A Advocacia é área responsável pela defesa dos interesses de pessoas físicas e jurídicas, ou seja, pessoas e empresas, e pela manutenção e integridade dos seus bens, dentro dos princípios éticos e questões legais do país e de forma a fortalecer o estado democrático de direito.
Para tanto, o advogado - profissional da Advocacia - precisa ter amplo conhecimento da legislação e boa comunicação para expor seus argumentos. Em cada caso, o advogado inicia seu trabalho ouvindo seus clientes, para entender a situação, e, na sequência, busca encontrar a solução mais vantajosa dentro da lei.
Ao realizar defesas ou acusações em um caso, o advogado precisa desempenhar diversas funções. Confira algumas descritas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):
Propõem ou contestam ações;
Solicitam providências junto ao magistrado ou ministério público;
Avaliam provas documentais e orais;
Realizam audiências trabalhistas, penais comuns e cíveis;
Instruem seus clientes;
Atuam no tribunal de júri.
Extrajudicialmente, os advogados ainda podem mediar questões, contribuem para elaboração de projetos de lei, analisam legislações para atualização e implementação, assistem empresas, pessoas e entidades e assessoram negociações internacionais e nacionais.
Para atuar como advogado não basta se graduar em Direito, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ser autorizado a iniciar sua carreira na Advocacia. O exame é dividido em prova objetiva e prática e exige bastante estudo e preparo.
Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto
Como é o curso de Direito?
Você sabia que o curso de Direito é a graduação mais buscada do Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2018? Ele é um bacharelado com duração média de 5 anos. O curso habilita a atuação como advogado, juiz, promotor, delegado, entre outros.
Durante a graduação, os estudantes aprendem a cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas. O curso é tem muitas disciplinas teóricas e exige bastante leitura sobre legislação brasileira e internacional e realidade política e social. A partir do 3º ano, os alunos também têm aulas práticas, como simulações de julgamentos, por exemplo.
A grade curricular do curso de Direito é dividida em três eixos. O primeiro é o eixo de Formação Fundamental, que é composto por disciplinas que relacionam o Direito a outras áreas do conhecimento. O segundo é o eixo de Formação Profissional, que aborda os vários ramos do Direito. Por fim, vem o eixo de Formação Prática, que engloba as atividades práticas, complementares, estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Dê uma olhada em disciplinas do curso de Direito:
Antropologia e Direito;
Ciência Política e Teoria Geral do Estado;
Conciliação, Mediação e Arbitragem;
Direito Administrativo;
Direito do Trabalho;
Direito Empresarial;
Direito Financeiro e Tributário;
Direito Internacional;
Direito Penal;
Direito Processual Civil;
Direito Processual do Trabalho;
Direitos Humanos;
Economia e Direito;
Filosofia Geral e Jurídica;
História do Direito e do Pensamento Jurídico;
Processo Constitucional;
Ética das Profissões Jurídicas.
Para se graduar como bacharel em Direito, o aluno precisa cumprir 300 horas de estágio supervisionado na área e apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Veja também: Teste Vocacional para Direito
Quais as áreas de atuação da Advocacia?
O advogado pode atuar em diversas áreas do Direito. Em geral, o profissional começa a optar por disciplinas da área de interesse ainda durante a graduação e, depois, costuma cursar especializações. Confira abaixo as principais área de atuação dentro da Advocacia e os assuntos que elas defendem:
Direito civil: defende os interesses, os bens e a propriedade de pessoas civis;
Direito administrativo: cuida das leis que regulamentam os órgãos e poderes públicos.
Direito ambiental: atua na proteção e na qualidade do meio ambiente.
Direito comercial: aplica leis relacionadas à abertura, funcionamento e encerramento de comércios;
Direito do consumidor: defende consumidores de bens e serviços;
Direito contratual: defende pessoas físicas ou jurídicas no que diz respeito a contratos de vendas e compras de bens e serviços;
Direito de propriedade intelectual: defende os autores sobre suas obras e atua contra a falsificação;
Direito digital: defende os direitos de usuário e empresas virtuais e atua na aplicação de leis relacionados ao meio digital;
Direito penal ou criminal: defende ou acusa em casos de crimes;
Direito trabalhista e previdenciário: representa pessoas ou empresas em questões sindicais ou de aposentadoria;
Direito tributário: atua na aplicação de leis no que se refere à arrecadação de impostos e questões tributárias;
Arbitragem internacional: representa empresas e governos em disputas comerciais e fiscais entre países diferentes.
Quanto ganha um advogado?
De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), consultados pelo Quero Bolsa, um advogado no Brasil ganha em média R$ 3.728. As especialidades que oferecem os melhores salários são Áreas Especiais, Advogado de Empresa e Direito Público.
Onde estudar Direito?
Se interessou em cursar Direito? Além de escolher o curso, você também precisa pesquisar mais sobre a faculdade em que pretende ingressar e ver avaliações no Ministério da Educação (MEC).
Algumas faculdades particulares disponibilizam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se interessou? Então, dê uma olhada em algumas dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando menos:
Leia também: 12 áreas de atuação para advogados
+ 12 áreas de atuação para advogados
Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto
E você, já sabe onde fazer seu curso de Direito? Compartilha com a gente nos comentários!