Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Enem 2020: Jair Bolsonaro afirma que prova pode ser adiada

Entretanto, o presidente da República quer que o Enem seja realizado ainda neste ano

Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (13), em entrevista coletiva na portaria do Palácio do Planalto, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pode ser adiado, por conta da pandemia de coronavírus. Porém, ele quer que a prova seja realizada ainda neste ano.

“Estou conversando com o Weintraub. Se for o caso atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano”, afirmou o presidente da República.

Na internet, estudantes, entidades estudantis e universidades pedem que o Enem seja adiado. Inclusive, há diversos abaixo-assinados exigem que o exame seja postergado. 

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou um relatório que aponta que estudantes do Ensino Médio podem ser prejudicados na prova, visto que muitos estão com as aulas suspensas ou com ensino remoto. 

Por sua vez, Abraham Weintraub, ministro da Educação, pediu para líderes do senado que a prova ainda não seja adiada, e que o calendário seja reavaliado apenas em julho ou agosto. 

As inscrições do Enem 2020 estão abertas desde a última segunda-feira (11) e já registraram mais de 1,5 milhão de inscritos. Lembrando que a prova é considerada o maior vestibular brasileiro e seleciona estudantes para os programas do governo de acesso ao Ensino Superior: Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja também: Enem 2020 deve ser adiado, segundo especialistas

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações