Atualizado em 11/11/2021
Com a chegada da época de vestibulares, uma das preocupações dos estudantes são as regras e orientações de conduta estabelecidas pelos órgãos organizadores. Afinal, ninguém quer correr o risco de ser eliminado do vestibular por algum comportamento inadequado, não é mesmo?
Este ano, com a pandemia de Covid-19, há novos pontos de atenção para os vestibulandos: os protocolos de biossegurança, definidos com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veja também
+ Encontre bolsas de estudo para graduação

Para os estudantes que irão encarar as provas do Enem, Unicamp, Fuvest e Unesp, em janeiro, a principal regra é o uso obrigatório de máscara facial durante todo o período de aplicação da prova, do momento da entrada até a hora da saída do local de prova. Os candidatos que não estiverem utilizando máscara serão desclassificados.
Os editais e manuais do candidato desses exames também orientam para que os estudantes mantenham o distanciamento social e façam a higienização frequente das mãos. Para os candidatos que tenham testado positivo para Covid-19, estejam com suspeita da doença ou tiveram contato com alguém doente ou com suspeita, a orientação é de que não compareçam ao local de prova.
Protocolos sanitários: Unicamp
Nos próximos dias 6 e 7 de janeiro, mais de 70 mil candidatos irão prestar o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para garantir a segurança da prova, a Comvest, comissão que realiza a prova, dividiu os candidatos em dois dias de provas e dobrou o número de salas.
Uma das orientações da Comvest é que os candidatos levem máscaras extras e um recipiente para guardar ou descartar as máscaras usadas, pois não poderão ser descartadas em área comum. Veja outros protocolos do exame:
Os candidatos devem manter o distanciamento social de 1,5 metro dentro e fora das salas;
Os banheiros serão higienizados constantemente e o acesso a eles será controlado;
Haverá termômetros nas salas de aplicação para uso eventual, no caso de ser necessário medir candidatos em situação de saúde suspeita.
Protocolos sanitários: Fuvest
Para os candidatos que pretendem ingressar na Universidade de São Paulo (USP), os protocolos serão mais rigorosos. Ao entrar na sala da prova, os candidatos deverão fazer a desinfecção da própria carteira com um lenço umedecido com álcool 70% - que será fornecido pela Fuvest, órgão que organiza o vestibular.
Os estudantes também irão receber saquinhos de papel para guardar suas máscaras usadas. Além disso, será disponibilizado álcool gel 70% tanto nas salas quanto nos banheiros dos locais de prova.
Diferentemente de outros vestibulares, os candidatos só poderão consumir líquidos dentro da sala. O consumo de alimentos será feito fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.
Veja outras orientações sanitárias da Fuvest:
Será mantido o distanciamento social de 1,5 metro entre as carteiras;
As portas e janelas deverão permanecer permanentemente abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados;
Todos os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield.
Protocolos sanitários: Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será o único vestibular que realizará a reaplicação da prova aos estudantes atestados com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas nos dias de prova, mediante a apresentação da documentação necessária.
Além do uso obrigatório de máscara, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os estudantes depositem as máscaras descartáveis usadas de forma segura nas lixeiras do local de provas.

Veja outras medidas de segurança do Enem:
Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas;
A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas;
As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.
Protocolos sanitários: Unesp
A Fundação Vunesp, que realiza o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), até o momento, ainda não divulgou protocolos de segurança específicos, para além do uso de máscara obrigatório e do respeito ao distanciamento social.
Assim como no vestibular da Unicamp, a Vunesp orienta para que os candidatos levem máscaras de proteção facial reserva e um saco plástico para acondicionamento ou descarte das máscaras usadas.
Leia também:
+ 10 citações sobre violência para usar na redação do Enem
+ 12 candidatos que todo mundo encontra na sala de prova do Enem
Esquenta Enem 2021
Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero, em parceria com o Anglo Vestibulares, preparou o Esquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.
Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!