Por mais que a linguagem verbal seja muito comum em nosso dia a dia, há também outra forma de se comunicar tão importante e usada quanto: a linguagem não verbal. Trata-se da forma de trocar informações por meio de signos visuais e/ou sonoros.
É uma modalidade comunicativa que se sujeita à simbologia construída social e historicamente em cada cultura. Portanto, há símbolos que são conhecidos mundialmente, como as luzes do semáforo e o que elas representam, e outros característicos da identidade de cada país, por exemplo, o gesto da reverência na cultura japonesa.
A linguagem não verbal não precisa de palavras para a transmissão de informações. Ela é construída por índices, signos e símbolos, visuais e/ou sonoros, estabelecidos socialmente. Por exemplo, o árbitro em um jogo de futebol apita e não precisa falar nada para demonstrar o que aquilo representa, já é um sinal conhecido. Ele pode também utilizar gestos de mão e cartões para comunicar sua intenção, utilizando apenas a linguagem não verbal.
Da mesma forma, nós deixamos transparecer frequentemente nossos sentimentos e vontades por meio da linguagem corporal, que também é não verbal. Inclusive, se estamos em um país cuja língua não dominamos, é possível se comunicar por meio de gestos e mímicas que indiquem o que queremos transmitir.
Outra forma efetiva de comunicação é por meio do uso de imagens: fotografias, filmagens, desenhos e outras representações visuais daquilo a que queremos nos referir. Um exemplo corriqueiro da comunicação não verbal é a placa de trânsito: se vemos a imagem de uma seta para determinada direção com um traço sobre ela, logo já identificamos: conversão proibida - sem precisar ler qualquer palavra.
Exemplos de linguagem não verbal:
- Linguagem corporal, como o sinal de positivo (um "joinha"), as expressões faciais, gestos, postura do corpo;
- Luzes do semáforo;
- Apito do juiz, cartões e bandeiras utilizadas em corridas e jogos;
- Sinais sonoros, como tiro de largada, buzinas;
- Placas de trânsito com símbolos que aprendemos na autoescola;
- Fotografias, filmagens, ilustrações, obras de arte, como pinturas e esculturas;
- Sirene de carros policiais ou ambulâncias;
-
Charges e caricaturas que utilizam apenas imagens e símbolos para transmitir uma mensagem.
As charges comumente transmitem uma crítica social por meio de imagens, muitas vezes sem precisar usar palavras - Charge de Ehsan Ganji
Há também aqueles casos em que as palavras e signos visuais e/ou sonoros se complementam, em uma forma de comunicação denominada linguagem mista. Utilizamos a linguagem mista, também chamada de híbrida, quando misturamos elementos verbais e não verbais em uma mesma mensagem.