
Como acompanhar a solicitação da isenção do Enem 2025?
Juliana Gottardi | 24/04/25Entenda quem tem direito à gratuidade, como justificar ausência no Enem 2024 e como acompanhar o status da sua solicitação de isenção para o Enem 2025
Saiba como pedir o uso do nome social no Encceja e garantir o direito durante a prova
Garantido por lei desde 2014, o nome social é nome pelo qual transexuais e travestis escolheram ser chamados.
Como parte da Política de Inclusão Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante que quiser utilizar o seu Nome Social no Encceja poderá fazer a solicitação durante a inscrição!
Confira: Passo a passo da redação do Encceja
+ Encceja: o candidato precisa pagar taxa de inscrição?
Pessoas que se identificam com o nome social e desejam ser reconhecidas assim durante o Encceja 2025 devem seguir um procedimento simples, mas com atenção ao prazo. O primeiro passo é garantir que o nome social esteja cadastrado corretamente na Receita Federal, pois essa informação será usada no sistema de inscrição do exame.
Durante o período de inscrição — de 21 de abril a 2 de maio de 2025 — o participante deve assinalar a opção de uso do nome social no sistema do Encceja, disponível em enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O nome social será então utilizado nos documentos e materiais do exame, como cartão de confirmação e lista de presença.
Importante: o nome social não poderá ser alterado no sistema do Encceja após o envio da inscrição. Se houver divergência entre o nome social usado no sistema e o cadastrado na Receita Federal, o participante deve primeiro atualizar os dados diretamente com a Receita antes de se inscrever.
Fora do prazo de inscrição, não é possível solicitar ou modificar o uso do nome social. Portanto, é essencial respeitar o cronograma para garantir o direito ao tratamento adequado durante a aplicação da prova.
Essa prova avalia pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade correta para para que elas possam obter o diploma de conclusão do nível básico de ensino.
Com isso, aquele que for aprovado poderá ingressar no Ensino Superior, assim como melhorar as suas chances no mercado de trabalho.
Leia mais: Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?
+ Encceja: confira 4 modelos de redação nota 10
Segundo o edital mais recente do Encceja, poderão realizar o exame aqueles que se encaixarem nas seguintes exigências:
Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova.
Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova
Para facilitar a avaliação de cada nível de ensino, o Encceja é dividido em duas partes: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Veja qual é a diferença entre cada uma:
Encceja Ensino Fundamental: deverá realizar essa prova aquele que não concluiu o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) na idade adequada e que tenha completado 15 anos até a data de aplicação da prova.
Quer se preparar para o Encceja com organização e foco? Baixe agora o Plano de Estudo gratuito da Quero Bolsa e monte sua rotina semanal. Ele é ideal para quem quer estudar sozinho e conquistar a certificação!
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.