Nestes últimos 2 meses de estudos, se prepare para o Enem 2025 focando nos 5 assuntos mais recorrentes em cada disciplina do exame.
Priorize os tópicos mais frequentes ao invés de revisar todo o conteúdo, já que o Enem valoriza acertos em questões fáceis e médias.
Use simulados para identificar padrões nos erros e focar em pontos de melhoria, aproveitando os diagnósticos de desempenho para ajustar a preparação.
Para conferir quais são os assuntos que mais caem, continue na leitura!
Nesta terça-feira, 9 de setembro, faltam exatamente 2 meses para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que irá acontecer em 9 de novembro, um domingo.
Com a prova chegando, a melhor estratégia é revisar os conteúdos que mais caem em cada matéria, para tirar as dúvidas que restam e garantir que estão de fato preparados para fazer e acertar as questões no exame.
A seguir, saiba quais são estes assuntos sempre presentes nas provas do Enem e comece já a revisão!
Nos últimos meses de preparação para o Enem, muitos estudantes ainda se sentem pressionados a revisar absolutamente todo o conteúdo. Mas, segundo a professora Carol Braga, diretora do Foco Medicina Vestibular, essa é uma estratégia equivocada.
“Esqueça essa ideia absurda de querer revisar tudo. Primeiro porque em termos de qualidade de aprendizado isso é irreal, e segundo porque é um erro estratégico”, afirma.
Carol lembra que o sistema de pontuação do Enem, a TRI (Teoria de Resposta ao Item), privilegia a coerência no conjunto de acertos. Isso significa que acertar o maior número de questões fáceis e médias é decisivo para uma boa nota.
“A maior parte dos conteúdos cobrados nas questões mais fáceis também são os mais recorrentes. Por isso, priorizar o TOP 5 do Enem em cada disciplina te colocará à frente na preparação”, explica.
A seguir, confira o mapeamento realizado pelo Curso Foco Medicina que analisou as edições do Enem de 2009 a 2024 e lista os conteúdos de maior incidência em cada disciplina:
Outro ponto fundamental na reta final é a realização de simulados. Para Carol, eles devem ser vistos como uma ferramenta analítica, e não emocional.
“O papel do simulado é te fazer errar. Pode parecer contraditório ou cruel, mas é exatamente esse o papel mais importante dessa ferramenta”, orienta.
Segundo a professora, o estudante deve investir tempo na correção detalhada, identificando padrões de recorrência nos erros e usando-os como alavanca para novos aprendizados.
Se você quer treinar para o Enem com simulados, se inscreva no Preparadão Enem 2025 e participe de simulados gratuitos que utilizam o mesmo método de correção do exame, a TRI:
Quem participar, vai receber também um diagnóstico de desempenho completo e individualizado, além do gabarito, dicas para melhorar, videoaulas para revisão e muito mais!
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
No Preparadão, você tem acesso ao guia de redação, um plano de estudos completo e organizado com exercícios e resumos, além de diversas dicas e materiais extras, sem cobrar nada por isso.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.