Nesta terça-feira (14), às 19h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o gabarito oficial doExame Nacional do Ensino Médio (Enem)2023, juntamente com os Cadernos de Questões.
A data de divulgação do gabarito do Enem foi antecipada, conforme anunciado em coletiva de imprensa pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto, Manuel Palacios. Antes,o gabarito seria divulgado no dia 24 de novembro.
O gabarito oficial do Enem 2023 e também os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep, neste link. Para baixar o gabarito, basta entrar nesta página, clicar na aba “2023” e selecionar o gabarito referente à cor da prova que você fez.
Além disso, neste mesmo site é possível visualizar os gabaritos das provas do Enem nas versões ampliadas, superampliada, em braile, ledor e libras.
Confira o PDF do gabarito das quatro cores de prova abaixo:
Além disso, é importante destacar que, mesmo sabendo exatamente quantas questões você acertou no Enem, ainda não é possível saber sua nota final. Para saber a nota final exata, é preciso esperar a divulgação do resultado do Enem, que será apenas em janeiro.
Isso porque o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não apenas o número de respostas corretas, mas também a dificuldade dos itens e a coerência das respostas dos participantes. Dessa forma, a nota pode variar muito dependendo de quais questões o candidato acertou e quais errou.
Já o resultado oficial do Enem 2023 vai ser divulgado somente no dia 16 de janeiro de 2024, de acordo com o edital da prova.
Vale lembrar que o Inep pode alterar a data, tanto que, na edição de 2022, o resultado foi antecipado em quatro dias, por exemplo. Fique tranquilo, pois caso o resultado seja antecipado, pela Revista Quero você ficará sabendo imediatamente.
Se sua nota do Enem não foi o que você esperava, não precisa se desesperar. Isso porque existem outros meios de ingressar no Ensino superior e a Quero Bolsa é um exemplo disso.
A plataforma oferecebolsas de estudo de até 80%para cursos de graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Confira: