Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71
Vestibular e Enem

Ansiedade Matemática: Como superar o medo e estudar Matemática para o Enem

por Giovana Murça em 06/05/19 500 visualizações

Dia 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática. Só de ler o nome dessa disciplina você já sentiu um nervosismo? Saiba que você não está sozinho! Muitas pessoas sofrem da chamada Ansiedade Matemática.


E aproveitando que nesse dia também é comemorado o Dia da Coragem, a Revista QB vai te ajudar a superar o medo de Matemática para você arrasar no Enem!

Ansiedade Matemática

É normal que se tenha algumas dificuldades, principalmente na área de Exatas. Mas, algumas pessoas reagem emocionalmente de forma muito negativa quando precisam encarar problemas de matemática.

Essa ansiedade pode se manifestar de várias formas: fisiológica, com taquicardia, tremedeira ou sudorese; emocional, por meio de pensamentos depreciativos; e comportamental, com atitudes de fuga e procrastinação da disciplina.


Queda no desempenho

Os estudantes que sentem a Ansiedade Matemática passam a evitar ao máximo a disciplina. Também, não era para menos! Com todas essas reações diante ao que parece uma simples aula, tarefa ou prova de matemática, imagine como fica desempenho acadêmico: péssimo.

Segundo um relatório publicado em 2018 pelo Centro de Neurociência em Educação, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a Ansiedade Matemática pode atingir crianças a partir de seis anos e piorar ao longo da jornada escolar.

E se engana quem pensa que só as pessoas que já tem dificuldades de aprendizado ou na disciplina podem ser afetadas. A pesquisa, feita com 2.700 estudantes italianos e britânicos, mostra que 77% das crianças afetas pela Ansiedade Matemática têm notas normais.

Consequências futuras

Ainda de acordo com o estudo, as dificuldades prejudicam o desempenho e isso gera um círculo vicioso: a Ansiedade Matemática piora o desempenho e desempenho ruim aumenta a ansiedade.

E ainda pior: o medo de matemática pode fazer com que os estudantes evitem carreiras que exijam habilidades quantitativas. Quem não conhece alguém que desistiu de cursos como Engenharia pela dificuldade nas contas?


Matemática sem crise

Para que você não pense em desistir do vestibular ou daquela graduação que tem muitas matérias que envolve números, conversamos com professores de Matemática de canais do Youtube especializados em vestibulares, principalmente o Enem, que tem uma prova inteira dedicada à Matemática e suas Tecnologias.

Leia também: 7 sites para estudar a matemática do Enem
7 canais do Youtube para estudar matemática para o Enem 2019
Saiba como enfrentar a prova de Matemática no Enem com as dicas de um expert no assunto

Se você ainda tem dúvidas relacionadas a matemática básica, na hora de fazer um exercício mais complexo é bem provável que você “empaque”. O professor Rafael Procopio, do canal Matemática Rio, explica que a matemática exige um conhecimento sequencial: “É como se fosse a construção de um prédio. Não dá para construir os andares mais altos se os alicerces, a base, não estiver construída adequadamente”.

O mais adequado é começar a estudar os temas básicos e depois partir para os mais complexos. “Nesse caso é melhor o aluno dar um passo para trás para depois dar dois passos à frente”, orienta o professor Ferretto, do canal Ferretto Matemática.

O professor Guilherme Miguel Rosa, do canal Matemática em Exercícios, recomenda que os alunos busquem compreender o porquê das coisas, de onde surgem as fórmulas e não apenas fiquem decorando o conteúdo.

Matemática no Enem

No caso do Enem, é mais proveitoso que você acerte a maior parte das questões mais fáceis do que se preocupe em acertar todas as mais difíceis. É o que esclarece o professor Rafael: “quanto mais questões acertarmos dentro das mais fáceis, melhor será a nossa pontuação por causa da TRI (Teoria de Resposta ao Item)”.

Para entender o que é a TRI, leia: Nota do Enem: como funciona a TRI

Uma dica importante é praticar usando questões do próprio Enem. Assim você conhece as características dos exercícios do Enem e se adapta ao estilo da prova. Refazendo as provas anteriores, você ainda consegue revisar e treinar os conteúdos que mais caem, já que eles costumam se repetir.

Você consegue
"Você consegue!"

Confira algumas matérias que mais caem no Enem, segundo os professores entrevistados:

Dica extra

O professor Paulo Pereira, do canal Equaciona Matemática, compara a matemática com a série Game of Thrones: extensa, complicada e parece sem sentido às vezes. “Mas que se dermos uma chance, se insistirmos e nos mantivermos firmes na vontade de aprender, logo começamos a entender e passamos até gostar”, garante o professor.


Nós, da Revista QB, desejamos que você supere seu medo de matemática e arrase no Enem! Bons estudos ;)

Manual do Enem

Quer encontrar os conteúdos de Exatas e das outras áreas que mais caem no Enem de graça e sem sair de casa? Acesse nossa plataforma Manual do Enem! Lá você pode estudar todas as disciplinas e ainda treinar com exercícios.

034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54