O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, confirmou em entrevista à Agência Brasil que as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão mantidas e que o órgão adotou medidas de segurança para evitar que a prova seja adiada novamente.
"Nós nos preparamos para fazer uma prova em ambiente de pandemia. Temos a segurança [de] que a prova deve ser feita e que as condições de aplicação são adequadas, são as que precisam ser tomadas", afirmou Lopes.
O presidente do Inep também relembrou a importância da manutenção das datas para garantir o acesso ao Ensino Superior e garantiu que há condições de aplicar a prova em um ambiente seguro: "Há universidades que estão usando exclusivamente a nota do Enem como meio de acesso ao ensino superior, e isso é importante porque, em vez de o aluno sair de casa para fazer várias provas, ele sai para fazer o Enem. Dada a nossa capacidade de organização e o tamanho do Enem – são 5,8 milhões de pessoas inscritas este ano –, temos condições de oferecer um ambiente seguro de prova que, eventualmente, uma faculdade menor não conseguiria."
As provas, que seriam realizadas em outubro e novembro de 2020, foram adiadas por conta da pandemia de covid-19. Entretanto, devido ao novo aumento dos casos e à proximidade das datas da prova, estudantes subiram a hashtag #AdiaEnem para pedir que o governo postergue a aplicação do Enem Impresso e Digital.
Veja também: Calendário do Enem 2020
Medidas de segurança
Para garantir a segurança dos participantes, o Inep divulgou em meados de 2020 novos editais do Enem com protocolos que devem ser seguidos para evitar a contaminação. O uso de máscara facial, por exemplo, será obrigatório, da entrada até a saída do local de prova. Caso o partipante retire a máscara durante o exame, será eliminado.
O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, será eliminado do Exame.
Além disso, a máscara deve cobrir totalmente do nariz até a boca do candidato e será permitido levar uma máscara reserva para troca durante a prova.
O edital também aponta que a ida ao banheiro deverá ser feita seguindo "os protocolos de prevenção à Covid-19" e indica que o participante deve lavar as mãos ao entrar e sair do banheiro.
Candidatos que pertencem a grupos de risco realizarão a prova em salas separadas, já aqueles que forem contaminados dias antes do exame não devem comparecer à aplicação e poderão solicitar ao Inep para participar da reaplicação do Enem.
Vestibular em tempos de Covid-19: veja os protocolos sanitários do Enem, Fuvest, Unicamp e Unesp