
10 jogos de raciocínio lógico infantil: veja opções para o seu filho
Leonardo Messias | 06/02/26Buscando formas de estimular a cognição do seu pequeno desde cedo? Veja 10 opções de jogos de raciocínio lógico infantil para isso!
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma orientação para formar o currículo da educação básica. O documento foi elaborado criado em 2015 e ficou pronto em 2019.
A BNCC se aplica tanto a escolas particulares quanto a públicas. Ele foi elaborado em conjunto por profissionais da educação e houve seis meses de consulta pública sobre o seu conteúdo.
Para você ficar inteirado sobre o assunto, fizemos uma lista respondendo as cinco perguntas mais comuns sobre a BNCC. Confira:
Encontre boas escolas perto da sua casa
1. Para que serve a BNCC?
A BNCC serve para orientar a formação dos novos currículos escolares em todo o país. O documento também faz orientações em relação à formação de professores, elaboração de materiais didáticos e avaliações. Por isso, espera-se que a BNCC contribua para efetivar o direito à educação.
Leia também:
+ Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa
Como a BNCC é uma base para a formação de novos currículos, mas não é um novo currículo, ela não substitui os que já existem.
O documento indica habilidades e competências que devem ser trabalhadas e desenvolvidas ao longo de toda a vida escolar da criança e do jovem. O currículo é um planejamento com mais detalhes sobre o que será ensinado em sala de aula e com os objetivos pretendidos.
Sim, por ser uma base nacional, a BNCC vale para as cinco regiões do país. Porém, ela indica um currículo mínimo, por isso, as secretarias estaduais de Educação podem adicionar outros conteúdos que julgarem importantes.
A BNCC estabeleceu dez competências para assegurar o grupo de aprendizado tido necessário ao longo da educação básica. Veja quais são:
Como as dez competências listadas pela BNCC precisam estar presentes em toda a vida escolar do aluno, elas precisam ser trabalhadas em conjunto com as disciplinas. Por exemplo, a competência “Responsabilidade e cidadania” pode ser trabalhada por meio de projetos ambientais nos quais os alunos precisarão assumir responsabilidades e exercer a cidadania.
Leia mais:
+ Matrícula escolar: veja o que a escola pode e o que não pode exigir
+ Como escolher uma boa escola para estudar