Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Linguagem verbal e não verbal

Português - Manual do Enem
Clara Tadayozzi Publicado por Clara Tadayozzi
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

linguagem verbal e não verbal são modalidades comunicativas que utilizamos para transmitir ideias e mensagens. Todo tipo de comunicação é estruturada pela existência de um emissor e um receptor trocando informações por meio de determinado código: por exemplo, imagem, gestos, palavras

Quando falamos ou escrevemos um texto, estamos utilizando a linguagem verbalque é aquela transmitida por meio de palavras. Trata-se da forma de se comunicar mais usada em nosso cotidiano. Quando lemos um livro, jornal ou revista, também desfrutamos a linguagem verbal. Até mesmo este texto que você lê agora é um bom exemplo de uso da linguagem verbal.

Mas as palavras não representam o único meio para se comunicar: é aí que entra a simbologia, o uso de elementos não verbais. A linguagem não verbal é aquela que se estrutura pela troca de informações por meio de signos visuais e/ou sonoros

Então vamos a alguns exemplos para entender melhor esse assunto?

Índice

O que é a linguagem verbal e quando a utilizamos?

Usamos a linguagem verbal todos os dias, em todos os nossos ambientes de convívio social ou até mesmo sozinhos. A linguagem verbal se estrutura por meio de palavras escritas e/ou faladas, estando presente, por exemplo, em conversas com amigos ou familiares, na escrita de um texto, na leitura de um livro ou em uma aula sobre algum assunto a que comparecemos.

É importante que a linguagem verbal se dê por meio de um código inteligível tanto para o emissor quanto para o receptor, ou seja, uma representação linguística que ambos conheçam, como um idioma familiar a ambos. Só assim a troca de mensagens, seja escrita ou falada, se torna possível.

Também é um tipo de linguagem que usamos até quando não há um receptor, quando estamos sozinhos. Ao escrevermos um texto ou lermos um livro, também estamos em contato direto com a linguagem verbal.

Exemplos de linguagem verbal:

  • Gêneros textuais, como poemas, contos, crônicasromances;
  • Livros, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, panfletos;
  • Relatórios, formulários, manuais, cadastros, requerimentos;
  • Palestras, congressos, seminários, colóquios, aulas educativas;
  • Carta, e-mail, mensagens de celular e pelas redes sociais;
  • Todo tipo de conversação, como um diálogo entre amigos ou familiares;
  • Textos de blogs e sites, como este que você está lendo;
  • Artigos científicos, pesquisas acadêmicas, apostilas e livros didáticos;
  • Bulas de remédio, receitas médicas, receitas culinárias.

Ao lermos um livro, estamos absorvendo informações por meio da linguagem verbal

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que é a linguagem não verbal e quando a utilizamos?

Por mais que a linguagem verbal seja muito comum em nosso dia a dia, há também outra forma de se comunicar tão importante e usada quanto: a linguagem não verbal. Trata-se da forma de trocar informações por meio de signos visuais e/ou sonoros.

É uma modalidade comunicativa que se sujeita à simbologia construída social e historicamente em cada cultura. Portanto, há símbolos que são conhecidos mundialmente, como as luzes do semáforo e o que elas representam, e outros característicos da identidade de cada país, por exemplo, o gesto da reverência na cultura japonesa.

A linguagem não verbal não precisa de palavras para a transmissão de informações. Ela é construída por índices, signos e símbolos, visuais e/ou sonoros, estabelecidos socialmente. Por exemplo, o árbitro em um jogo de futebol apita e não precisa falar nada para demonstrar o que aquilo representa, já é um sinal conhecido. Ele pode também utilizar gestos de mão e cartões para comunicar sua intenção, utilizando apenas a linguagem não verbal.

Da mesma forma, nós deixamos transparecer frequentemente nossos sentimentos e vontades por meio da linguagem corporal, que também é não verbal. Inclusive, se estamos em um país cuja língua não dominamos, é possível se comunicar por meio de gestos e mímicas que indiquem o que queremos transmitir.

Outra forma efetiva de comunicação é por meio do uso de imagens: fotografias, filmagens, desenhos e outras representações visuais daquilo a que queremos nos referir. Um exemplo corriqueiro da comunicação não verbal é a placa de trânsito: se vemos a imagem de uma seta para determinada direção com um traço sobre ela, logo já identificamos: conversão proibida - sem precisar ler qualquer palavra.

Exemplos de linguagem não verbal:

  • Linguagem corporal, como o sinal de positivo (um "joinha"), as expressões faciais, gestos, postura do corpo;
  • Luzes do semáforo;
  • Apito do juiz, cartões e bandeiras utilizadas em corridas e jogos;
  • Sinais sonoros, como tiro de largada, buzinas;
  • Placas de trânsito com símbolos que aprendemos na autoescola;
  • Fotografias, filmagens, ilustrações, obras de arte, como pinturas e esculturas;
  • Sirene de carros policiais ou ambulâncias;
  • Charges e caricaturas que utilizam apenas imagens e símbolos para transmitir uma mensagem.

As charges comumente transmitem uma crítica social por meio de imagens, muitas vezes sem precisar usar palavras - Charge de Ehsan Ganji

Há também aqueles casos em que as palavras e signos visuais e/ou sonoros se complementam, em uma forma de comunicação denominada linguagem mistaUtilizamos a linguagem mista, também chamada de híbrida, quando misturamos elementos verbais e não verbais em uma mesma mensagem.

O que é linguagem mista?

A linguagem mista é constituída pela mistura de elementos verbais e não verbais na transmissão de informações. Como exemplos muito comuns em nossa rotina, podemos citar as músicas, compostas de melodia e letra, os filmes, com imagens e diálogos, e até aqueles sinais de trânsito que se compõem por palavras e símbolos, como a placa de "Pare", com a cor vermelha e o formato familiar a todos.

Outros exemplos conhecidos são as histórias em quadrinho, as tirinhas, as charges que combinam texto e ilustrações, os livros com imagens representativas, as revistas ilustradas e os cartazes de propaganda.

As tirinhas da Mafalda costumam trazer um diálogo combinado a imagens, que revela uma questão importante para reflexão, uma crítica social - Tirinha de Quino, criador da Mafalda 

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Enem 2015

A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego

A do termo “fácil”, no início do anúncio com foco no processo.
B de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.
C das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.
D da expressão intensificadora “menos do que” associada à qualidade.
E da locução “do mundo” associada a “melhor”, que quantifica a ação.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail