Enem 2023 e tecnologia: o que a prova deste ano trouxe sobre o tema
Os dois dias do Enem 2023 já aconteceram. Hora de checar o que o exame trouxe sobre tecnologia nesta edição.
Os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já passaram. Mas sabemos que muitos candidatos ficam ansiosos pelos resultados oficiais, que saem somente em janeiro de 2024, segundo o Instituito Nacional de (Inep).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ 50 melhores faculdades de TI, segundo o MEC
Ainda assim, ao menos eles já podem ter uma ideia de como se saíram, já que o gabarito oficial já foi dispobilizado no portal do Inep.
Mas além de saber como se saíram, é importante entender a dimensão e abordagem da prova deste ano. Muitos professores notaram como a prova seguiu o padrão dos últimos anos e trouxe novamente temas muito importantes, indo além da temática escolhida pela redação.
Diferentes questões abordaram assuntos relacionados a problemas sociais, conflitos, e até mesmo, sobre tecnologia e modernidade. E é sobre isso que a Revista Quero vai falar com os vestibulando hoje: vamos conferir tudo que o Enem nos trouxe sobre o universo da tecnologia?
Veja mais: Gabarito oficial do Enem 2023 é divulgado hoje (14); acesse já
+ Melhores cursos tecnológicos, segundo o Guia da Faculdade
Para começarmos essa análise sobre as questões que trataram de tecnologia no Enem 2023, vamos partir do primeiro dia de prova. No total, foram três questões que falavam sobre tecnologia e que chamaram a atenção dos candidatos nesta primeira etapa. Foram elas:
Questão 13 – E-sports
Ah, importante citarmos que a ordem das questões aqui está seguindo o caderno de prova rosa, ok? Então vamos lá!
O texto da questão foi retirado do blog Chico Terra. Ele fala sobre a indústria dos e-sports, os famosos esportes eletrônicos, que contam com um mercado em expansão no Brasil e no Mundo.
Segundo o trecho, essa área conta com ainda mais espaço de crescimento no país. E pensando nisso, ao finalizarem a leitura da questão, os candidatos deveriam utilizar da sua interpretação e indicar em que contexto o esporte eletrônico é apresentado no texto.
Veja a questão abaixo:
Questão 39 – Bots, Automações e Perfis Falsos
Também na prova de linguagens do primeiro dia de Enem, a questão 39 trouxe uma discussão a respeito dos bots: aqueles programas automatizados que realizam tarefas específicas na internet, geralmente, de forma repetitiva – podendo até virar um spam. Você certamente já lidou com algum deles nas redes sociais, já que eles se disfarçam de perfis legítimos. E é justamente disso que a questão tratava.
O texto apresentado falava sobre essas contas e perfis falsos nas redes sociais onde há a atuação de bots. Um problema que se agravou com o envio desenfreado de mensagens e notificações para o usuário, e é utilizado até mesmo para aplicar golpes.
Veja a questão:
Questão 90 – Inteligência Artificial (IA) e Assistentes Pessoais
Dessa vez na prova de ciências humanas, a última questão do dia veio falar sobre sociedade e a influência que as inteligências artificiais têm no dia a dia das pessoas, especialmente quando falamos de mercado de trabalho.
Notou-se nos últimos anos como a influência da inteligência artificial tem se aprofundado e crescido no meio social, fazendo parte até do poder de decisão das pessoas em questões que vão da vida pessoal até o ambiente de trabalho. No caso, o texto usou como exemplo o uso das assistentes virtuais, e até citou alguns dos benefícios do uso dessas inteligências.
No entanto, entende-se que também há questões negativas, que incluem a preocupação com a privacidade dos usuários, receio da perda de empregos devido aos processos automatizados por IA, conforme citado na questão, e outros problemas envolvendo o algoritmo dessas inteligências que podem muitas vezes perpetuar desigualdades.
Fora o principal ponto de preocupação: a dependência tecnológica, que pode tirar a autonomia humana de sua tarefas e deveres. Algo bastante recente sendo citado no Enem.
Confira a questão na íntegra:
Saiba também: + Inteligência Artificial no mercado de trabalho: veja o impacto nas áreas + Como trabalhar com inteligência artificial? Veja os requisitos da área
A partir do segundo dia de prova, vamos nos guiar pela prova de cor amarela, está bem? Nesta segunda etapa do exame, tivemos os seguintes temas relacionados à tecnologia:
Questão 92 – Discos ópticos CD, DVD e comprimentos de onda
Uma tecnologia que não é muito novidade, mas fez parte da vida da gerações que antecederam a famosa “Alfa” apareceu por aqui: a maneira de gravar CDs e DVDs com laser infravermelho.
Na questão, os alunos deveriam distinguir em qual região do espectro estaria o comprimento de onda do laser.
Vamos conferir a questão:
Questão 93 – Bluetooth
Na prova de matemática do Enem 2023, o querido Bluetooth apareceu. Como o próprio enunciado da questão – que propõe um problema envolvendo intensidade e potências -, afirma: “o bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, de curto alcance, presente em diferentes dispositivos eletrônicos de consumo.”
Dessa maneira, dispositivos diferentes podem se comunicar entre si, recebendo e enviando arquivos, documentos, músicas, entre outros.
Questão 99 – Tecnologia de Desenvolvimento de Vacinas
Agora, vamos falar de biologia. Mais especificamente sobre uma parte da biologia que lida bastante com tecnologia: na criação de vacinas. Ouvimos falar muito sobre isso nos últimos anos, ainda mais contando com uma pandemia no meio do caminho. Você certamente ouviu nos jornais e mesmo na escola sobre o DNA e o RNA mensageiro, cujo último citado, foi utilizado para desenvolver a vacina contra a Covid-19.
Nessa questão, os alunos deveriam entender sobre o trabalho do RNA mensageiro no organismo, para explicar como a imunização acontecia após aplicação da vacina.
Veja melhor a questão:
Questão 115 – Ondas Eletromagnéticas
Hora de conversar sobre física. Já ouviu falar de magnetismo, ondulatória e outros termos da física? De certa forma, eles fazem parte dessa questão, que apesar de contar com muita interpretação, precisa da teoria bem estudada.
Na questão, o candidato deveria demonstrar entendimento sobre a interferência de ondas eletromagnéticas na comunicação via rádio, e para isso, foi colocado um suposto cenário baseado em um acontecimento cotidiano: viagens de avião e o uso de celulares.
Observe o texto:
Além disso, a prova ainda chegou a tratar de radiografia, jogos digitais, senhas e aplicativos, luminosidade, entre outros. E aí? Você estaria preparado para participar desta edição do Enem?
Como entrar na faculdade sem depender do Enem?
É fácil! Você pode garantir sua entrada em uma instituição de ensino superior sem a nota do Enem! Como? Fazendo o ingresso direito na faculdade, pelo ingresso direito. Sendo assim, com ou sem a nota do exame, você pode garantir as melhores opções para começar seus estudos.
Na Quero Bolsa existem bolsas de estudo de até 80% para graduação. Confira:
Baixar plano de estudo gratuito
São mais de 1.000 faculdades participantes:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Confira também: + Pós-Graduação em TI: conheça 7 cursos de especialização em Tecnologia
+ 10 profissões em alta na área de Tecnologia