Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Dúvidas sobre a BNCC? Nós respondemos a 5 perguntas para te deixar por dentro

por Thales Valeriani em 20/12/19

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma orientação para formar o currículo da educação básica. O documento foi elaborado criado em 2015 e ficou pronto em 2019.

A BNCC se aplica tanto a escolas particulares quanto a públicas. Ele foi elaborado em conjunto por profissionais da educação e houve seis meses de consulta pública sobre o seu conteúdo.

Para você ficar inteirado sobre o assunto, fizemos uma lista respondendo as cinco perguntas mais comuns sobre a BNCC. Confira:

Encontre boas escolas perto da sua casa

1. Para que serve a BNCC?

A BNCC serve para orientar a formação dos novos currículos escolares em todo o país. O documento também faz orientações em relação à formação de professores, elaboração de materiais didáticos e avaliações. Por isso, espera-se que a BNCC contribua para efetivar o direito à educação..

2. A BNCC substitui os currículos existentes?

Como a BNCC é uma base para a formação de novos currículos, mas não é um novo currículo, ela não substitui os que já existem.

O documento indica habilidades e competências que devem ser trabalhadas e desenvolvidas ao longo de toda a vida escolar da criança e do jovem. O currículo é um planejamento com mais detalhes sobre o que será ensinado em sala de aula e com os objetivos pretendidos.

3. A BNCC é a mesma para todas as regiões do Brasil?

Sim, por ser uma base nacional, a BNCC vale para as cinco regiões do país. Porém, ela indica um currículo mínimo, por isso, as secretarias estaduais de Educação podem adicionar outros conteúdos que julgarem importantes. 

4.Quais são as competências trabalhadas na BNCC?

A BNCC estabeleceu dez competências para assegurar o grupo de aprendizado tido necessário ao longo da educação básica. Veja quais são:

  • Conhecimento;
  • Pensamento científico, crítico e criativo;
  • Repertório cultural;
  • Comunicação;
  • Cultura digital;
  • Trabalho e projeto de vida;
  • Argumentação;
  • Autoconhecimento e autocuidado;
  • Empatia e cooperação;
  • Responsabilidade e cidadania.

5. Como as competências são trabalhadas em sala de aula?

Como as dez competências listadas pela BNCC precisam estar presentes em toda a vida escolar do aluno, elas precisam ser trabalhadas em conjunto com as disciplinas. Por exemplo, a competência “Responsabilidade e cidadania” pode ser trabalhada por meio de projetos ambientais nos quais os alunos precisarão assumir responsabilidades e exercer a cidadania.

Leia mais:

+ Matrícula escolar: veja o que a escola pode e o que não pode exigir
+ Como escolher uma boa escola para estudar

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54