Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Enem 2025: do Labubu à adultização, como usar atualidades na redação?

Labubu, adultização e outros temas da atualidade podem ser usados como repertório na redação do Enem; entenda!

Em resumo:

  • Uso de atualidades na redação do Enem: Fenômenos atuais como a adultização infantil e o boneco Labubu podem ser utilizados como repertório na redação para fortalecer argumentos e contextualizar o tema proposto.
  • Exemplos de temas atuais: Além das “trends”, outros tópicos como mudanças climáticas, saúde mental, inclusão e inteligência artificial são relevantes para a construção da redação.
  • Importância de repertório atualizado: Citar atualidades, e não apenas filósofos clássicos, ajuda a mostrar que o candidato está conectado com o mundo contemporâneo, diferenciando sua redação na avaliação do Enem.

Quer entender mais? Continue na leitura!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, tem a redação como uma das partes mais aguardadas e desafiadoras da prova.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Embora o tema da redação do Enem seja definido entre maio e junho, isso não significa que os eventos e debates mais recentes não possam ser utilizados na construção do texto.

Pelo contrário, como explica Tanay Gonçalves, professora de Redação da Plataforma Professor Ferretto, temas atuais, como fenômenos culturais, sociais e tecnológicos (as famosas “trends”), podem ser inseridos de forma estratégica para enriquecer a argumentação e aumentar as chances de uma boa nota.

Imagem mostrando produtos populares, como o boneco Labubu, que virou trend e febre de consumo e pode ser usado como exemplo de atualidade na redação do Enem para discutir tendências de consumo influenciadas pelas redes sociais.
Boneco Labubu, que virou trend, pode ser usado como repertório para abordar tendências de consumo influenciadas pelas redes sociais na redação do Enem.

Enem 2025: TOP 5 assuntos que mais caem em cada matéria

+ Quando sai o local de prova do Enem 2025?

Exemplos de atualidades que podem ser abordadas na redação do Enem

Confira, abaixo, como conectar alguns dos tópicos famosos da atualidade à redação do Enem e usá-los de maneira eficaz.

Adultização e infância digital

Um tema que ganhou destaque recentemente foi o debate sobre a adultização e erotização de crianças nas redes sociais, especialmente após denúncias feitas pelo influenciador Felca.

Esse tópico pode ser usado como repertório para aprofundar e embasar discussões sobre proteção infantil, trabalho infantil virtual ou superexposição nas redes.

“O tema da exposição das crianças na internet já era possível de aparecer. Agora, a discussão sobre adultização e erotização é um repertório farto que entra como atualidade para enriquecer uma redação. Seja sobre infância, trabalho infantil virtual ou superexposição de crianças, esses elementos ajudam a contextualizar melhor o argumento”, afirma a professora.

Labubu, consumo e redes sociais

Outro exemplo são as febres de consumo, como o boneco Labubu ou fenômenos virais recentes como o Morango do Amor.

Para a especialista, esses casos ilustram padrões de comportamento do século 21, em que redes sociais influenciam diretamente a forma de consumir e podem ser usados para fortalecer a argumentação na redação.

“Podemos citar essas modas de consumo para discutir como se moldam desejos a partir das redes sociais. Muitas vezes não sabemos se algo é de fato um gosto individual ou apenas seguir uma tendência imposta. Esse repertório de atualidades ajuda a enriquecer a discussão em temas ligados a consumo, sociedade ou cultura”, explica Tanay.

Veja: Qual o tempo ideal para fazer uma redação do Enem?

+ 10 documentários brasileiros para citar na redação do Enem 2025

Dica: busque repertório além de filósofos

A professora Tanay lembra ainda que repertório não significa apenas citar filósofos ou obras clássicas. Notícias, discussões recentes e fenômenos culturais também cumprem esse papel.

“As atualidades também contam como repertório. Elas servem para ilustrar, contextualizar e mostrar que o estudante está conectado com o que acontece no mundo. Esse é um diferencial importante para quem busca uma redação bem avaliada”, recomenda.

Mais temas da atualidade que podem cair na redação:

  • Mudanças climáticas e seus impactos: o aumento de desastres naturais, como tempestades, incêndios florestais e secas, reflete os efeitos das mudanças climáticas. Esse tema pode ser usado para discutir a urgência de políticas ambientais, a responsabilidade dos governos e as alternativas sustentáveis para preservar o planeta.
  • Saúde mental e trabalho: estresse, burnout e ansiedade têm se tornado cada vez mais comuns no ambiente de trabalho A pressão por produtividade e modelos de escalas como a 6×1 afetam a saúde mental dos trabalhadores. Esse tema pode ser utilizado para discutir a necessidade de ambientes de trabalho mais saudáveis e políticas de apoio à saúde mental.
  • Diversidade e inclusão nas empresas e na sociedade: a crescente valorização da diversidade e inclusão, especialmente em ambientes de trabalho, é um tema relevante. Pode-se discutir como a inclusão de diferentes grupos, como mulheres, negros e pessoas com deficiência, fortalece a sociedade e as organizações, promovendo igualdade de oportunidades.
  • Inteligência Artificial e Ética: a crescente utilização de inteligência artificial (IA) em diversas áreas, como saúde, educação, transporte e até no setor público, traz à tona questões éticas sobre privacidade, segurança e desemprego tecnológico. Esse é um tema relevante que pode ser utilizado para discutir os avanços da tecnologia e os desafios éticos que surgem com sua implementação.
  • Analfabetismo no século XXI: embora o Brasil tenha avançado na educação, o analfabetismo ainda é um problema significativo, especialmente nas regiões mais carentes. Este tema pode ser utilizado para discutir o impacto da falta de educação básica na sociedade, o papel das políticas públicas e ainda se relacionar com questões como analfabetismo digital.

Como usar as músicas da Lady Gaga na redação do Enem

+ 15 melhores citações de Paulo Freire para usar na redação

+ Enem 2025: veja 10 possíveis temas de redação

Preparadão Enem

Se você vai fazer o Enem 2025, é importante aproveitar o tempo restante para otimizar sua preparação. Pensando nisso, a Quero Bolsa criou uma comunidade 100% gratuita que te apoia trazendo materiais de estudo, guias de redação, indicações e dicas. Participe:

Como estudar com bolsa de estudo

Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?

A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações