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Vestibular e Enem

10 documentários brasileiros para citar na redação do Enem 2025

Em 7 de agosto é celebrado o Dia do Documentário Brasileiro, data que destaca a importância do gênero para a memória e debate social no país.

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Imagem: Freepik

Para estudantes que se preparam para o Enem 2025 ou outros vestibulares, essas produções audiovisuais podem servir de repertório sociocultural na redação, contribuindo para a construção de argumentos sólidos e contextualizados.

A seguir, listamos 10 documentários brasileiros que podem ser citados na redação, com sugestões de temas e eixos temáticos com os quais se conectam:

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1. Cabra Marcado para Morrer (Eduardo Coutinho)

Aborda a reforma agrária, a repressão política e a violência no campo. É útil em redações sobre desigualdade fundiária, direitos humanos e memória política.

Temas possíveis: luta pela terra, ditadura militar, direitos dos trabalhadores rurais.

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2. Ônibus 174 (José Padilha)

Explora as falhas do sistema social, o abandono estatal e a violência urbana a partir de um caso real. Pode ser citado em temas sobre exclusão social, segurança pública e invisibilidade social.

Temas possíveis: desigualdade, violência urbana, falência das políticas públicas.

3. Aruanda (Linduarte Noronha)

Documenta a vida em um quilombo no sertão da Paraíba. Relevante para questões raciais, ancestralidade, cultura popular e resistência de comunidades tradicionais.

Temas possíveis: racismo estrutural, comunidades tradicionais, cultura afro-brasileira.

4. O País de São Saruê (Vladimir Carvalho)

Mostra as condições de vida no sertão e os impactos da seca. Pode embasar textos sobre pobreza, desenvolvimento regional e políticas públicas.

Temas possíveis: desigualdade regional, exclusão social, meio ambiente e políticas de combate à seca.

5. Uma Noite em 67 (Ricardo Calil e Renato Terra)

Analisa o contexto político e cultural da música brasileira durante a ditadura. Útil para reflexões sobre censura, arte como resistência e liberdade de expressão.

Temas possíveis: cultura e política, liberdade artística, resistência cultural.

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6. Jogo de Cena (Eduardo Coutinho)

Questiona os limites entre realidade e representação. Serve para discussões sobre identidade, gênero, narrativa e verdade.

Temas possíveis: lugar de fala, representação social, identidade feminina.

7. Ilha das Flores (Jorge Furtado)

Denuncia a desigualdade social e o desperdício a partir da trajetória de um tomate. Pode ser usado em temas sobre consumismo, fome e exclusão.

Temas possíveis: desigualdade econômica, segurança alimentar, capitalismo e consumo.

8. Santiago (João Moreira Salles)

Reflete sobre memória, classe social e invisibilidade do trabalho doméstico. Aplicável a debates sobre relações sociais, elitismo e identidade.

Temas possíveis: memória, invisibilidade social, hierarquias de classe.

9. O Sal da Terra (Wim Wenders e Juliano Salgado)

Acompanha o trabalho fotográfico de Sebastião Salgado sobre questões humanitárias e ambientais. É referência para temas globais como imigração, degradação ambiental e direitos humanos.

Temas possíveis: crise ambiental, migrações, desigualdade global.

10. Cidade de Deus – 10 Anos Depois (Cavi Borges e Luciano Vidigal)

Analisa o impacto do filme “Cidade de Deus” na vida dos atores. Útil para discussões sobre mobilidade social, racismo e oportunidades.

Temas possíveis: juventude periférica, meritocracia, ascensão social e discriminação.

Como usar esses documentários na redação?

Ao citar documentários na redação do Enem ou em vestibulares, é importante contextualizar a obra e relacioná-la diretamente ao tema proposto.

O uso de repertórios socioculturais como esses demonstra domínio de diferentes áreas do conhecimento e contribui para a argumentação.

Além disso, os documentários aqui listados ampliam o olhar crítico sobre questões centrais da sociedade brasileira e reforçam a capacidade do estudante de articular referências externas de forma pertinente e produtiva.

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