logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Vestibular em tempos de Covid-19: veja os protocolos sanitários do Enem, Fuvest, Unicamp e Unesp

por Giovana Murça em 01/01/21

Atualizado em 11/11/2021

Com a chegada da época de vestibulares, uma das preocupações dos estudantes são as regras e orientações de conduta estabelecidas pelos órgãos organizadores. Afinal, ninguém quer correr o risco de ser eliminado do vestibular por algum comportamento inadequado, não é mesmo?

Este ano, com a pandemia de Covid-19, há novos pontos de atenção para os vestibulandos: os protocolos de biossegurança, definidos com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

protocolos sanitários

Para os estudantes que irão encarar as provas do Enem, Unicamp, Fuvest e Unesp, em janeiro, a principal regra é o uso obrigatório de máscara facial durante todo o período de aplicação da prova, do momento da entrada até a hora da saída do local de prova. Os candidatos que não estiverem utilizando máscara serão desclassificados.

Os editais e manuais do candidato desses exames também orientam para que os estudantes mantenham o distanciamento social e façam a higienização frequente das mãos. Para os candidatos que tenham testado positivo para Covid-19, estejam com suspeita da doença ou tiveram contato com alguém doente ou com suspeita, a orientação é de que não compareçam ao local de prova

Protocolos sanitários: Unicamp

Nos próximos dias 6 e 7 de janeiro, mais de 70 mil candidatos irão prestar o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para garantir a segurança da prova, a Comvest, comissão que realiza a prova, dividiu os candidatos em dois dias de provas e dobrou o número de salas.

Uma das orientações da Comvest é que os candidatos levem máscaras extras e um recipiente para guardar ou descartar as máscaras usadas, pois não poderão ser descartadas em área comum. Veja outros protocolos do exame:

  • Os candidatos devem manter o distanciamento social de 1,5 metro dentro e fora das salas;

  • Os banheiros serão higienizados constantemente e o acesso a eles será controlado;

  • Haverá termômetros nas salas de aplicação para uso eventual, no caso de ser necessário medir candidatos em situação de saúde suspeita.

Protocolos sanitários: Fuvest

Para os candidatos que pretendem ingressar na Universidade de São Paulo (USP), os protocolos serão mais rigorosos. Ao entrar na sala da prova, os candidatos deverão fazer a desinfecção da própria carteira com um lenço umedecido com álcool 70% - que será fornecido pela Fuvest, órgão que organiza o vestibular.

Os estudantes também irão receber saquinhos de papel para guardar suas máscaras usadas. Além disso, será disponibilizado álcool gel 70% tanto nas salas quanto nos banheiros dos locais de prova.

Diferentemente de outros vestibulares, os candidatos só poderão consumir líquidos dentro da sala. O consumo de alimentos será feito fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

Veja outras orientações sanitárias da Fuvest:

  • Será mantido o distanciamento social de 1,5 metro entre as carteiras;

  • As portas e janelas deverão permanecer permanentemente abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados;

  • Todos os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield.

Protocolos sanitários: Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será o único vestibular que realizará a reaplicação da prova aos estudantes atestados com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas nos dias de prova, mediante a apresentação da documentação necessária.

Além do uso obrigatório de máscara, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os estudantes depositem as máscaras descartáveis usadas de forma segura nas lixeiras do local de provas. 

protocolos sanitários

Veja outras medidas de segurança do Enem:

  • Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas;

  • A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas;

  • As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.

Protocolos sanitários: Unesp

A Fundação Vunesp, que realiza o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), até o momento, ainda não divulgou protocolos de segurança específicos, para além do uso de máscara obrigatório e do respeito ao distanciamento social.

Assim como no vestibular da Unicamp, a Vunesp orienta para que os candidatos levem máscaras de proteção facial reserva e um saco plástico para acondicionamento ou descarte das máscaras usadas.

Leia também:
+ 10 citações sobre violência para usar na redação do Enem
+ 12 candidatos que todo mundo encontra na sala de prova do Enem

Esquenta Enem 2021

Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero, em parceria com o Anglo Vestibulares, preparou o Esquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.

Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!

Participar do Esquenta Enem 2021


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54