Dúvidas USP: 5 perguntas frequentes sobre a instituição
Confira dúvidas frequentes dos estudantes sobre a USP. Veja detalhes sobre a Universidade de São Paulo e tudo o que você precisa saber na Revista Quero.
A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública estadual, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Estabelecida em 1934, a USP é reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência educacional e científica. Com uma ampla oferta, a universidade disponibiliza 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação, abrangendo todas as áreas do conhecimento.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A presença da USP se faz em 42 unidades de ensino e pesquisa, atendendo a aproximadamente 58 mil estudantes de graduação e 30 mil de pós-graduação. Além disso, contribui com mais de 20% da produção científica do Brasil.
Nesta matéria da Revista Quero, você confere cinco dúvidas recorrentes dos estudantes que estão considerando seguir – ou já ingressaram – na trajetória educacional desta instituição. Se você está prestes a iniciar sua jornada acadêmica na Universidade de São Paulo, este texto é para você. Confira!
Leia mais:
Cursos da USP com maior e menor desistência dos alunos: veja a lista
Teste Vocacional Gratuito
Como entrar na USP?
A partir de 2024, a Universidade de São Paulo (USP) oficialmente passou a oferecer três formas de ingresso para os novos estudantes: vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. As informações foram veiculadas na Revista Quero.
De acordo com a publicação, o estudante possui três possibilidades de admissão na instituição de ensino.
Vestibular Fuvest
O vestibular da Fuvest é uma das formas mais tradicionais de entrar na USP, sendo considerado o segundo maior processo de seleção universitária do Brasil. Todos os anos, os alunos interessados em tentar uma vaga na USP podem realizar a inscrição para fazer o vestibular da Fuvest.
Enem USP
O Enem USP é uma forma de ingresso na USP criada pela própria instituição para substituir as vagas que eram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nessa modalidade, é utilizada a nota do Enem como critério para selecionar os candidatos.
Provão Paulista
O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria da Educação, que será aplicada aos alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais do estado de São Paulo. A avaliação foi aplicada em novembro de 2023, com questões de múltipla escolha e redação.
+ USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado; entenda melhor
Como entrar na USP pelo Enem?
Candidatos que desejam concorrer a uma vaga na USP com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o edital do processo seletivo do Enem-USP. No ano de 2024, foram disponibilizadas 1500 vagas em diferentes cursos de graduação da USP nas modalidades ampla concorrência (AC), escola pública (EP) e pretos, pardos e indígenas (PPI).
O Enem-USP foi aprovado pelo Conselho Universitário em novembro de 2022 como a mais recente modalidade de ingresso na Universidade de São Paulo, substituindo o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), gerido pelo Ministério da Educação (MEC). O processo de inscrição ocorrerá diretamente no site da Fuvest, a instituição encarregada de todos os processos seletivos da USP.
Veja também: Datas de inscrição do Enem-Usp e Enem-Unicamp 2024 são divulgadas; veja
A USP é federal ou estadual?
Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública mantida pelo Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com uma ampla infraestrutura, a USP possui vários campi localizados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa em diferentes municípios.
+ 24 cursos mais fáceis de passar na USP
O que significa USP?
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública estadual ligada à Secretaria de Estado de Ensino Superior de São Paulo.
+ Feira de Profissões da USP: veja programação completa
Como fazer pós-graduação na USP?
A USP oferece programas de pós-graduação tanto stricto sensu, que engloba mestrados e doutorados, quanto lato sensu, como os cursos de MBA e especialização.
Os programas de pós-graduação lato sensu abrangem cursos de especialização, incluindo os MBAs, com uma carga horária mínima de 360 horas. Ao término do curso, os participantes recebem um certificado, não um diploma. Esses programas são acessíveis a graduados e requerem atendimento aos critérios estabelecidos pelas instituições de ensino.
Por outro lado, os programas de pós-graduação stricto sensu compreendem mestrados e doutorados, disponíveis para graduados que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino e pelos editais de seleção.
Os procedimentos de inscrição para os programas stricto sensu variam de acordo com cada programa, sendo necessário consultar os sites específicos de interesse para obter informações detalhadas. Cada programa possui seus próprios regulamentos e páginas web.
Para obter mais informações sobre a localização dos programas de pós-graduação da USP, visite o site da “Pró-Reitoria de Pós-Graduação” da instituição.
Além disso, aproveite para conhecer abaixo algumas das faculdades parceiras da Quero Bolsa: