
Enem 2025: do Labubu à adultização, como usar atualidades na redação?
Isabella Baliana | 19/09/25Labubu, adultização e outros temas da atualidade podem ser usados como repertório na redação do Enem; entenda!
Labubu, adultização e outros temas da atualidade podem ser usados como repertório na redação do Enem; entenda!
Em resumo:
Quer entender mais? Continue na leitura!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, tem a redação como uma das partes mais aguardadas e desafiadoras da prova.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Embora o tema da redação do Enem seja definido entre maio e junho, isso não significa que os eventos e debates mais recentes não possam ser utilizados na construção do texto.
Pelo contrário, como explica Tanay Gonçalves, professora de Redação da Plataforma Professor Ferretto, temas atuais, como fenômenos culturais, sociais e tecnológicos (as famosas “trends”), podem ser inseridos de forma estratégica para enriquecer a argumentação e aumentar as chances de uma boa nota.
Confira, abaixo, como conectar alguns dos tópicos famosos da atualidade à redação do Enem e usá-los de maneira eficaz.
Um tema que ganhou destaque recentemente foi o debate sobre a adultização e erotização de crianças nas redes sociais, especialmente após denúncias feitas pelo influenciador Felca.
Esse tópico pode ser usado como repertório para aprofundar e embasar discussões sobre proteção infantil, trabalho infantil virtual ou superexposição nas redes.
“O tema da exposição das crianças na internet já era possível de aparecer. Agora, a discussão sobre adultização e erotização é um repertório farto que entra como atualidade para enriquecer uma redação. Seja sobre infância, trabalho infantil virtual ou superexposição de crianças, esses elementos ajudam a contextualizar melhor o argumento”, afirma a professora.
Outro exemplo são as febres de consumo, como o boneco Labubu ou fenômenos virais recentes como o Morango do Amor.
Para a especialista, esses casos ilustram padrões de comportamento do século 21, em que redes sociais influenciam diretamente a forma de consumir e podem ser usados para fortalecer a argumentação na redação.
“Podemos citar essas modas de consumo para discutir como se moldam desejos a partir das redes sociais. Muitas vezes não sabemos se algo é de fato um gosto individual ou apenas seguir uma tendência imposta. Esse repertório de atualidades ajuda a enriquecer a discussão em temas ligados a consumo, sociedade ou cultura”, explica Tanay.
Veja: Qual o tempo ideal para fazer uma redação do Enem?
+ 10 documentários brasileiros para citar na redação do Enem 2025
A professora Tanay lembra ainda que repertório não significa apenas citar filósofos ou obras clássicas. Notícias, discussões recentes e fenômenos culturais também cumprem esse papel.
“As atualidades também contam como repertório. Elas servem para ilustrar, contextualizar e mostrar que o estudante está conectado com o que acontece no mundo. Esse é um diferencial importante para quem busca uma redação bem avaliada”, recomenda.
Mais temas da atualidade que podem cair na redação:
Como usar as músicas da Lady Gaga na redação do Enem
Se você vai fazer o Enem 2025, é importante aproveitar o tempo restante para otimizar sua preparação. Pensando nisso, a Quero Bolsa criou uma comunidade 100% gratuita que te apoia trazendo materiais de estudo, guias de redação, indicações e dicas. Participe:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.