunciado. Exercícios do tipo costumam cair em concursos, vestibulares e até no Enem.
Quem nunca ficou horas fazendo o famoso “Teste de QI do Einstein”? De tempos em tempos, o teste reaparece nos comentários na internet. Ele teria sido criado por Einstein e somente 2% da população mundial conseguiria resolvê-lo, mas nada disso nunca foi comprovado.
Desvendando a charada
Por fugirem dos exercícios matemáticos mais conhecidos e se apresentarem como charadas, as questões de lógica podem se transformar num bicho de sete cabeças e demorar muito tempo para serem resolvidas.
A professora de Matemática do Cursinho da Poli, Thalita Diane Santos, comenta que a dificuldade é maior pois lógica, muitas vezes, não é abordada na educação básica. “Ela envolve conceitos que fogem de fórmulas prontas e exige do estudante uma abertura de mente, uma abstração, o que nem sempre é fácil” explica Thalita.
O problema é que em concursos ou no Enem não temos o mesmo tempo infinito para solucionar esses desafios. Pensando nisso, pedimos algumas dicas para a professora Thalita. Confira!
- Revise a matemática básica: “Assim você amplia sua visão para resolver os problemas e evita enroscar num exercício simples por ter esquecido algum conceito básico”.
- Não vale decorar: “Quem decora só se enrola e isso não funciona para os exercícios de lógica. É necessário entender as fórmulas e demonstrações”.
- Faça exercícios de lógica: “Pratique muito, pois quanto mais você fizer, mais estará habituado a esse tipo de problema e mais pegadinhas você irá pegar”.
- Faça simulados: “Assim você treina, ao mesmo tempo, o raciocínio e o tempo. E ainda pode analisar seu desempenho ao decorrer do tempo”.
Leia também: Ansiedade Matemática: Como superar o medo e estudar Matemática para o Enem
Lógica no Enem
As questões de lógica costumam ser de nível fácil e por isso não podem ser perdidas, já que a nota do Enem é com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), na qual é melhor acertar mais exercícios de nível fácil do que poucos de nível difícil.
Veja o exemplo de duas questões de lógica que caíram no Enem 2012 e como resolvê-las.
Resolução: Seguindo um raciocínio lógico, você deve somar o número de cartas de cada coluna (1+2+3+4+5+6+7=28) e subtrair do número de cartas total (52-28=24). A questão, na verdade, traz um exercício de Progressão Aritmética (PA) de razão 1. Resposta: B
Resolução: Esse exercício exigia que o aluno imaginasse a visão da pirâmide por cima, com as linhas projetadas no plano da base como uma sombra, e se atentasse ao fato de que o deslocamento deve ser somente em linha reta. Uma dica para resolvê-lo é desenhar o deslocamento proposto. Resposta: C.
Manual do Enem
Quer encontrar os conteúdos de Exatas e das outras áreas que mais caem no Enem de graça e sem sair de casa? Acesse nossa plataforma Manual do Enem! Lá você pode estudar todas as disciplinas e ainda treinar com exercícios. Bons estudos 😉
Veja também: Guia completo sobre a redação do Enem
+ Guia completo e gratuito mostra as matérias que mais caem no Enem
Plano de estudo Enem Corridão 2021
Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, a Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem Corridão 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem Corridão é um cronograma de estudos completo com tudo o que você precisa revisar até o Enem. E o melhor: totalmente gratuito.