Os pedidos de atendimento especializado para os inscritos no Enem 2024 aumentaram 72,5% em relação ao ano passado, totalizando 65.758 solicitações. Essas solicitações abrangem desde lactantes até pessoas com deficiência (PcDs), de acordo com o Jornal O Globo.
A maior quantidade de solicitações foi para déficit de atenção, totalizando cerca de 30 mil pedidos.
Nas provas realizadas em 3 e 10 de novembro, o Enem disponibilizou 115.501 recursos de acessibilidade, uma vez que um mesmo estudante pode necessitar de múltiplos auxílios.
O recurso mais solicitado foi o tempo adicional de 60 minutos (42.929), seguido pela correção diferenciada (20.201) e pelo auxílio para leitura (16.348).
4.1 O Inep, nos termos da legislação, assegurará o(s) recurso(s) de acessibilidade e/ou tratamento pelo nome social para participantes que o(s) requeiram, desde que comprovem a necessidade.
4.2 O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição:
4.2.1 Informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica.
4.2.1.1 O participante que solicitar atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, medidor de glicose e bomba de insulina. Os recursos serão vistoriados pelo chefe de sala.
Em 2019, o Enem oferecia 16 recursos diferentes para garantir atendimento especializado aos candidatos. Cinco anos depois, a acessibilidade foi ampliada, e atualmente, já são atendidas ao menos 34 especificidades.
O atendimento especializado deve ser solicitado no ato da inscrição, que em 2024 ocorreu entre os dias 27 de maio e 14 de junho. Caso a solicitação seja negada, há a possibilidade do candidato entrar com recurso. Confira o passo a passo:
Acessar o sistema de inscrição:
No momento da inscrição, o participante deve acessar o sistema e fornecer as seguintes informações: CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço.
Acessar a aba de atendimento
Após inserir os dados iniciais, o sistema abrirá a aba “Atendimentos”.
Se precisar de atendimento especializado, o participante deve selecionar a opção “Preciso” e clicar no botão “Próximo”.
Escolher o atendimento especializado
Na tela seguinte, o participante verá uma lista de condições que justificam o atendimento especializado. Entre as opções oferecidas pelo Inep estão: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso ou outra condição específica.
Selecionar os recursos de acessibilidade necessários
Depois de escolher a condição, o sistema abrirá uma aba com uma lista de recursos de acessibilidade disponíveis, ajustados para a condição selecionada na etapa anterior.
Horários do segundo dia do Enem 2024
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída permitida sem o caderno de questões: a partir das 15h30
Saída permitida com o caderno de questões: a partir das 18h
Término das provas: 18h30
Término para participantes com tempo adicional: 19h30
A Quero Bolsa, em parceria com o Curso Anglo, disponibiliza o gabarito extraoficial do Enem 2024, com correção em tempo real pelos professores assim que o caderno de questões for liberado.
Confira suas respostas logo após o exame acessando abaixo:
Imagina entrar na faculdade sem precisar do Enem? Pela Quero Bolsa, é possível!
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos, em milhares de universidades brasileiras parceiras. Muitas não exigem a nota do Enem.
Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo:
As informações sobre o aumento dos pedidos de atendimento especializado em 2024, que estão presentes nesta publicação, foram veiculadas primeiramente pelo Jornal O Globo.