Já o doutorado tem duração de 4 a 5 anos e é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área e também deseja atuar futuramente na área da pesquisa.
Normalmente nesse curso acontece uma extensão do estudo já iniciado no mestrado, então, por isso, é comum que essa seja uma segunda etapa nos estudos acadêmicos.
Ao final é apresentada uma tese inédita e, se aprovado, o estudante recebe o título de doutor.
Existe uma ordem?
É preciso ter em mente que as pós-graduações seguem uma ordem evolutiva de sua complexidade e sobrecarga, sendo os cursos de pós-graduação lato sensu os considerados “iniciais” em questão de aprofundamento em uma matéria.
Os stricto sensu são mais especializados e “complexos” em relação ao estudo de certo tópico.
Nessa última categoria, como dito anteriormente, estão o mestrado e o doutorado. O segundo é considerado como o curso mais profundo e, assim, o que necessita de uma maior dedicação do estudante em relação aos estudos.
Leia também:
+ Passo a passo para cadastrar seu currículo na plataforma lattes
+ Qual é o caminho para quem quer seguir carreira acadêmica?
Para quem deseja se dedicar à área da pesquisa e à docência, é natural procurar diretamente os cursos stricto sensu. Porém, apesar do caminho mais natural ser começar por um curso “inicial”, ou seja, pelo mestrado, existe sim a possibilidade do estudante partir diretamente para o Doutorado.
A grande questão nisso, porém, é que grande parte das instituições brasileiras só aceitam alunos para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Mas, como quase tudo na vida, existem exceções.
Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato tenham destaque, a universidade pode aceitá-lo no doutorado antes do mestrado.
Contudo, como o doutorado traz uma continuação de uma pesquisa que normalmente se inicia no mestrado, pode haver uma diminuição do conhecimento adquirido pelo estudante.
Como fazer pós com bolsa de estudo
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.