Eleições 2024: veja o que não pode levar na hora de votar
O primeiro da turno das eleições municipais 2024 acontecem no próximo domingo (6). Veja o que é proibido levar no dia!
O primeiro da turno das eleições municipais 2024 acontecem no próximo domingo (6). Veja o que é proibido levar no dia!
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 vão ocorrer no próximo domingo (6). Já o segundo turno, nas cidades que se enquadram nos critérios da Constituição Federal de 1988, está marcado para 27 de outubro.
A partir da votação, serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são mais de 153 milhões de cidadãos indo às urnas em 5.569 municípios.
Vale destacar que, no momento da votação, é preciso levar um documento com foto, que pode ser e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e CNH. Enquanto esse documento é obrigatório, existem alguns itens que são proibidos no dia da eleição. Entenda melhor a seguir!
Leia mais: Eleições 2024: qual a data do 1º e 2º turno? Confira!
+ Eleições 2024: veja a faculdade dos candidatos à prefeitura de São Paulo
O que não pode levar nas eleições?
Alguns itens são proibidos na hora de votar. Confira aqui o que não levar até as urnas:
- Celulares;
- Máquinas fotográficas;
- Filmadoras;
- Equipamentos de radiocomunicação;
- Outros objetos que comprometam o sigilo do voto.
Além disso, a aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Também é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e a utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado.
No dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som é considerado crime, assim como a realização de comício ou carreata. Persuadir o eleitorado ou realizar propaganda de boca de urna é ilegal, assim como a divulgação de propaganda de partido ou candidato. A distribuição de camisetas também é proibida.
Outro ponto importante é que, considerando que o celular é uma das proibições, para consultar os números dos candidatos, é recomendado que a pessoa anote os números em um papel, chamado “colinha”.
Veja também: Posso votar para prefeito e vereador morando no exterior?
+ Quais cidades podem ter 2º turno em 2024?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como se tornar político?
Se você tem interesse em política e quer aprofundar seus conhecimentos nessa área, a Quero Bolsa pode te auxiliar.
No site, você pode encontrar bolsas de estudo para cursos como Ciências Políticas e Direito, que oferecem uma base sólida para entender a dinâmica e a distribuição do poder no país. Clique no botão abaixo e descubra ofertas de faculdades na sua região, com descontos de até 80%.
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: